O calendário de final de ano dos brasileiros é sempre muito parecido todos os anos: sonhos a serem alcançados no próximo ano, comprar finalmente um carro, guardar dinheiro para
realizar o sonho da casa própria e se tornar o seu próprio patrão.
Bom, nós iremos falar justamente sobre o último sonho, que aborda as características de
um empreendedor. Antes de mais nada, vale mencionar que o Brasil é conhecido como o
país do ‘’empreendedorismo por necessidade’’, no qual muita gente abre o próprio negócio
por não conseguir um emprego fixo.
No entanto, o empreendedorismo exige muito planejamento, e requer que as pessoas realmente estejam preparadas para lidar com custos, clientes, estratégias, investidores, fornecedores e até mesmo com os funcionários.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para quem sonha em empreender. Neste post, você verá que nunca foi tão fácil abrir o seu próprio negócio seguindo apenas algumas diretrizes simples. Confira!
1. Guarde dinheiro
Que o empreendedorismo exige capital não é uma novidade, certo? Por isso, a primeira dica para quem sonha em empreender é guardar dinheiro. Quando você tem uma reserva financeira, pode mergulhar com tudo no desenvolvimento do seu negócio.
Dessa forma, reserve uma quantia mensal destinada justamente para a abertura do seu negócio, desde que seja uma quantidade de realmente não afetará o seu bem-estar ou itens essenciais, como corante para resina.
Você pode investir o seu dinheiro ou mesmo aplicá-lo na poupança, a fim de fazer render o investimento.
2. Elabore um plano de negócios
Outro passo fundamental para quem sonha em empreender é elaborar um plano de negócios. Afinal, é essencial fazer um estudo de mercado e analisar a viabilidade do seu empreendimento antes de tirar a ideia do papel.
Além disso, um plano de negócio é a garantia de que você não lidará com surpresas desagradáveis no futuro.
Para estruturá-lo, faça uma planilha e liste o quanto você vai gastar, qual será o custo do seu produto, o lucro líquido, quais são seus concorrentes, os recursos de hidrojateamento
de alta pressão e quem são seus potenciais clientes.
3. Estude o seu mercado
O primeiro passo para tirar o seu negócio do papel é estudar o seu mercado. Todo empreendedor deve ter como característica o conhecimento e a busca por atualização sobre tudo que engloba a rotina da sua empresa.
E com o avanço da internet, nunca foi tão simples conseguir informações e estudar de maneira barata, fácil e sem sair de casa. Por isso, consuma conteúdos, leia artigos acadêmicos, acompanhe revistas especializadas… Enfim, você tem um leque de opções.
4. Tenha coragem
Por último, e não menos importante, a coragem também é uma característica essencial para quem busca empreender. Afinal, não é fácil deixar o seu emprego com todas as suas garantias mensais, como reservatório de fibra de vidro, e mergulhar em um universo desconhecido.
Portanto, acredite no que você faz, dê o seu melhor, saia da zona de conforto e tenha paciência para que as coisas possam dar certo. A jornada empreendedora pode ser muito difícil em alguns momentos, mas a recompensa certamente será muito gratificante.
Gostou do nosso post sobre 4 dicas para quem busca empreender? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.