Comunicação informal nas empresas – Como trabalhar com a rádio corredor

É errado você pensar que uma comunicação empresarial é feita apenas através dos canais corporativos ou falas da presidência.

Toda mensagem que circula no ambiente corporativo, seja ela falada ou apenas escrita, da diretoria ou do chão de fábrica, através de um canal ou apenas comentário no corredor é uma forma de comunicação organizacional.

Assim, podemos dizer que dentro de uma empresa a comunicação é estruturada em três bases:

A primeira delas na comunicação institucional, desenvolvida através da imagem corporativa, propaganda institucional e afins e tem como objetivo gerenciar as diretrizes da comunicação empresarial, ou seja, reforçar os objetivos, missão, visão e valores, além de trabalhar a imagem da empresa para a imprensa, sociedade e colaboradores.

A segunda é a comunicação formal, uma maneira oficial da organização se comunicar com os colaboradores.

E por terceiro a comunicação informal. Forma que surge de modo espontâneo entre as pessoas dentro da empresa e que não segue padrões e não está documentada.

Apesar de não ser oficial ou estar documentada, a comunicação informal é uma com maior influência sobre os funcionários, porque ela é tratada de forma horizontal e não existe uma hierarquia entre o emissor e o receptor.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da comunicação informal dentro do trabalho e como prevenir que a rádio corredor espalhe más notícias.

Boa leitura!

 

Entendendo o que é Comunicação Informal

 

Em um ambiente empresarial, é quase impossível evitar que aconteça aquela conversinha de corredor aqui ou acolá, não é mesmo?

Essa conversa entre colaboradores, conhecida como rádio corredor, é uma manifestação interna espontânea sobre os mais variados assuntos, que disseminam uma informação não oficial.

Se antes a conversa informal era restrita apenas ao âmbito empresarial, hoje, a internet abriu essa dimensão e uma informação não oficial pode dar abertura para uma fake news nas redes sociais, por exemplo.

Mas, se não acompanhada de perto pela equipe de RH, a comunicação informal pode se tornar um grande problema nos corredores.

Veja um exemplo do que pode acontecer:

comunicação informal

Fonte: demalacuiaecachorro 

Evitando que a rádio corredor prejudique no trabalho

 

Quando trabalhamos com a comunicação informal, é muito importante nos preocuparmos com a dimensão que as informações vão tomar.

Uma conversinha sem maldade no corredor pode se espalhar e, como já diz o ditado “quem conta um conto aumenta um ponto”, facilmente uma notícia falsa pode se espalhar e causar o caos entre os funcionários.

Por isso é importante ter comportamentos que evitem as falsas notícias na empresa. Para isso selecionamos 6 hábitos para evitar que as fake news se espalhem. Confira:

  1. Se houver alguma mudança no quadro de funcionários, seja por motivos de demissão ou admissão, é importante que os líderes comuniquem às suas equipes sobre os motivos da atitude, evitando assim que achismos sejam espalhados pelos corredores.
  2. Quando mudanças nos processos (regras, métodos, ferramentas, etc) se tornarem necessárias, é importante que sejam esclarecidos os motivos e vantagens das alterações. Quando bem comunicado, as possibilidades de uma falsa história surgir são menores.
  3. Ofereça treinamentos e reciclagem constantemente. Toda informação importante deve ser retomada de tempos em tempos para que não seja esquecida ou que versões diferentes da oficial sejam criadas.
  4. Promova a transparência e a verdade. Ao sinal de qualquer desalinhamento ou boatos é importante que as informações sejam esclarecidas e o clima entre os colaboradores volte a se tornar equilibrado. Os líderes, gestores, ou representantes do RH devem sempre estar à disposição para conversar e esclarecer dúvidas.
  5. Em situações onde houver reclamações entre colegas de trabalho, é importante ter um responsável para escutar os dois lados, estabelecer conciliação entre os envolvidos e lembrar que respeito e tolerância fazem parte do bom convívio.
  6. Tenha canais de comunicação para reforçar as informações anteriormente citadas. Quando reforçamos a fala através de meios de comunicação, estamos dando a chance das pessoas estarem sempre cientes sobre as mudanças, planejamentos, regras de convivência e boa conduta no ambiente de trabalho.

 

Trabalhando com a Rádio Corredor

 

Apesar da rádio corredor trazer o burburinho entre os empregados, não podemos ver a comunicação informal apenas como uma vilã nessa história.

Ela passa a ser um elemento importante para os comunicadores quando usada com sabedoria para disseminar informações estratégicas pela empresa.

Já dizia a célebre frase: se você não pode com o inimigo, junte-se a ele.

Não que o colaborador que sai espalhando notícia pelos corredores seja inimigo da comunicação, mas certamente a fofoca/fake news atrapalha, e muito, o engajamento, planejamento e credibilidade com os funcionários.

Uma das soluções para esses casos é montar um conselho de representantes de todos os departamentos, com perfis engajados e que exercem certa influência sobre os demais, para que eles sejam direcionados a disseminar as informações não oficiais da empresa de modo positivo.

Quando damos representatividade para quem não é líder, damos oportunidade para os empregados serem ouvidos, reforçamos a importância da comunicação entre as pessoas e legitimamos o hábito.

 

Hospede seu site aqui!

 

Autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a TV Corporativa Progic!

Veja também

Leave a Comment