6 dicas para otimizar o Instagram da sua empresa

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O Instagram é a rede social com maior crescimento nos últimos dias, são mais de 25 milhões de perfis comerciais no mundo inteiro.

Grande parte das empresas já percebeu a influência que essa plataforma tem sobre as pessoas e como isso pode ser revertido em faturamento.

Isso significa que, se você não estiver aproveitando o sucesso do Instagram para melhorar o engajamento da sua empresa na internet, você está perdendo tempo.

Pensando nisso, reunimos 6 dicas de ouro que vão fazer sua empresa bombar.

 

Perfil Comercial

 

Antes de tudo, entre nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios. Isso é possível desde julho de 2016.

Nesse formato você poderá adicionar botões de contato, endereço, etc. Você também terá acesso a métricas que ajudarão a escolher o melhor horário para postagem, segundo a interação dos seus seguidores com o perfil.

 

Defina um tema

 

Antes de tudo, é importante você definir bem qual será o tema do Instagram da sua empresa. Quando digo tema, quero dizer a pegada, humor e a aparência geral. A alma do seu feed.

É a personalidade visual do seu negócio no Instagram.

Então, como que você quer que seu tema seja? Divertido, bem humorado, institucional, educacional?

Uma vez que você tenha o tema definido, mantenha-o. É muito importante que você siga sempre a mesma linha de imagens, cores e tipografia, para que sua marca permaneça forte ao longo das postagens.

 

Publicar imagens de boa qualidade

 

No Instagram é tudo sobre o envolvimento visual. Por isso, a qualidade das imagens é extremamente importante. O público está acostumado a ver imagens brilhantes, coloridas, com filtro e envolventes.

Ao compartilhar conteúdos sem graça ou pouco inspirados é bem provável que as pessoas não prestem atenção em suas atualizações.

No Facebook, o público tende a “perdoar” mais facilmente posts sem graça e com imagens de baixa qualidade, mas os seguidores do Instagram são bem exigentes quanto a parte visual e menos propensos a esquecer esses deslizes.

Não é preciso levar uma câmera fotográfica profissional para todos os cantos para fazer imagens de alta qualidade para postar no Instagram.

Acima de tudo, esse é um aplicativo para dispositivos móveis e, se você tem um smartphone mais recente, é provável que sua câmera tenha capacidade para gerar fotos com qualidade suficiente para o Instagram.

Interaja com seus seguidores

 

A criação de conteúdo regular é o melhor meio para alimentar um relacionamento entre a marca e os seus followers.

Por meio das publicações você poderá divulgar produtos, serviços e eventos, trazer informações úteis aos seguidores, aumentar o valor da sua marca e, é claro, compartilhar bons momentos com os usuários.

Portanto esclarecer dúvidas e até responder reclamações é uma ótima maneira de deixar o perfil do seu negócio otimizado.

 

Conheça as principais tendências e use-as

 

Preste atenção nas tendências do momento, tanto no Instagram quanto em toda a web. Hashtags às vezes transitam de um canal social para outro. Vale visitar o Twitter e o Facebook sempre.

Se você encontrar um tópico que é uma tendência relevante para seu nicho de alguma forma, tente aproveitá-lo para obter atenção e engajamento.

Se uma tendência possui uma ou mais hashtags, certifique-se de usá-las quando escrever as legendas das imagens. Fãs adoram usar hashtags para acompanhar as discussões e ver o que outras pessoas estão dizendo sobre assuntos que lhes interessam.

Incluir uma hashtag relevante no seu post pode fazer com que um público muito maior veja o material.

Para realmente ampliar o alcance de suas mensagens, considere o uso da plataforma de anúncios do Instagram. Se você combinar corretamente anúncios pagos com hashtags populares, é provável que sua marca alcance um bom e relevante público, mesmo trabalhando com um orçamento modesto.

Vale ressaltar que, antes de pagar por publicidade, certifique-se de escolher cuidadosamente o público certo. Isso garante que a publicidade paga chegue às pessoas certas.

 

Monitore suas métricas

 

Seja por meio da ferramenta de análise do próprio aplicativo ou gadgets externos, acompanhar os números para realizar ajustes na estratégia é sempre um caminho para uma trajetória de sucesso.

Crie relatórios e acompanhe os KPIs, levando sempre em conta o que gera os melhores resultados nos tipos, formatos e linguagem dos posts.

Além, é claro, de outros detalhes como frequência, horários e outros recursos.

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Autor:

 Daniel Grazioli da Agência Multicom

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