Dicas para otimizar a gestão da sua empresa

O recente contexto de instabilidade política e econômica no Brasil tem contribuído consideravelmente para a falência de muitas empresas. Apesar do árduo esforço e dedicação, a grande maioria fecha as portas antes mesmo de completar um ano de vida.

As estatísticas, inclusive, afirmam esse fato: de acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016 deram entrada no mercado 648.474 empresas – o número mais baixo desde o início da série histórica do levantamento, iniciado em 2008 – enquanto 719.551 registraram saída.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que sua empresa não faça parte dessas estatísticas. Continue lendo o texto e não deixe de colocá-las em prática!

Marketing digital: uma realidade (cada vez mais) necessária

Diariamente, os internautas realizam cinco bilhões de buscas no Google, e é nesse contexto que você deve fazer o seguinte questionamento: será que minha empresa é reposta para algumas dessas perguntas?

Certamente, você já dever ter ouvido outras pessoas falarem que “a empresa que não está na internet e não é encontrada com facilidade no Google, não existe”.

Por incrível que pareça – ou não –, você ouviu certo. Em uma era cada vez mais digital, ainda podemos encontrar pessoas que relutam em fazer com que a internet seja um canal a mais de comunicação e, claro, um novo meio de obter bons resultados.

Muitas vezes, essas pessoas preferem continuar com os velhos padrões de publicidade e propaganda a buscar os benefícios que um  site responsivo, redes sociais e uma boa estratégia de marketing digital possam contribuir para o crescimento da empresa.

Pensando nisso, a seguir, listamos alguns motivos para você entender a importância do marketing digital para otimizar a gestão do seu negócio. Confira!

Marketing digital para otimizar a gestão empresarial

– A internet ajuda a dar maior exposição para a publicidade de determinada marca, criando, também, ações específicas, como banner, links patrocinados, vídeos, entre outros.

– As redes sociais, por exemplo, se portam como ferramentas de divulgação de produtos, serviços e, até mesmo, promoção de uma marca. Podemos utilizar este canal para outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, onde ele se sentirá mais próximo da marca para resolver qualquer problema, solicitar informações e/ou sugestões.

– Um site profissional e responsivo faz com que você: melhore a comunicação com seus clientes, aumente suas vendas, seja encontrado mais facilmente por possíveis clientes e muito mais!

– Com um marketing digital bem alinhado, você consegue competir com empresas maiores e, até mesmo, sair na frente na corrida.

De maneira geral, o marketing digital é uma ótima saída para quem deseja otimizar a gestão do negócio e, claro, vender mais. No entanto, além disso, existem outras dicas que podem te ajudar. Confira!

– O controle sobre as entradas de recursos e de contas a serem pagas evita a necessidade de se obter empréstimos e, consequentemente, o pagamento de juros elevados.

– Mesmo que pareça um conselho simples, é fundamental separar as contas pessoais das contas da empresa. Isso porque, misturar o capital da pessoa física com o da jurídica dificulta a gestão do seu orçamento, não permitindo a avaliação do desempenho real do negócio.

– É imprescindível estabelecer o preço ideal do serviço ou do produto que o seu negócio oferece. Se for abaixo do mercado, com o intuito de atrair clientes, não será suficiente para pagar as contas. Caso contrário, se for muito alto, as pessoas não irão comprar e você ficará atrás da concorrência.

– O engajamento dos colaboradores é fundamental para o rendimento do negócio. Engajar a equipe na redução de despesas e na busca por maior produtividade, por exemplo, são muito importantes.

– Para continuar na corrida de vendas, é preciso inovar sempre! Para isso, basta criar diferenciais competitivos. Isso vale, principalmente, nos momentos de crise, onde a inovação continua sendo um caminho natural de seleção dos melhores.

– Por fim, não há como tomar decisões assertivas sem informações precisas e confiáveis sobre a sua empresa. Se você analisa cada setor da empresa, é possível analisar se o negócio é rentável, quais processos precisam ser melhorados, se há a possibilidade de economizar em determinados fatores e como a empresa está reagindo às exigências e necessidades do mercado.

Para isso, basta apostar em ferramentas de gestão como aliadas neste processo. O marketing digital é uma excelente estratégia, uma vez que, além de todas as vantagens mencionadas, mensura todas as informações que você precisa para otimizar a gestão do seu negócio.

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