5 dicas para o seu desenvolvimento profissional

desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento profissional para se destacar no mercado continua sendo uma preocupação do profissional há séculos. Mas hoje as formas de fazer isso acontecer são diferentes e há podemos contar com vários recursos e novidades em relação ao desenvolvimento profissional.

Com a faculdade sendo mais acessível à população, o diploma acadêmico não é mais um diferencial crucial em um currículo. E, para os que possuem a formação acadêmica, é preciso ir além e agregar ainda mais com outras experiências.

Se você está em busca de desenvolvimento profissional para melhorar sua performance no seu cargo atual e, consequentemente obter uma promoção, ou deseja um desafio maior em outra empresa, este artigo é para você!

Aqui daremos 5 dicas simples e que estão ao seu alcance para contribuir no seu desenvolvimento profissional e sucesso.

Você pode até já ter pensado nelas, mas já colocou em prática de verdade e acredita que são poderosas aliadas? Então continue a leitura e bons resultados para você!

Networking

Você já deve ter ouvido de alguém sobre a importância de ter contatos influentes. E “networking” trata-se disso. Você não precisa necessariamente conhecer uma celebridade ou um político para ser importante e estar em evidência.

O que se quer dizer é que: você não tem toda a experiência do mundo e ninguém tem. Por isso, construir uma boa rede de contatos com pessoas que tem experiências diversas e seu próprio networking de qualidade é o segredo do sucesso!

Um exemplo: se você está na sua empresa em um determinado cargo, mas almeja ter outro, busque conversar com pessoas que trabalham na ocupação que você deseja trabalhar. Assim você terá dicas práticas e que serão de grande ajuda de quem faz na prática o que você está buscando fazer.

Mas, se você não está feliz na empresa em que trabalha atualmente e sonha em fazer parte de outra corporação, o networking também vai ser um recurso amigo. Vai ser através dele que você vai conhecer melhor, através de outras pessoas, como é trabalhar naquela empresa, qual é o salário, quando abre processo seletivo, entre outras informações importantes.

Estes foram apenas alguns pequenos exemplos de benefícios básicos do networking, mas que já são suficientes para começar a usar desde já!

Informação

Você já deve estar cansado de ouvir e ler sobre esta palavra e sua importância. E recursos não faltam para ter acesso a ela.

Informação está presente o tempo todo e também já sabemos disso. Mas você está consumindo a informação correta para alcançar o objetivo? Além de estar sempre presente nas redes sociais, é preciso consumir informação que vá agregar para o seu desenvolvimento profissional.

A dica para estar por dentro das novidades do mercado que você atua ou deseja atuar é: assine newsletters de sites e portais, crie alertas de notícias, ative notificações de aplicativos ou por e-mail.

Pesquise quais os sites e perfis em redes sociais são referências nos assuntos que mais lhe interessam para a sua carreira e reserve 1 ou 2 horas do seu dia para consumir esse conteúdo.

Tenho certeza de que criar esse hábito vai lhe ajudar bastante e não será em vão. É como dizem: “informação nunca é demais!”, principalmente se for de qualidade.

Workshops, conferências e convenções

Eventos corporativos são ótimas oportunidades para aprender e fazer networking. Nesse contexto, é bem comum que empresas promovam convenções de vendas para seus colaboradores, por exemplo.

Mas você deve buscar outros eventos externos a companhia que você trabalha. Existem workshops que são gratuitos, conferências com bons palestrantes no mundo todo e várias outras oportunidades de você aprender coisas novas e fazer novos contatos.

Procure se informar sobre quais os principais eventos da sua área profissional e os inclua no seu calendário ou agenda. Faça um planejamento com antecedência para que você consiga se organizar em relação a custos, rotina de trabalho, entre outras questões para ir ao evento sem preocupações, além da de aprender e fazer networking.

Mostrar quem sou eu como profissional

Uma grande dor dos profissionais, principalmente nos processos seletivos, é a de não conseguir mostrar seus atributos e qualificações apenas na entrevista.

Um ótimo recurso para solucionar tal ponto é ter um bom perfil no Linkedin. Acredite ou não: vai fazer diferença no seu desenvolvimento profissional.

É através dele que as empresas e outros profissionais irão notar você. E não somente por preencher suas informações adequadamente no perfil.

Se você produzir bons conteúdos, terá ainda mais destaque dentro de sua rede de conexões lá. Com isso, você une networking + informação de qualidade, tópicos já abordados neste artigo.

Escreva textos com conteúdo interessante para os profissionais da sua rede e conte suas experiências profissionais. Experimente, por exemplo, compartilhar o que aprendeu em eventos e convenções e etc.

O importante é que você produza conteúdos que sejam relevantes e que consigam mostrar no seu perfil como um todo quem você é como profissional e o que você tem a oferecer de melhor.

Treinamentos e cursos presenciais e online

Para quem quer ir além do aprendizado em um ou alguns dias de evento, existem os cursos e treinamentos. Muitas empresas oferecem a opção de fazê-los presencialmente ou online.

Você pode ainda mesclar as duas modalidades. Por exemplo: se sua empresa oferece treinamento presencial, você pode complementar o conteúdo aprendido lá fazendo um curso online sobre um assunto que se relacione. Isso de maneira online, estudando em casa aos fins de semana.

Essa é apenas mais uma alternativa para aqueles que querem desenvolvimento profissional por conta própria.

Há também os treinamentos online oferecidos pelas próprias organizações. Isso garante flexibilidade e autonomia de estudo para os colaboradores.

Se você é gestor de RH ou de uma empresa e ela ainda não oferece essa comodidade para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, entenda melhor as vantagens do treinamento online.

Converse e discuta na sua empresa sobre esse projeto e procure as melhores opções de plataforma. A escolha de uma boa plataforma será fundamental para o sucesso do seu treinamento.

A Edools é uma plataforma de ensino online que é bastante usada por outras empresas em seus treinamentos corporativos. Neste case de sucesso, você entenderá como a Edools conseguiu aumentar o engajamento de colaboradores em 400%.

Fale com um dos consultores da Edools e mude a forma de treinar seus colaboradores!

Autor

Natasha Caminha

Edools

Veja também

Leave a Comment