Insira a computação em nuvem na rotina do seu negócio

computação em nuvem

Computação em nuvem é uma expressão bastante ouvida e falada nos dias de hoje. Mas você sabe exatamente o que significa computação em nuvem? A computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos, programas e executar diversas tarefas por meio do acesso à internet.

 

Aí você me diz: ok, mas praticamente tudo hoje é feito por meio da internet mesmo. Sim, mas por meio da computação em nuvem, você não precisa ter o programa em questão instalado em seu computador para executá-lo. Desta forma seu arquivo não precisa estar salvo em uma máquina específica para que possa ser editado.

 

Os dados estarão disponíveis em rede por meio de servidores capazes de executá-los através do acesso à internet. Assim as únicas coisas das quais você precisa para estar inserido na computação em nuvem é o acesso à internet.  Por consequência um servidor que execute o aplicativo que você deseja naquele momento.

 

Computação em nuvem é o acesso à internet

 

Entendemos então que a computação em nuvem é um facilitador para nossas tarefas diárias. Sem dúvida já que por meio dela, você acessa programas e edita arquivos. Desta forma começa ou dá continuidade a trabalhos.  De fato trabalha e produz de qualquer lugar que você esteja. Para isso, basta ter acesso a uma máquina conectada à internet. Assim Computação em Nuvem é uma condição de Alta Disponibilidade.

 

Computação em nuvem é uma condição de alta disponibilidade

 

A nuvem facilitando seu dia a dia

 

Descobrimos que uma das características da nuvem é a ausência da necessidade de instalar programas específicos em seu computador. E o melhor de tudo isso é deixar a máquina mais leve e funcionando melhor. Vai negar que ter um programa instalado para cada tarefa acaba deixando a máquina com a memória mais cheia e com o desempenho mais lento?

 

Um programa para editar textos, um para montar apresentações, outro para tratar fotos… Existe uma infinidade de aplicações que utilizamos no nosso dia a dia. E a quantidade de arquivos salvos? Textos, imagens, vídeos, apresentações, músicas… Tudo isso, quando armazenado em nuvem deixa sua máquina mais leve e consequentemente com um melhor desempenho. Exemplos desta tecnologia que já utilizamos  é o Google ou Microsoft Office 365.

 

Google tem uma plataforma 100% em Nuvem que permite utilizar aplicativos de produtividade de escritório. Em NUVEM também facilita o compartilhamento para que ative a colaboração entre a equipe.

 

Microsoft office 365 é uma plataforma com grandes recursos da computação em Nuvem. Uma assinatura que disponibiliza acesso para todos aplicativos do universo OFFICE da Microsoft. Desta forma pode estar utilizando 100% em NUVEM ou de forma hibrida. Quando não conectado na própria estação, uma vez conectado a internado tudo sincroniza de forma automática.

 

A produção não é, desta forma, mas um recurso do escritório, mas de qualquer lugar que esteja disponível para trabalhar. A colaboração vai no mesmo sentido. Trabalhar em co-autoria é mais uma funcionalidade desta tecnologia. Assim nem mesmo a preocupação com o controle de versão passa a ser uma dificuldade. A tecnologia controla tudo de forma automática.

 

Acesso remoto

 

Outra característica benéfica da computação em nuvem é o acesso remoto. Citamos essa característica rapidamente no início do artigo. Com o acesso remoto você pode acessar seus arquivos salvos em nuvem a partir de qualquer máquina com acesso à internet. Para isso você terá um usuário e uma senha de acesso.

 

Uma mão na roda principalmente para quem vive uma rotina corrida e muitas vezes precisa começar um trabalho em um lugar específico e terminar em outro. Imagine que eu tenha começado a produzir este texto que você está lendo em casa, pela manhã, mas não terminei. Na parte da tarde tinha outros compromissos e uma horinha vaga entre um e outro.

 

O que acontece é que comecei a escrever no meu computador mas não pude levá-lo comigo. Tudo bem, acesso a nuvem por meio do meu smartphone ou tablet conectado à internet, e continuo minha produção de onde estou. Prático não é mesmo? Não existe tempo desperdiçado para quem adere à nuvem. Vantagem do acesso remoto.

 

E se tenho uma reunião de negócios fora da minha empresa (serve também para quem não tem escritório), converso com meu cliente ou sócio e me certifico que nosso local de encontro tem acesso à internet. Levo meu notebook ou tablet, ou até mesmo peço à outra parte que me empreste um dispositivo. Todos os documentos que serão usados para apresentação estão salvos na nuvem e a reunião sai perfeitamente como desejado.

 

Execute tarefas “à muitas mãos” por meio da nuvem

 

Mais uma vantagem (!) de fazer uso da computação em nuvem é a possibilidade de ter duas ou mais pessoas trabalhando em um mesmo documento, simultaneamente, mesmo que elas não estejam compartilhando o mesmo ambiente. Isso mesmo. Você pode permitir que outras pessoas acessem um documento específico, somente ele, além de dar a elas a oportunidade de editá-lo de onde quer que estejam.

 

Isso é muito bom para empresas que possuem muitos colaboradores envolvidos em um único projeto. Criando um documento para este projeto na nuvem, e compartilhando com toda a equipe, é possível manter todo mundo ciente de como está o andamento. Além disso, todos podem editar o documento deixando sugestões, informações, fazendo correções, entre outros.

 

Outra facilidade é no fechamento de contratos por exemplo. Você pode elaborar um contrato para um cliente e permitir que ele acesse seu documento, confira os dados e demais acordos e edite o que for necessário. Em geral, os documentos compartilhados em nuvem possuem histórico de edições. Por meio deste você verifica exatamente o que foi alterado e finaliza o contrato com mais agilidade.

 

Diminua seus gastos por meio da nuvem

 

As vantagens da computação em nuvem parecem não acabar nunca. Realmente: são muitas e são boas. Vamos a mais uma delas? Custo! Existem serviços em nuvem para todos os gostos e bolsos. Desde os gratuitos, que atendem bem às necessidades mais básicas, como as de pessoas que utilizam poucos recursos e não lidam profissionalmente com grande volume de documentos, até os com investimentos mais altos, diversos recursos e vantagens para empresas de grande porte por exemplo.

 

E claro que existem os pacotes de serviço na nuvem para empresas de pequeno e médio porte também. Pode ficar tranquilo. Para entender melhor sobre todos os pacotes disponíveis e saber qual deles vai atender melhor às suas necessidades específicas, a palavra de ordem é: pesquisa. Entenda primeiro o que você ou sua empresa precisa. Quais recursos, quantos logins necessários, a memória que será utilizada…

Sabendo o que precisa, vá atrás dos pacotes disponíveis. Coloque todos na balança, veja os prós e contras e então decida. Na dúvida você pode buscar ajuda especializada em tecnologia da informação para te ajudar a entrar de vez no mundo da computação em nuvem. Temos também este artigo para te ajudar.

 

Esteja protegido na nuvem

 

Mais uma vantagem da nuvem: a segurança. É possível usar a computação em nuvem a favor da segurança dos seus negócios. Como? Por meio do serviço de backup na nuvem. Realizar o backup periódico dos seus documentos para a nuvem, vai manter sua empresa mais segura em caso de um ataque ransomware por exemplo.

 

Se um hacker invadir seu sistema e sequestrar ou danificar seus arquivos, você poderá recuperá-los através da nuvem. Se sua máquina for danificada você também não terá grandes dores de cabeça, já que tudo estará disponível online.

Viu como a nuvem é vantajosa? Não perca tempo e implemente a computação em nuvem na sua rotina.

Autor:

Indicca

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment