AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Computação em nuvem: 3 motivos para investir na tecnologia

Computação em nuvem: 3 motivos para investir na tecnologia

A computação em nuvem é uma das tecnologias mais utilizadas no mundo corporativo, especialmente pela ampla gama de benefícios que pode assegurar. Resumidamente, ela consiste em uma maneira de armazenar e compartilhar informações em um universo digital, sempre com muita segurança. 

 

Nesse contexto, é válido citar que o recurso pode ser assemelhado às tendas para eventos, pois ambos são encontrados em diferentes versões para atender demandas distintas. A seguir, serão destacados os tipos de armazenamento mais comuns do mercado: 

 

  • Público: sistema é integrado em um provedor de serviços terceirizado, que oferece a infraestrutura necessária e interações por protocolos da internet; 
  • Privado:‌ ‌sistema em que a infraestrutura é dedicada, ou seja, exclusiva para uma empresa, o que garante um maior controle de dados; 
  • Híbrido:‌ ‌modelo‌ ‌em que combina as vantagens tanto da nuvem pública quanto da privada; 
  • Compartilhado: modelo que pode ser operada por uma ou mais organizações que‌ ‌precisam‌ ‌compartilhar‌ ‌a‌ ‌infraestrutura‌ ‌do‌ ‌sistema‌ ‌entre‌ ‌grupos ‌específicos.‌ 

 

Mesmo que ela conte com essas diversificações de versões, a computação em nuvem assegura vantagens em comum em todas elas. Continue acompanhando esse artigo e saiba quais são! 

Flexibilidade 

 

Uma pessoa que conta com um comércio com muito espaço pode optar em escolher um freezer grande ou um balcão refrigerado pequeno, variando de acordo com suas necessidades básicas. Obviamente, a computação em nuvem não pode dar esse tipo de escolha, mas é flexível da sua própria maneira. 

 

Quer ver só? Imagine que você é dono de um escritório de advocacia e um cliente te ligou para confirmar alguns detalhes importantes sobre uma ação, que precisam ser analisados imediatamente. No entanto, você está na sua casa e os dados que precisa para solucionar as dúvidas estão registrados no computador de trabalho. 

 

Seria bem frustrante para o cliente não conseguir o que precisa, especialmente por ser algo essencial. Se você tivesse investido na computação em nuvem esse problema não teria acontecido, pois a tecnologia disponibiliza tudo em um ambiente virtual, que pode ser acessado inclusive pelo celular. 

 

Não só isso, vale ressaltar que ela ainda permite que escritórios possam adotar o trabalho remoto em situações adversas, como alagamentos e greves do transporte público, fazendo com que o colaborador consiga desempenhar o seu serviço em casa com a mesma facilidade como se tivesse na empresa. 

Economia

A economia de recursos naturais e financeiros é algo que rege muitos negócios, inclusive os de produção alimentícia, que preferem solicitar a manutenção do forno elétrico de embutir ao invés de comprar um modelo novo, o que gera um gasto menor e a diminuição da produção de lixo eletrônico. 

 

A computação em nuvem faz algo muito semelhante! Para entender como isso funciona na prática, primeiramente você tem que saber que não é necessário gastar dinheiro com servidores exclusivos, pois essa tecnologia não demanda esse tipo de hospedagem. 

 

Em seguida, é válido destacar que ela pode ser encontrada em várias versões gratuitas e de baixo custo, algumas delas é capaz que você até use no seu computador ou smartphone, como o Google Drive, o Dropbox, ou SkyDrive e o iCloud. 

 

Indo para a economia de recursos, com enfoque na proteção do meio ambiente, a computação em nuvem permite que você utilize melhor as matérias-primas, como o papel. Com a computação em nuvem, você tem a opção de imprimir ou não alguns arquivos, impedindo gastos desnecessários e ainda otimizando o espaço. 

Segurança 

No momento que você disponibiliza todos os arquivos em um ambiente digital, você garante que eles não sejam perdidos ou destruídos completamente em casos de acidentes, como copos de água ou café que possam ser derramados. Não só isso, eles ainda servem como um backup mais fácil de acessar. Saber se o sistema possui uma gestão avançada que ofereça, de fato, os requisitos essenciais para cobrir as necessidades de segurança da informação. É importante verificar se o software possui a criptografia adequada para não oferecer brechas para ações de hackers.

 

Vale lembrar que essa tecnologia ainda garante que a tomada de decisões sejam mais eficientes, pois você contará com todos os dados necessários dispostos em um mesmo lugar. Por esse motivo, a computação em nuvem é tão importante, visto que é capaz de impactar inclusive nos processos operacionais e de gestão. 

 

Gostou do nosso post sobre computação em nuvem: 3 motivos para investir na tecnologia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *