AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

5 dicas para aproveitar ao máximo o período de estágio

5 dicas para aproveitar ao máximo o período de estágio

O estágio é uma etapa importante na formação de um profissional. É nesse momento que o estudante tem a oportunidade de complementar os estudos, colocar em prática conceitos apresentados em sala de aula, aprender técnicas novas, começar a construir seu networking e ganhar experiência. Enfim, você tem a chance de aproveitar o estágio para começar a direcionar seu futuro.

 

Ter um bom desempenho como estagiário pode ajudar você a ser efetivado ou, pelo menos, garantir boas indicações profissionais e melhorar suas chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

 

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para você aproveitar o estágio ao máximo e se destacar. Confira!

 

  1. Demonstre interesse 

 

É importante fazer uma pesquisa sobre a empresa onde você realizará o estágio antes de começar as atividades. Procure entender seu funcionamento, seus principais negócios e como eles impactam a sociedade.

 

Depois, quando já estiver lá dentro, peça para conhecer todo o ambiente de trabalho, os colaboradores (mesmo aqueles com quem não terá contato direto), a hierarquia e os processos internos.

 

Faça perguntas também sobre as suas tarefas para entender como elas se enquadram no processo produtivo e como seu desempenho poderá contribuir com os resultados.

 

Dessa forma, você poderá realizar suas atividades com muito mais precisão e demonstrará comprometimento.

 

  1. Construa seu networking

 

Durante o estágio, você estará em contato com profissionais de diversas áreas que não só têm muito o que lhe ensinar como também poderão se tornar boas referências para futuras oportunidades no mercado de trabalho.

 

Por isso, procure sempre conversar com essas pessoas. Pergunte o que elas fazem na empresa e como foi seu percurso profissional até chegarem ali.

 

Além de ajudar você a construir uma imagem positiva, manter um bom relacionamento com seus colegas também melhora o seu desempenho no programa de estágio, já que esses profissionais irão lhe auxiliar no aprendizado, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas.

 

  1. Organize seu tempo no estágio

 

Organização é a chave para realizar suas tarefas com muito mais praticidade e agilidade, permitindo que você cumpra os prazos estabelecidos pelo seu supervisor.

 

É importante ainda manter sua mesa, gavetas e arquivos físicos e digitais, ou seja, todo o seu local de trabalho sempre limpo e organizado. Isso ajuda a passar uma boa impressão.

 

  1. Preste atenção em tudo

 

Observe atentamente o seu ambiente de trabalho. Veja como as pessoas se comportam, as funções de cada um e quais as oportunidades que podem aparecer.

 

Também esteja sempre pronto para os feedbacks sobre sua atuação, ouvindo com atenção as críticas e os elogios para melhorar cada vez mais o seu desempenho e aumentar a produtividade.

 

  1. Mantenha uma postura profissional

 

Apesar de o estagiário ainda ser um estudante e estar em fase de aprendizado, agir com profissionalismo é essencial para ele aproveitar o estágio e se destacar na empresa.

 

Veja algumas atitudes que poderão fazer toda a diferença no seu desempenho:

 

  • comprometimento — o estagiário é observado o tempo todo e, por isso, o engajamento e a responsabilidade com suas tarefas geram uma boa imagem e ajudam a ter uma avaliação positiva;
  • assiduidade — é uma das principais exigências do mercado de trabalho, então esteja sempre presente;
  • vestir-se adequadamente — a imagem que você passa para os seus colegas também será avaliada. No ambiente de trabalho, utilize roupas mais formais, de acordo com o perfil da empresa;
  • saber se portar — por mais descontraído que seja o seu local de trabalho, é preciso manter um mínimo de formalidade. Portanto, evite usar muitas gírias, veja qual a melhor forma de conversar com seus superiores e receba pessoas de fora com simpatia e educação.

 

Com essas dicas valiosas, você poderá aproveitar o estágio e começar a trilhar um caminho de sucesso no mercado de trabalho. O segredo é encarar essa etapa da sua vida profissional como se fosse uma vaga de emprego.

 

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? É só curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de tudo sobre estágios e empregos no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *