9 dicas de como ser um líder de sucesso

É consenso no mundo corporativo que o papel do líder de sucesso é decisivo para o crescimento de uma empresa. As lideranças são responsáveis em grande parte pela produtividade e resultados alcançados, por fazerem o elo de ligação entre a estratégia e as operações cotidianas. Um líder de sucesso otimiza o desempenho das pessoas para alavancar os resultados da corporação.

 

Dentre diversas competências possíveis de um bom líder e reter talentos, variando de acordo com o perfil pessoal e cultura organizacional de uma empresa, existem aquelas que são fundamentais a qualquer liderança. São competências e habilidades essenciais para um líder desenvolver e conseguir realizar uma gestão de pessoas com excelência.

 

Neste artigo, elencamos estas competências fundamentais para ser um líder de sucesso em qualquer empresa. Continue a leitura e conheça quais são!

 

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1 – Seja o exemplo

 

Um líder é a referência para a sua equipe. As pessoas entendem que, se alguém é líder, ela toma atitudes que a levaram a ocupar este posto. Pessoas que desejam reconhecimento e crescimento profissional irão se referenciar no líder e aprender com as atitudes e comportamentos dele no cotidiano.

 

Portanto, para ser uma liderança bem sucedida, entenda que você é referência e será o exemplo a ser seguido pela sua equipe. Assim sendo, o desempenho das pessoas estará sempre ligado ao exemplo que você dá a elas.

 

2 – Desenvolva seu autoconhecimento

 

Para tornar-se consciente do exemplo que você está oferecendo à sua equipe, é necessário desenvolver e exercitar o autoconhecimento.

 

Um líder que tem amplo e profundo conhecimento sobre ele mesmo será muito mais capaz de agir responsavelmente, pois toma suas decisões de forma muito mais consciente e sabe como elas irão afetar a si mesmo no curto, médio e longo prazo.

 

Desenvolver autoconhecimento é, talvez, a primeira condição para tornar-se um líder de sucesso.

 

3 – Dê preferência a incentivos em detrimento de punições

 

É altamente recomendável que um líder que preze por resultados tenha conhecimentos sobre psicologia.

 

É consenso em diversas teorias da psicologia que o desenvolvimento das pessoas é mais acentuado quando elas têm seus esforços reconhecidos. E também que punições e penalidades não oferecem grande aprendizado quando comparadas a consequências recompensadoras e gratificantes.

 

Um bom líder sabe reconhecer os incentivos que melhor funcionam para motivar suas equipes, aumentando assim a produtividade e os resultados.

 

Evidentemente, penalidades são necessárias em algum momento. Mas é importante ter um plano de incentivos emocionais e sociais, para melhorar o desempenho das pessoas continuamente.

 

4 – Promova a qualidade do ambiente de trabalho

 

Desde a emergência da teoria das relações humanas, cada vez mais importância é atribuída ao ambiente de trabalho e sua influência nos resultados de uma empresa. A teoria comprova que os relacionamentos interpessoais e o clima organizacional são determinantes para a produtividade.

 

Um líder de sucesso atenta-se aos fatores do ambiente de trabalho que podem estar prejudicando o desempenho. Preocupa-se em escutar as pessoas sobre a qualidade de vida no trabalho segundo a percepção delas e sabe mediar conflitos para resguardar o clima organizacional.

 

5 – Compreenda o perfil de cada pessoa da sua equipe

 

Um líder que preza pelo desenvolvimento das pessoas e pelo trabalho em equipe, faz o máximo para compreender os diferentes perfis das pessoas.

 

Reconhecer os diferentes perfis permite à liderança delegar tarefas de forma adequada para otimizar os resultados, e assim, evitar desmotivar as pessoas com tarefas que não são apropriadas a cada perfil.

 

Além disso, compreender os perfis permite ao líder auxiliar seus liderados a desenvolver as competências necessárias para crescerem pessoal e profissionalmente. Dar suporte no desenvolvimento técnico e comportamental das pessoas é uma das funções mais valiosas de um líder bem-sucedido. Pois trata-se de uma atitude que motiva e retém pessoas, além de promover aumento progressivo de resultados.

 

6 – Comunique-se assertivamente

 

A comunicação assertiva também é fundamental a qualquer estilo de liderança adotada.

 

Assertividade refere-se à qualidade da comunicação clara, firme e segura, ao assumir um posicionamento sobre qualquer assunto. É também a capacidade de se expressar honestamente, de forma adequada ao contexto, deixando claros os próprios sentimentos e emoções envolvidos, sem ofender ou violar os direitos da outra pessoa.

 

Um líder de sucesso sabe que a comunicação é fundamental para o andamento satisfatório dos trabalhos. E reconhece a importância da comunicação no clima organizacional e na gestão de pessoas.

 

7 – Aprenda a dar feedbacks enriquecedores

 

O feedback não é uma ferramenta utilizada com a intenção de criticar e apontar erros. Mas sim com o objetivo de trazer melhorias para as habilidades e carreiras dos colaboradores. Um feedback que é dado apenas para apontar falhas, não visa o desenvolvimento profissional daquele que o recebe.

 

Portanto, um bom líder investe em feedbacks que sejam objetivos, imparciais, rápidos e que realmente estejam focados em resultados e melhorias para o funcionário e para a empresa.

 

8 – Seja o líder de sucesso mais transparente possível

 

Transparência é essencial para que a equipe sinta que pode confiar no líder. Quando o líder deixa de compartilhar informações, os colaboradores percebem isso, o que pode levá-los a especular e acabar gerando fofocas no trabalho.

 

Quando estiver enfrentando algum desafio, compartilhe com a equipe suas dificuldades. Pois assim, além de conquistar a confiança deles e de estar oferecendo a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, ajudando a buscar soluções, você estará também mostrando que mesmo os mais experientes podem se sentir encurralados em algum momento, e que isto não é sinônimo de despreparo.

 

9 – Esteja sensível ao que acontece no cotidiano

 

Apesar de todos os esforços para avaliar desempenho, medir resultados e produtividade, sempre existiram aqueles fatores não mensuráveis no cotidiano de qualquer empresa, afinal, a existência de qualquer empresa depende de relações humanas.

 

Uma liderança eficaz sabe que aparentes sutilezas do dia-a-dia, no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais, têm forte influência nos resultados. Por exemplo, a maneira de dirigir-se a um colaborador, decisões táticas e operacionais, um comentário sobre o trabalho realizado, ter escutado ou perguntado sobre um desafio da equipe, etc. São ocasiões cotidianas e sutis, mas que repercutem na dinâmica da equipe.

 

Um líder bem sucedido permanece alerta e sensível aos relacionamentos sociais e reações dos colaboradores, e mantém o controle da equipe de forma humanizada.

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