Como diminuir os custos da capacitação de colaboradores

Quando se trata de gestão de pessoas, um dos maiores desafios dos profissionais responsáveis por treinamento e desenvolvimento é aliar as práticas de capacitação de colaboradores com custos baixos. Isso acontece porque a capacitação tem custos com uma série de recursos: profissionais para fazer o gerenciamento dos treinamentos, materiais impressos, tempo disponível para participar dos treinamentos (que resultam em queda de produtividade) e muito mais.

Apesar disso, não desanime: investimentos em educação corporativa tendem a trazer resultados positivos no futuro. Nesse texto vamos te contar como economizar na capacitação de colaboradores e te mostrar que é possível usar uma Plataforma EAD para fazer isso gastando pouco. Acompanhe:

 

Como reduzir custos na capacitação de colaboradores

 

De modo geral as empresas estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para economizar. Isso porque elas descobriram que a maioria das suas atividades pode ser otimizada através de softwares e outras ferramentas online.

Na capacitação de colaboradores não é diferente. A alternativa que muitos gestores têm encontrado é adotar uma plataforma de ensino a distância (EAD) para fazer os treinamentos.

As plataformas EAD servem para centralizar e gerenciar todas as atividades da capacitação de colaboradores. Elas têm espaço para disponibilizar conteúdos, acompanhar o andamento dos participantes, fazer avaliações de aprendizagem, gerar certificados de participação para os colaboradores e muito mais.

 

Por isso, veja custos que podem ser reduzidos com uma plataforma EAD para capacitar colaboradores:

 

Manutenção: a capacitação EAD não requer muitos custos de manutenção, pois uma vez que um treinamento é aplicado, ele pode ser gravado em forma de vídeo ou áudio e assim você terá o registro daquele material sempre que precisar reproduzi-lo.

Ao contrário da capacitação presencial, por exemplo, que você terá que repetir o mesmo treinamento, perdendo tempo e, consequentemente, produtividade.

Alocação de especialistas: esqueça os gastos para trazer especialistas de vários cantos do Brasil para fazer os treinamentos! Ao invés disso você pode investir em materiais desses mesmos especialistas para serem disponibilizados na plataforma. Uma solução mais econômica para dispensar os deslocamentos físicos.

Tempo: talvez a economia mais significativa com a capacitação EAD seja a de tempo, já que seus colaboradores passam a ter autonomia de decidir qual o melhor momento para realizarem o treinamento através da plataforma.

Infraestrutura: ao contrário da capacitação presencial, com uma plataforma EAD você não precisará alocar um espaço físico. A própria plataforma poderá ser utilizada como ambiente de aprendizagem online.
Por isso tantas empresas estão adotando plataformas EAD para capacitação de colaboradores! Mas se você acha que essa transição do treinamento presencial para o treinamento a distância será um pouco brusca para os seus funcionários, você pode apostar no b-learning: prática de ensino híbrido, que também é uma modalidade bem econômica!

 

Aplicar o b-learning na capacitação de colaboradores

 

capacitação de colaboradores

 

Blended Learning ou b-learning (também conhecido como ensino híbrido) é uma modalidade de ensino-aprendizagem baseada na junção do ensino presencial com o ensino a distância. Seu principal objetivo é atender as necessidades tanto do perfil de aluno voltado para o ensino presencial quanto o voltado para o ensino a distância. ”

Essa modalidade de ensino utiliza uma plataforma EAD para disponibilizar conteúdos, avaliações e para gerir o desempenho dos colaboradores, mas ao mesmo tempo proporciona encontros presenciais para resoluções de dúvidas e discussão do conteúdo.

Dessa forma, se os seus colaboradores se sentirem desconfortáveis em fazer tudo online, ainda haverá os encontros presenciais para dar o suporte necessário.

Portanto, podemos ver que investir em uma plataforma EAD para fazer a capacitação de colaboradores é uma ótima forma de economizar! Além das plataformas EAD, há várias outras ferramentas tecnológicas que podem auxiliar a sua empresa a reduzir custos. Aproveite e veja também nosso texto sobre como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo no seu negócio e aprenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

 

Quer  abrir uma empresa ou dar andamento ao seu processo de abertura? acesse: www.contabilidadeolimpia.com.br/blog/abertura_de_empresa

Autor:

Raphael Arias da www.twygoead.com

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment