O comportamento do líder contemporâneo – como gerir equipes no séc. XXI

líder contemporâneo

O papel do líder no mercado de trabalho teve seus indícios a partir da 1° Revolução Industrial, quando a atividade era vista apenas como autoridade formal, vinculada ao cargo de chefia em relação aos subordinados.

Com o passar dos anos, o comportamento autoritário entre líder e liderado foi perdendo força e dando espaço para uma relação mais humanizada no ambiente empresarial.

O colaborador parou de ser visto como servo, para se tornar agente transformador dentro das organizações.

Diante desse novo cenário e das novas necessidades das empresas, surge o líder do século XXI, uma figura importante e estratégica na obtenção de resultados mais eficientes e de equipes de alta performance.

Neste artigo você vai conhecer o perfil desse líder contemporâneo e o impacto de suas atitudes na equipe que lidera.

Boa leitura!

 

Quem é o Líder do sec. XXI?

 

Ser líder nos dias de hoje vai muito além de ter um cargo na hierarquia da empresa. Se antes a preocupação era mais mecânica, pensada apenas no aumento da produtividade, com o decorrer dos anos a abordagem começou a ganhar outra conotação.

O líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas, e não apenas dos processos.

A partir desse princípio, o líder tem como objetivo conduzir sua equipe de modo estratégico, sempre em alerta às peculiaridades do grupo e com uma conduta ética e humanizada.

Esse líder contemporâneo, conhecido também como líder 4.0 (termo que acompanha a expressão “Indústria 4.0”), visa não só a qualidade do serviço, como também o desenvolver talentos, responder rapidamente à mudanças e construir um bom ambiente de trabalho.

Tendo em vista os estudos desenvolvidos e considerando as transformações no cenário organizacional, podemos dizer que a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento das pessoas passam a ser o foco dos novos líderes.

Conheça mais sobre o Líder 4.0 ouvindo o podcast com a consultora especialista em liderança Roberta Perdomo clicando aqui.

 

líder contemporâneo
Diferença entre líder contemporâneo e líder tradicional

 

Características do Líder Contemporâneo

 

Abaixo separamos as 5 principais características que formam o líder contemporâneo, confira:

Lutador: O profissional da atualidade é uma pessoa que não desiste diante do primeiro obstáculo e está habituado em ver não as barreiras e sim os horizontes.

Inovador: Eles vão além do esperado e acabam por inovar e descobrir metodologias e resultados mais eficientes.

Desenvolvedor: O líder precisa treinar e capacitar constantemente seus liderados de forma individualizada, observando o potencial e as dificuldades de cada um.

Estrategista: É alguém que consegue ter uma visão estratégica, sabe muito bem onde a empresa está hoje e aonde ela quer chegar.

Relacionador: O líder deve se relacionar com todos de forma estratégica, individualizada e com interesse genuíno nas pessoas.

 

Impacto da liderança 4.0 no ambiente de trabalho

 

Montar uma equipe de alto rendimento, com resultados excelentes e processos eficientes, depende muito da forma com que o líder conduz o grupo.

Uma equipe formada por diferentes talentos só alcança uma boa performance quando existe um mentor para desenvolver as habilidades dos colaboradores, aproveitando o máximo de entrega de cada um.

Segundo um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers sobre a inovação corporativa, nas empresas participantes da lista das 100 maiores do Financial Times, confiança foi diferencial número 1 entre 20% das empresas pesquisadas. Essa confiança de alto desempenho permitiu às pessoas transformarem as metas estratégicas em realidade.

Quando você se preocupa em servir seu time para que eles possam performar, deixa de ser apenas um comandante e passa a ser o espelho para sua equipe. Logo, entender o contexto no qual está inserido e aprimorar o próprio trabalho são pontos de partida básicos para desenvolver boas equipes.

Lembre-se: as mudanças começam em mim. A alta performance não tem fórmula mágica, mas o líder que se preocupa com seu time, desde o ponto mais simples até questões mais técnicas, desenvolve colaboradores eficientes e de alto rendimento.

 

Autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a TV Corporativa Progic!

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment