O que fazer em caso de desastre informático na minha empresa?

desastre informático

As empresas estão cada vez mais expostas a ameaças que podem comprometer a sua segurança e que podem expor dados confidenciais a terceiros. Uma falha de segurança pode destruir um negócio, uma vez que passa uma imagem de descuido para todos aqueles que lidam com a organização. Além disso, muitas vezes os dados perdidos são irrecuperáveis e isso pode destruir todo o negócio.

Tornar os dados mais seguros é cada vez mais uma preocupação dos responsáveis de segurança das empresas. Mas, mesmo com todas as boas práticas, nenhuma empresa está livre de sofrer um desastre informático, seja ele um ataque de um hacker ou uma perda de dados devido a uma catástrofe natural.

Preparamos algumas dicas super úteis para que você saiba como agir em caso de desastre informático na sua empresa! Confira as nossas sugestões!

 

Antes do desastre informático, seja preventivo!

 

É fundamental ter uma ação proativa no que diz respeito a desastres informáticos. Implemente medidas de prevenção, para evitar que aconteçam problemas que coloquem em risco a segurança da sua empresa e crie uma política de privacidade rígida, com penalizações para os infratores.

Utilizar antivírus e fazer backup com frequência na Cloud são dois exemplos de medidas preventivas que farão toda a diferença em caso de desastre informático.

 

Utilize diversos ambientes para o backup

 

Hoje em dia, é obrigatório que a informação mais importante da sua empresa tenha diferentes cópias, para que não haja o risco de perda definitiva dos dados.

E é essencial que essas cópias estejam armazenadas na Cloud, para que seja possível aceder a essas cópias através de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Se há uns anos guardar os dados em discos externos ou em pen’s era suficiente, hoje em dia aconselhamos totalmente o uso da Cloud, pois é uma solução muito fiável e muito segura.

Além de ter os seus dados guardados num local seguro, pode aceder a estes a partir de qualquer local e de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à Internet.

 

Use formas de “esconder” a sua informação verdadeira

 

A encriptação de dados transforma a informação usando um algoritmo para que não haja um acesso fácil e perceptível por terceiros, mas apenas por quem possui a chave correta de criptografia, a única chave capaz de mostrar o verdadeiro conteúdo da informação. O mascaramento de dados cria uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura mas sem revelar a sua verdadeira informação.

O seu formato original mantêm-se inalterado, mas os dados apresentados são fictícios. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível.

Datapeers é uma ferramenta que oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios mas realistas. Estas técnicas são muito importantes, uma vez que mesmo que os dados sejam expostos, a sua verdadeira informação se mantém intacta!

 

Tenha uma ferramenta de recuperação de desastres na sua empresa

 

É muito importante ter um serviço de recuperação na Cloud, para que mesmo em caso de desastres informáticos não haja perda total de dados. O RAAS, por exemplo, é uma infraestrutura dedicada com replicação seletiva. Este serviço possibilita a ativação de desastre quase instantânea em servidores virtuais em ambiente remoto.

Deste modo, mesmo em caso de desastres mais extremos, a informação é facilmente recuperada, não interferindo com a habitual performance da empresa.

O RAAS é um serviço totalmente gerido por equipa especializada que lhe dá a possibilidade de recuperar um servidor virtual em pouquíssimo tempo. Só através de uma solução deste tipo é que conseguirá manter os dados intactos mesmo em casos mais extremos.

A perda de dados numa empresa pode ser fatal, levando mesmo à falência do negócio. Além disso, uma empresa que vê os seus dados expostos tem a necessidade de recuperar a sua boa imagem e de recuperar a confiança junto dos clientes e demais stakeholders.

Segundo a Gartner apenas 35% das pequenas e médias empresas apostam num plano de disaster recovery e são estas que mais facilmente conseguem atingir o sucesso.

Não descure a segurança da sua informação: ela é o bem mais valioso que o seu negócio possui!

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment