Em quantas armadilhas de comunicação você já caiu? (+ diagnóstico grátis!)

Você já quis tanto divulgar o produto ou serviço da sua empresa que se apegou logo na primeira ideia que veio à cabeça, sem pensar na estratégia ou fazer um planejamento adequado? Se a sua resposta for sim, saiba que não está sozinho. Na ânsia de divulgar seus produtos, é comum que gestores de pequenas e médias empresas (PMEs) realizem ações de comunicação sem planejamento adequado e real ligação com a proposta de valor da marca.

 

Porém, apesar de não estar sozinho, com certeza seu resultado seria muito melhor se a comunicação da sua empresa estivesse mais orientada, concorda?

 

Pensando em alertar empresários sobre os danos dessa atitude e orientá-los no sentido contrário, a Multivias Comunicação acaba de lançar o livro “Comunicação (des)orientada para PMEs: 30 armadilhas que pegam ou vão pegar sua empresa” (Traços e Ideias, 2018).

 

Sobre a Multivias

 

A Multivias é uma agência de comunicação que tem como missão transformar pequenas e médias empresas em grandes marcas. Com 10 anos de experiência atendendo negócios de diversos segmentos, a agência traz na obra um apanhado do que a empresa viu na prática. “Como toda boa armadilha, as situações apresentadas na obra são aquelas que passam despercebidas, fazendo o empresário tropeçar em soluções pautadas no senso comum”, destaca Ligya Aliberti, diretora da Multivias e coordenadora do livro.

 

 

Sobre o livro

 

Exemplo disso é o que se apresenta no capítulo “Um novo conceito não é um conceito”, fazendo referência ao slogan bastante comum em qualquer tipo de negócio: “Um novo conceito em informática”, “Um novo conceito em padaria”, entre outros. “A vontade de se diferenciar é tanta que o empresário acaba não percebendo que, ao posicionar sua marca como ‘um novo conceito’ está, na verdade, passando uma mensagem vazia”, explica Ligya.

 

Outro exemplo de capítulo é “Nem tudo é falha de comunicação”, que traz aquela frase típica dita para justificar qualquer tipo de problema. Será que foi culpa da comunicação mesmo? Se o problema é produtividade ou motivação, talvez o problema não seja a comunicação, por exemplo. Logo, não adianta procurar a solução ali.

 

Em outro capítulo, “O mínimo não é um diferencial”, é abordada a questão comum a muitas empresas que tentam se destacar oferecendo o básico. Por exemplo, uma pastelaria que apoia toda a sua marca no fato de oferecer pastel quentinho não está dizendo algo que a diferencia muito de todas as outras pastelarias. “Uma equipe capacitada” e “um serviço de qualidade”, por exemplo, são coisas mínimas que a sua empresa deve ter em essência para oferecer ao cliente.

 

A obra conta com prefácio assinado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Prof. Dr. Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do Grupo de Estudos Novas Narrativas (GENN ECA-USP), além de posfácio de Carlos Henrique Carvalho, presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

 

Composição dos capítulos

 

Cada capítulo do livro se destina à apresentação de uma armadilha, contendo ilustração que representa a situação vivida pelo empresário e fornecendo dicas práticas de como ele pode se desviar do problema e, de fato, obter resultado ao investir na comunicação de sua empresa. Além do conteúdo no papel, as seções contêm códigos que, escaneados pela câmera do celular, levam o leitor para textos e vídeos complementares, que aprofundam o assunto em questão.

 

 

“Nossa proposta foi fazer um livro bastante didático e direto, já que conhecemos a rotina do empresário de PME e sabemos que ele não tem um tempo grande para leitura”, conta Ligya. Outra preocupação da agência foi a de ajudar o leitor a obter uma rápida avaliação de quão propensa está sua empresa a cair em armadilhas. Para isso, disponibilizou um diagnóstico gratuito de comunicação empresarial no site do livro.

O livro “Comunicação (des)orientada para PMEs: 30 armadilhas que pegam ou vão pegar sua empresa” (Traços e Ideias, 2018) está disponível para compra no site. Você também pode baixar um capítulo grátis!

A Multivias Comunicação também desenvolveu um diagnóstico de comuicação para ajudar pequenos e médios empresários e descobrirem o grau de (des)orientação do seu negócio. Para descobrir o seu, faça o diagnóstico grátis aqui.

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