Skip to main content
comunicação assertiva

Comunicação assertiva: Uma habilidade para o trabalho em equipe

Quem faz parte de uma equipe de trabalho sabe, boa comunicação é fundamental. Quando passamos a fazer parte de um time, existem pessoas das mais diversas. Habilidades e características pessoais distintas e formas de trabalhar diferentes. Saber se comunicar de forma adequada para criar uma relação de trabalho produtiva com os demais é preponderante para o seu estabelecimento no grupo e crescimento na carreira. Isso requer trabalhar suas habilidades de comunicação de forma consciente. Para começar é importante entender algumas das formas de comunicação.

 

Comunicação passiva

 

Quando estamos numa reunião de equipe, uma abordagem que podemos adotar é a da comunicação passiva. Você age dessa forma quando decide ficar calado sem se manifestar. Deixa que o restante do grupo decida o assunto em debate. Seja qual for a decisão, você acaba acatando mesmo que não seja a que você considera a mais apropriada. Quem age dessa maneira pode estar querendo buscar paz e harmonia, mas precisa perceber o risco de que os problemas não se resolvam.

Os motivos para adotarmos esse tipo de comportamento variam. Pode ser porque não estamos querendo nos incomodar naquele momento, por exemplo. Em outras situações pode ser uma questão de timidez mesmo. Nesses casos esse comportamento se apresenta de forma mais frequente. Para alguém que se comunica passivamente, evitar o conflito passa a ser até mais importante que suas próprias ideias. A desvantagem dessa abordagem é que você acaba frustrado e contrariado. Aquilo que você gostaria que acontecesse não acontece.

 

Comunicação agressiva

 

Outra abordagem é a da comunicação agressiva. Você age dessa forma quando se apresenta de maneira rude e hostil, tentando impor sua opinião a qualquer custo. Ignora opiniões e sentimentos alheios. Apresenta sua ideia e, sem sequer ouvir a opinião dos demais, já sai determinando tarefas a serem feitas.

Pessoas que adotam esta abordagem frequentemente saem criticando, acusando e apontando erros dos outros. Em casos mais extremos, até mesmo intimidando e humilhando como forma de dominação.

A desvantagem é que os demais entram num comportamento defensivo dificultando o diálogo. A outra parte se sente ameaçada e ignorada. Não favorece a união e trabalho em equipe. Pelo contrário, perde-se a oportunidade de criar um ambiente colaborativo e acaba-se criando inimigos ao longo do caminho. Claro, todo mundo quer sentir uma sensação de importância no ambiente de trabalho. Mas não é tentando se impor à força que se consegue.

 

Comunicação assertiva

 

A comunicação assertiva é a solução intermediária entre a comunicação passiva e a agressiva. Na comunicação assertiva você expressa sua opinião e abandona a passividade. Tampouco age de maneira agressiva. Assertividade é falar de forma clara, simples e direta. A intenção é deixar claro o ponto sendo apresentado. É uma forma de comunicação elegante que é entendida pelo outro lado. Não faz afrontas aos demais. Em vez disso, busca ater-se a fatos e criar entendimento.

A comunicação assertiva é aberta a ouvir a outra parte. Considera a opinião alheia e tenta montar uma solução baseada no diálogo. As pessoas assertivas frequentemente acabam ganhando respeito dos colegas de trabalho por se posicionarem e ao mesmo tempo ouvirem e considerar os demais.

Conseguir expressar sua ideia também é um desafio. Muitas vezes o que está claro na mente, não fica tão claro quando colocado pra fora. É necessário prática. Mais do que isso, requer coragem. Não apenas para falar, mas também para dizer não quando achar que deve. Pode ser que você já esteja com uma sobrecarga de trabalho e alguém peça para você fazer mais alguma coisa. Talvez seja a hora de dizer não. Claro, de forma respeitosa e, quando possível, mostrando seus motivos. Mas sem deixar passar mais uma quando você sabe que a situação não permite.

 

Conclusão

 

Provavelmente você se inclina mais a um tipo ou outro de comunicação. Mas no dia a dia usamos todos os três. Às vezes mais um ou outro. Provavelmente você já deve ter percebido que obtém melhores resultados quando consegue comunicar-se assertivamente. O segredo aqui é observar como é nossa própria forma de comunicação no dia a dia e tentar conscientemente praticar a assertividade. Uma abordagem mais saudável e que irá ajudar a desenvolver sua autoconfiança e conquistar seu espaço na equipe. Uma contribuição para o seu bem-estar no ambiente de trabalho e para o desenvolvimento da sua carreira.

Sobre o autor

Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog EvoluçãoPessoal.com.br. É bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Também atuou por muitos anos como funcionário de multinacionais Fortune 500.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *