Você perde ou ganha dinheiro investindo em controle de estoque?

Um bom controle de estoque influência diretamente no rendimento e produtividade da sua empresa. Buscar a medida certa é trabalhar para suprir a demanda e não permitir que produtos sem giro adequado resultem em prejuízo financeiro.

As compras devem ocorrer em volumes suficientes para satisfazer as demandas de um período desejável até a próxima compra. Compras abaixo do necessário trazem o risco da falta de mercadoria, ou seja, o cliente chegar na sua loja querendo o produto e você não ter mais o mesmo no estoque.

Suas vendas podem ser afetadas consideravelmente reprimindo uma demanda existente. Mas também, é importante que não se compre em excesso, afinal estoque parado é dinheiro parado. Armazenar as mercadorias por um longo período envolve uma serie de custos. Você terá custos referentes ao espaço de armazenagem, conservação das mercadorias, manuseio e até impostos. Os produtos também podem se tornar obsoletos, perdendo o valor de mercado.

Traçar estratégias de compras do fluxo de venda pode ajudar muito. Uma possibilidade simples, por exemplo, é procurar sempre manter o controle de estoque de produto dentro da média de venda por período, levando em consideração o prazo de entrega do fornecedor e o intervalo da próxima compra.

 

controle de estoque

 

Em resumo, ter um bom controle estoque é ter ciência dá quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender sua demanda que a sua clientela exige. O que parece claro nem sempre é para muitos gestores que ainda não sabem como realizar o controle de estoque corretamente.

A utilização de softwares de gestão empresarial como ERP ajudam a controlar estoques e toda sua empresa como fluxo caixa, PEPS (Produto que Sai e Produto que Entra), quantidade em estoque, curva ABC, emissão de nota fiscal e muito mais.   Conheça as soluções oferecidas pelo office 365.

VANTAGENS DE REALIZAR O CONTROLE DE ESTOQUE NA SUA EMPRESA

Gostou do conteúdo? Leia também: 6 Dicas para arrasar nas vendas em 2018

Autor:

Felipe Baeta, analista de marketing da ItRefresh e redator do My Gestão

Veja também

Leave a Comment