Comunicação 360° para alavancar sua empresa

Como você deve saber, a nova era da comunicação 360° digital revolucionou a forma das empresas entrarem em contato com os seus públicos. Mas, apesar do fenômeno de crescimento e do grande favoritismos que pessoas e empresas dão às formas de se comunicar na internet, os meios tradicionais ainda apresentam performance impressionante em resultados de vendas.

 

O que se pôde perceber, depois de alguns anos que o marketing digital apareceu, era o que se esperava: ele não veio para tomar o lugar do marketing direto, apenas oferecer mais uma (ótima!) opção para empresas e marcas se relacionarem com seus clientes.Com isso, vem ganhando força uma modalidade de publicidade mais completa e integrada: a comunicação 360°.

 

Depois do boom de agências especializadas em uma única forma de marketing, como o digital ou o inbound, muitas empresas estão voltando a entender a importância de fazer uma comunicação completa e alinhada em um único conceito. Mas antes vamos entender o que é uma comunicação 360°.

 

Afinal, o que é comunicação 360°?

 

Como todo bom nome, a sua dedução é evidente na primeira vez que se lê. A comunicação 360° é a distribuição de informações e relacionamento com o cliente de forma integrada e centralizada em uma única agência, que planeja, cria e produz toda a comunicação, em todas as suas modalidades, passando evidentemente pelo off-line e on-line.

 

 

Quais as vantagens de fazer uma comunicação 360°?

 

Depois que o hype da comunicação exclusivamente digital passou, grandes marcas começaram a perceber que as conquistas e os benefícios da comunicação on e off era distintos e que, na verdade, elas eram complementares e não se sobrepunham.

Então, começaram separar seus investimentos em comunicação em agências distintas.Mas o que começa a se perceber é o prejuízo que isso pode trazer.

 

Uma comunicação descentralizada, principalmente em empresas que não possuem um núcleo de marketing completo e totalmente estruturado, pode fazer com que as comunicações olhem para lados diferentes.

 

Com objetivos, planejamentos e perfis diferentes, uma comunicação separada acaba não somando forças em uma única direção. Ela é desfocada. A comunicação 360° vem justamente para corrigir isso.

 

Então, o principal benefício da comunicação 360° é direcionar todos os seus esforços, em todos os meios, para uma única meta, com a mesma linguagem, com ritmos complementares, buscando que a comunicação on-line auxilie a off-line e vice-versa.

 

Comunicação 360° é para mim?

 

A primeira coisa que é importante desmistificar é que uma comunicação completa não quer dizer que é uma comunicação de alto custo. Na verdade, pode ser até o contrário. Com as responsabilidades centralizadas, o custo total pode ser reduzido. Além disso, investir a sua verba de publicidade em uma comunicação que está focada em um único objetivo tem mais chance de dar retorno do que se ela estiver espalhada.

 

Claro que nem todas as empresas estão aptas a aproveitarem o máximo de uma comunicação integrada e completa. Algumas podem escolher começar dando enfoque para apenas uma forma de comunicação, sendo assim o 360° não é tão recomendável. Por outro lado, se essas marcas pretendem crescer e expandir suas formas de conversar com seus públicos, já ter uma agência 360° como parceira desde o início é altamente vantajoso.

 

O ideal é olhar o perfil das empresas e, principalmente, seu histórico e cases de sucesso. Se a empresa já possui um perfil que demonstra o conhecimento do seu mercado, ela pode ser ideal para você. Conheça o trabalho de uma agência que faz uma comunicação 360° consolidada, estude mais sobre o assunto e analise se é vantajoso para o seu negócio. Independentemente da forma, uma boa agência de comunicação pode ajudar muito a alavancar a sua empresa.

 

 

 

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