Controle de atendimento: como ele pode alavancar suas vendas?

controle de atendimento

Você já parou para pensar na relação entre as áreas de vendas e atendimento ao cliente? Pois deveria! A integração entre esses times é muito importante para alavancar um negócio.

 

O mapeamento realizado pela equipe de vendedores pode contribuir e muito para o atendimento. Dessa forma pode-se também antecipar questões que podem ser tratadas pelos clientes. Do mesmo modo, com as informações que o atendimento fornece para vendas, o processo de compra pode ser facilitado. Por isso, é importante contar com processos bem estruturados.

 

Não acredita? Então, continue lendo, porque eu vou te mostrar como um controle bem feito do seu atendimento pode contribuir para aumentar suas vendas. Confira!

 

A importância da integração entre os times de vendas e atendimento

 

Na maioria das empresas, recolher as informações sobre o cliente para apoiar a jornada de compra é tarefa, principalmente, do time de marketing. É claro que, pensando nas vantagens da integração entre os times, a equipe de vendas também participa ativamente desse processo, bem como a área de suporte, que lida com as queixas, necessidades e dúvidas dos clientes após a compra. O ideal é que as informações sobre os consumidores sejam compartilhadas entre os times. Assim é possível ter uma ideia mais orgânica a respeito da base de clientes para definir estratégias mais assertivas. Dessa maneira é possível atender as expectativas que eles têm. O resultado é, então, o sucesso do cliente.

 

Além disso, com essa integração, a produtividade das equipes aumenta. A comunicação e a colaboração entre as áreas é mais fluida, eficiente e precisa. Dessa forma evitam-se a duplicação de dados e a falta de informações para ajudar o cliente.

 

Também aumentam as chances de fechar um negócio, uma vez que o processo de venda é conduzido de forma mais consciente a fim de atender às necessidades do cliente.

 

O mesmo ocorre quando se trata de vender para um mesmo cliente. Afinal, sabendo o que o consumidor precisa, é possível saber quais dos seus produtos/serviços irão suprir as novas necessidades que vão surgindo ao longo da jornada. Assim, você oferece justamente aquilo que o cliente precisa, expandindo sua receita com as práticas de cross-selling e up-selling.

 

Vantagens que controlar seu atendimento gera para vendas

 

– Retenção de clientes, receita previsível e redução de custos

 

Quaisquer empresas que funcionem por programas de assinatura, como é o caso da maioria das empresas de TI, precisam garantir uma base constante (e, claro, crescente) de clientes. Um LTV alto e um CHURN reduzido são o sonho de consumo de qualquer gestor, não é mesmo? Afinal, eles são indicadores importantes de que os clientes estão satisfeitos, ou seja, de que o serviço está atendendo àquilo que eles precisam, já que não estão cancelando a assinatura.

 

Para manter uma base ativa de clientes, ou seja, para reter clientes, o atendimento entra como peça-chave. Isso garante uma receita previsível todo mês. Afinal, atender bem o cliente significa otimizar a experiência que ele tem com a empresa. Este fato  é justamente um dos fatores que faz com que ele continue fiel a uma marca.

 

Como dissemos, essa é uma área que conseguem mapear a jornada do consumidor, ampliando o conhecimento que se tem sobre o cliente e prevendo os passos que ele dará.

 

Uma vez que o atendimento ajuda na retenção de clientes, consequentemente, reduz custos, já que manter um cliente ativo é muito mais barato do que conquistar um novo. Imagine o gasto que é investir em prospecção para depois morrer na praia quando há o cancelamento de assinaturas! Assim, garantir que seus clientes continuem pagando pelo serviço todo mês é muito mais vantajoso para a empresa.

 

– Assertividade nas vendas

 

Pegando o gancho da retenção de clientes, podemos falar sobre assertividade nas vendas. Pense que, quanto mais tempo um cliente fica com a sua empresa, mais conhecimento você vai adquirindo sobre ele com o passar do tempo, certo? É só pensarmos que o relacionamento com o consumidor é como qualquer outro relacionamento. Quanto mais tempo, mais conquistamos intimidade e mais conhecimento temos uns dos outros. Além disso, mesmo que você não esteja lidando com um cliente de anos, as informações colhidas pelo time de atendimento ajudam a prever as ações e entender o comportamentos dos seus consumidores, gerando dados precisos que podem ser utilizados nas diferentes etapas da jornada.

 

Assim, conhecendo bem o seu cliente, você sabe exatamente onde ele está e o que serve para ele naquele momento. Então, pode oferecer os melhores produtos ou serviços que suportem a etapa de maturidade em que ele se encontra.

 

Em outras palavras, conhecer seus clientes faz com que você saiba quais produtos e serviços têm mais chance de despertar o interesse deles durante os processos de up-selling e cross-selling. O resultado? Vendas mais assertivas e lucrativas. E o que isso significa? Bom, além da maior satisfação do seu cliente, que terá suas necessidades supridas, o up-sell e o cross-sell aumentam a sua receita! Parece vantajoso, não?

 

 

E aí, te convenci da importância que o atendimento ao cliente tem para  a equipe de vendas? Espero que sim! Depois, me conta como nosso post te ajudou a alavancar suas vendas, tá? Até a próxima!!

 

Autor

Octadesk

Um sistema de suporte e relacionamento

que sua empresa precisa para melhorar.

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