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Crescendo na crise

Crescendo na crise

Em momento de incerteza econômica e política, é natural que os empreendedores se sintam inseguros e menos dispostos a correr riscos. Planejamento e organização fazem toda a diferença na busca de alternativas para superar a crise e também crescer durante este período.

Embora fatores econômicos, sociais e políticos tenham grande influência no comportamento dos mercados, evite levar a crise para dentro da sua empresa. Ao invés disso, faça uma análise para identificar como e onde ela pode atingir seu negócio, e também, que novas oportunidades ela pode gerar, pois toda crise carrega consigo oportunidades. Manter o crescimento depende diretamente de visualizar e aproveitar as boas oportunidades.

Destaco alguns pontos que podem fazer diferença para que as micro e pequenas empresas se tornem mais eficientes e continuem a crescer mesmo em um cenário de crise econômica:

Identifique e corte gastos não relevantes

Em momentos de recessão, ter um olhar apurado sobre os custos e uma operação enxuta é essencial. Identifique gastos que podem ser eliminados sem que isso cause impactos no dia a dia das pessoas e na receita do negócio. Procure evitar desperdícios, vale a pena fazer uma boa análise na lista de fornecedores para identificar oportunidades de renegociação. A soma de pequenos ganhos pode fazer a diferença na conta final.

Invista para aumentar a receita

Cortar custos é importante, mas o empreendedor deve gastar o máximo de sua energia para encontrar formas de incrementar a receita. Reinvista o valor economizado em ações que impulsionem suas vendas, como campanhas comerciais e de publicidade.

Aja com transparência e aumente a comunicação

Converse muito com os colaboradores para saber o que tem funcionado ou não no atendimento, nas vendas e nas despesas. Por exemplo, quais são os produtos com maior procura? Qual a principal queixa dos clientes? etc. Seja transparente com sua equipe quanto às suas expectativas e a importância de cada profissional.  Quanto mais as pessoas sabem o que é esperado delas, melhor será seu trabalho. Utilize o diálogo para motivar a equipe, reconhecer acertos e corrigir os erros, sempre buscando o crescimento.

Fique atento ao fluxo de caixa

Saber com exatidão quais os recursos que entram e que saem do caixa é fundamental para que qualquer negócio possa ser bem gerido. E em cenários de crise, esse cuidado com as finanças se torna indispensável. Analise os fluxos de contas a pagar e receber (fluxo de caixa) e busque negociar os prazos dos pagamentos aos fornecedores. Para um controle melhor, invista em um sistema para gestão financeira, caso ainda não use nenhum.

Valorize o seu cliente

Valorizar os clientes, ainda que eles estejam tentando conter gastos, é uma estratégia que pode ser colocada em prática imediatamente. No que diz respeito ao atendimento, redobre a atenção para cumprir prazos e pense em ações criativas e inovadoras para encantar os clientes.

Converse com seu contador

O contador é um profissional que domina aspectos de finanças e gestão, e que tem em mãos os principais números, além do histórico contábil e fiscal da sua empresa. Se ele já é importante em um cenário favorável, imagine em um momento de crise.

Seja proativo

Uma estratégia bem definida deve ser o ponto de partida de uma empresa que queira crescer no mercado, mas para isso acontecer, é preciso que os empresários sejam proativos e busquem por novas oportunidades no mercado. As empresas devem procurar se adaptar à atual situação econômica do Brasil, seja por meio da renegociação de dívidas ou de correr atrás de novos projetos que as ajudem a obter bons resultados. Os empresários não podem esperar que o mercado melhore para começarem a agir.

Saiba enxergar novas oportunidades

Em épocas de crise, muitas empresas costumam fazer cortes de gastos e esperam que o futuro do mercado determine quais serão os próximos passos da corporação. É preciso que as empresas se atentem a uma postura positiva de visão de futuro e, a partir disso, invistam na implementação de práticas de gestão para definir estratégias que as façam enxergar sua capacidade de inovar e se destacar em meio aos concorrentes.

Adapte-se

Possuir profissionais qualificados e processos eficazes é fundamental para que as empresas sobrevivam em momentos de crise econômica. Como o mercado não é estático, é preciso que os empresários também não sejam e saibam se adaptar a diferentes tipos de situação, com investimentos que priorizem sistemas e processos flexíveis, capazes de se adaptar ao mercado onde estão inseridos.

Defina estratégias claras

Em certos negócios empresariais, algumas ideias de fazer com que uma empresa seja reconhecida no mercado muitas vezes não saem do papel, pela falta de clareza com que as são apresentadas. É preciso que os empresários invistam na definição clara de estratégias para enxergar todas as competências que as empresas possuem para se destacar no mercado, especialmente em épocas de crise.

Organize-se e defina quais são as prioridades do seu negócio

É preciso que empreendedores sejam organizados para poderem definir quais são as prioridades da empresa. As empresas não podem querer abraçar o mundo e atender seus diferentes públicos da mesma forma. É preciso, antes de tudo, se organizar para definir o que está gerando valor para os negócios e o que demanda menos atenção.

Invista em marketing e networking

Construir novas relações profissionais e saber enxergar novas oportunidades de parceria pode ser o que está faltando para tornar a sua empresa mais reconhecida no mercado em que atua.

Em momentos de turbulência o que devemos fazer é nos ajustarmos e seguir em frente, pois dias melhores virão.

 

Autor convidado: Marcel Zache da Gestão Ativa Consultoria 

 

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