Como convencer seu cliente (ou chefe) que o marketing precisa de automação

Como convencer seu cliente (ou chefe) que o marketing precisa de automação

Como seu cliente decide sobre as ações de marketing que serão tomadas no negócio dele? Não é novidade que a presença de um profissional dessa área em qualquer empresa é essencial para seu bom desempenho no mercado offline. O que ainda anda escasso é a presença forte dessas mesmas marcas na internet e o Inbound Marketing veio para mostrar que houve uma transformação digital e que ser notado na internet cresce muito a posição de uma empresa.

Infelizmente, alguns empresários ainda relutam sobre o método. Se você percebeu que se faz indispensável esse tipo de investimento, mas não conseguiu convencer seu cliente (ou seu chefe!) em uma primeira conversa, as dicas abaixo podem ajudá-lo.

Preparamos um post com três dicas simples, mas fundamentais para mostrar que o marketing de qualquer empresa precisa de automação e você pode utilizá-lo sem grandes investimentos. Confira.

 

1.      Melhorar o relacionamento entre a marca e o consumidor

Talvez esse seja um dos maiores motivos para investir na automação de marketing de uma empresa. Uma marca que mantém uma comunicação direta e mais natural com seus clientes, consequentemente vende mais. Quem compra se sente mais confortável e confiante em investir em empresas que estão dispostas a tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo em todo o processo de compra e venda de produtos.

Ferramentas de automação de marketing ajudam a controlar todo esse contato, além de acompanhar o comportamento do comprador enquanto visita o seu site ou rede social. Você pode oferecer ainda conteúdo personalizado, além de promoções exclusivas via e-mail ou SMS. E, dependendo das ações que seu consumidor realiza no seu site, você pode planejar ainda estratégicas focadas na conversão e venda de forma mais orgânica em um fluxo natural.

 

Como convencer seu cliente (ou chefe) que o marketing precisa de automação

 

2.      Reduz os gastos com o marketing de uma empresa

Com uma plataforma de automação de marketing adequada, seu cliente reduz a necessidade de um grande número de ferramentas contratadas ou que seus colaboradores percam tempo realizando ações manualmente. Ele não sentirá mais a necessidade de investir em plataformas individuais de compartilhamento de notícias, e-mail marketing, análise de marketing, entre outras. Em um único lugar ele já terá tudo isso e muitas outras funcionalidades.

É importante lembrar que uma ferramenta de automação de marketing não exclui em nenhum momento a necessidade de um time trabalhando para a empresa. A função dessas plataformas, como o nome indica, é apenas automatizar e agilizar o trabalho da sua equipe, fazendo com que a produtividade seja cada vez maior.

Hoje já existem ferramentas de baixo custo e que geram bons resultados, como é o caso do Mautic, uma plataforma open source, que é oferecida por agências que prestam suporte, além de fazer a instalação, configuração e hospedagem para os seus clientes.

 

3.      Mostre que funciona

Sabemos o quanto os dados são fundamentais para a tomada de qualquer decisão. Mostre cases de sucesso de outras empresas que utilizam a automação de marketing, crie algumas listas de metas que serão mais facilmente alcançadas com o uso dessas ferramentas, faça um comparativo de mercado entre a empresa do seu cliente e os principais concorrentes que já fazem uso de tal estratégia, entre outros exemplos.

A ideia é levar dados reais para seu cliente ou chefe e mostrar que esse é o melhor investimento que ele pode fazer no momento.

A princípio pode parecer um pouco complicado explanar uma ideia que necessita de investimento, mas apresentando os dados positivos, temos certeza que ele aplicará a automação de marketing e melhorará ainda mais os rendimentos da marca, assim como sua atuação.

 

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a preparar um bom material e convencer a todos que automação de marketing não é mais mero luxo, é necessidade em toda empresa!

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