AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Comunicação interna: saiba a importância nos negócios

Comunicação interna: saiba a importância nos negócios

Funcionários e empresas precisam ter alinhados os valores, objetivos e planos estratégicos. Desta forma, todos sairão ganhando e serão como uma placa de energia solar, que condensa apenas o que é preciso e, logo após, espalha-se pelo ambiente.

 

Com profissionais competentes do ramo, todos os benefícios da comunicação interna poderão ser alcançados. Confira no texto abaixo, tudo que precisa saber sobre o tema!

 

Grandes vantagens da comunicação interna

 

Qual o ramo de atividade de sua marca? Seja alimentício, automobilístico ou mesmo de desengraxante alcalino, não existe sucesso sem o fortalecimento da cultura organizacional. Dentre as grandes vantagens, estão:


  • Processos mais ágeis: a transparência na metodologia de trabalho e em todos os outros temas, evitará os amedrontadores conflitos e boatos. A comunicação interna bem feita, motiva… e pessoas felizes tendem a render mais!
  • Funcionário entendendo seu papel: sem os funcionários não há empresa. E com engajamento e foco, eles se sentirão mais valorizados. Consequentemente, ‘vestiram a camisa’ e defenderão a companhia.

 

E quando há problemas na comunicação interna?

 

Diversas instituições não se atentam ou não acreditam que a comunicação interna não é importante. Ledo engano. Seguem os problemas causados quando este alinhamento não é eficaz:


  • Ruídos comunicacionais: já ouviu falar da “rádio peão”? Quando uma pauta ou um episódio ocorrido dentro da empresa, não é tratado com seriedade e diálogo, os colaboradores irão propága-lo da maneira que julgar correto.
  • Credibilidade colocada à prova: muitas companhias que preferem a conversa, apenas quando um assunto importante já ‘viralizou’ pelos corredores. Todos sentem este descaso e a credibilidade do gestor vai por água abaixo.

 

Quais as ferramentas podemos usar?

 

Ok, agora que compreendeu que a comunicação interna tem uma função parecida com um purgador de vapor, que anula os gases ruins e expele os bons, vamos entender as ferramentas otimizadoras para tal processo.


  • Intranet: dentro do próprio site da empresa, pode haver um espaço de divulgação de notícias, comunicados e conteúdos institucionais. A Intranet só pode ser acessada pelos funcionários.
  • Mural: há algum setor que não tem acesso à internet? Insira um mural, para que o diálogo entre o chão de fábrica, os escritórios, os gestores e etc., possam esclarecer dúvidas e tratar de outras questões.
  • TV Corporativa: Com o advento do YouTube, criar conteúdo de vídeo ficou fácil. Que tal criar uma TV Corporativa, com dicas, interações, bate papo com os funcionários e outras atividades que os aproximem e mostrem o quanto importante são para a empresa?
  • Redes Sociais: Quer troca de informações maior do que nas redes sociais? Seja pelo Instagram, Facebook ou mesmo o já citado YouTube, a interatividade é a alma do negócio!
  • Eventos Internos: seja para encontros de capacitação de equipes ou em datas comemorativas, Eventos Internos levam bem-estar e qualidade de vida. Por que não alugar uma chácara com piscina e proporcionar o encontro dos colaboradores e suas respectivas famílias?
  • Jornais e Revistas Internas: o investimento de impressão é caro, porém, com a opção de jornais e revistas online, tudo foi facilitado. Que tal tentar essa tática também?

 

Agora que entendeu que a comunicação interna pode ser sua aliada, exerça a prática!


Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *