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Dicas para que sua landing page converta de forma eficiente

Dicas para que sua landing page converta de forma eficiente

 

Este artigo foi escrito em parceria com a Agência Inbound – por Alana Palezi.

 

Landing page é uma página de entrada que basicamente oferece ao visitante uma oferta para resolver algum problema, mesmo que desconhecido, podendo ser um e-book, checklist, infográfico ou qualquer outro material que seja relevante para uma determinada persona.

 

Há muitos questionamentos sobre a eficiência de uma landing page, ou LP para os íntimos, como “Tenho muitas visitas, mas poucas conversões. O que estou fazendo errado?” ou “Por que minha landing page tem poucos views?”

 

Entendemos que não é uma tarefa fácil e para conseguirmos criar uma landing page que converte, devemos ficar atentos aos itens abaixo:

 

  • Buyer Persona e Buyer’s Journey

 

Esses, acreditamos que são os pontos mais importantes para toda e qualquer estratégia de marketing que você irá realizar. O buyer persona é o seu cliente ideal, baseado em dados semi-fictícios, que podem incluir informações sobre profissão, desafios, objetivos, geografia, comportamento.

 

Se você já tem uma base de clientes e deseja reter ainda mais, faça uma entrevista com eles e aperfeiçoe seu persona. Se você está está começando e tem poucos clientes, este artigo poderá te ajudar a como criar um buyer persona do zero.

 

Já o Buyer’s Journey, é a jornada de compra do seu persona. Ele é responsável por identificar em que estágio ele se encontra: consciência, consideração ou decisão, o que dará mais dados para facilitar a criação da sua landing page e irá torná-la ainda mais efetiva. Para entender mais sobre o buyer’s journeyesse artigo também poderá te auxiliar.

 

  • Conteúdo

 

Já identificamos o persona e em que estágio ele se encontra, agora, ficará mais fácil começar com o conteúdo da sua landing page, mas evite um conteúdo extenso. Ele deve ser objetivo, que mostre o problema principal no começo do texto.

 

Agora, dê ao seu persona uma solução, mas seja breve, deixe ele um pouco intrigado sobre como aquele material realmente poderá ajudá-lo. Você também poderá acrescentar alguns itens sobre o conteúdo do material, assim, ele poderá ter uma ideia do que lerá ou terá como oferta.

 

Dicas:

 

  • Evite colocar links ou hiperlinks nos seus conteúdos de landing page, pois as chances do visitante sair da sua página poderá ser maior, falhando na sua estratégia de conversão;
  • Tenha em foco sua palavra-chave para essa campanha. Ela deverá ser adicionada no conteúdo, ajudando os motores de buscas a rankear sua página.

 

20 dicas de como criar conteúdo que atraia tráfego para o seu site.

 

  • Formulário

 

O formulário é o principal meio de conversão. Nele, você deverá ser breve, apenas com perguntas-chaves que farão você identificar seu persona e, de alguma forma, ele se auto identificar, e com isso, poderá te auxiliar nas outras etapas do funil, em campanhas futuras. Discuta esse tópico com a equipe de vendas, e veja com eles, quais campos são relevantes para essa landing page.

 

Uma dica! Há plataformas de marketing que você poderá explorar o uso de smarts forms ou formulários inteligentes. Nelas, você conseguirá configurar campos que deverão desaparecer, caso o lead já tenha preenchido e também inserir mais campos, como forma de deixar o formulário mais enxuto toda vez que o lead se interessar por algum material e não precisar preencher os mesmos campos todas as vezes. Além disso, você terá cada vez mais informação sobre o persona – sem que seja um formulário imenso.

 

  • Design de landing page

 

O design da sua landing page deve unir todos os pontos acima, com uma estrutura leve e de rápida conversão, e que remeta a identidade da sua empresa. Use um banner ou a imagem do material para chamar a atenção do visitante, coloque em bold as frases principais do conteúdo e/ou coloque os itens em bullets.

 

Lembre-se! Não é indicado permanecer com o menu do seu site em landing pages, pois o foco é fazer com que o lead baixe o material, deixando o menu disponível, dará chances dele se entreter com outras coisas e acabar saindo da sua página.

 

  • SEO

 

Nosso último ponto, e não menos importante, SEO – Search Engine Optimization. Esteja com a sua palavra-chave bem definida para essa campanha (quanto melhor rankeada pelo Google, melhor para as suas ações de marketing), e não esqueça de inseri-la nesses tópicos:

 

  • No conteúdo: como o conteúdo de uma landing page não deve ser extenso, evite repetir o uso dessa palavra chave mais de 3 vezes, assim sua empresa não será punida pela densidade;

 

  • Título da página: ideal que tenha entre 50 a 68 caracteres;

 

  • Meta description: ideal que tenha até 156 caracteres;

 

  • Alt-text nas imagens: use sua palavra chave nos títulos das imagens;

 

  • Tag H1: utilize sua palavra chave no título principal ou no banner, por exemplo.

 

Esses tópicos te auxiliarão no rankeamento da sua LP, podendo assim, ajudá-lo na sua estratégia de conversão.

 

Dicas extras

 

Para que sua a landing page converta de forma mais eficiente, tenho mais três dicas que farão dela um sucesso.

Saiba mais sobre otimização do SEO no link.

  • Artigos

 

Crie artigos relacionados ao tema do seu material, e não esqueça de inseri-las na sua campanha. Eles poderão aumentar a sua visibilidade com os motores de buscas e com isso, aumentar as chances de descobrirem sobre a sua oferta.

 

  • Calls to action

 

Crie calls to action que chamem atenção do leitor, com frases desafiadoras, com um botão atrativo e, talvez, a imagem do seu material e os coloque em seus artigos relacionados a sua estratégia, assim a possibilidade de aumentar o interesse do visitante e fazer com que ele converta será maior.

 

  • Social Media

 

Essa dica é bastante valiosa, pois quanto mais pessoas souberem do seu novo material ou oferta – presente na sua landing page, maior a chance do seu persona principal ser encontrado. Então, crie chamadas interessantes para as redes sociais, utilize uma imagem que desperte o interesse do leitor para clicar e baixar.

 

Lembre-se de utilizar redes que seu persona usa frequentemente, pois não são todas as redes sociais que estão de acordo com o perfil dele.

 

Entendemos que não será uma tarefa fácil, mas essas dicas poderão te ajudar a criar landing pages que convertem de forma eficiente, aumentando sua base de leads e consequentemente as chances de atrair mais clientes reais para sua empresa.

 

Se tiver qualquer dúvida ou queira indicar mais algum ponto que seja importante para você, por favor, não deixe de comentar abaixo.

 

Sucesso!

 

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