5 DICAS FUNDAMENTAIS SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Gestão de negócio

 

Fazer a administração de uma pequena empresa nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a alta carga tributária sempre foram empecilhos.

 

Hoje em dia, devido à turbulência que estamos vivenciando, esse trabalho ficou ainda mais complicado. Além dessas dificuldades, ainda tem o fato de ter que se adaptar a uma economia fragilizada.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 10 dicas fundamentais para uma ótima gestão do seu negócio. Confira!

Faça o mapeamento do seu negócio

Um dos pontos mais importantes para serem avaliados é o mapeamento de seu negócio. É necessário saber qual modelo implantar e como alavancar essa ideia.

 

Por exemplo, se você deseja trabalhar com disco abrasivo, lona de caminhão ou até mesmo blindagem automotiva, você precisa saber o público que quer atingir e qual caminho traçar para chegar nos seus potenciais clientes.

 

É necessário que você reflita sobre os eventuais concorrentes e faça uma análise também dos seus fornecedores. Essa preocupação deverá ser constante, uma vez que o mercado deverá ser constante, já que o mercado possui um dinamismo muito intenso.

 

Para que um negócio tenha sucesso, ele precisa ser bem reformulado, com planejamento de ações e métricas claras, com ações diárias, semanais e mensais.

Avaliação de mercado, clientes e localização

Para ajudar no mapeamento do seu negócio, é importante avaliar os potenciais clientes e o mercado do qual fará parte. Saiba quais serão seus concorrentes e como eles trabalham. Tente fazer a mensuração da quantidade e qualidade de seus clientes.

 

Observe sempre o modelo de negócio que você está pensando e se está de acordo com o local onde você pensa em se estabelecer.

 

Estude com afinco a sua localização, pois ela fará toda a diferença. Nas grandes cidades é extremamente importante que se tenha um local de estacionamento para receber seus consumidores, por exemplo.

 

Faça um levantamento sobre as tendências de consumo nos arredores do estabelecimento. Hoje em dia os modismos têm tido vida curta e tendências rapidamente se tornam ultrapassadas. Por este motivo, análises de longo prazo são indispensáveis nesse momento.

Realize uma avaliação do seu produto constantemente

Seus produtos e serviços precisam ser avaliados constantemente. Faça comparações para responder perguntas como: seus clientes têm mantido a regularidade de compras? Há questionamentos sobre a qualidade ou modernidade de suas mercadorias?

 

Faça uma pesquisa. Por meio de conversas informais com seus consumidores, meça o grau de satisfação deles, use também a rede social para criar um relacionamento mais informal e contínuo com cada um deles.

 

Compare seus itens de comercialização com os de seus concorrentes. Faça prospecções na região onde você está estabelecido. Fidelizar os seus clientes é um passo muito importante para fazer sua empresa crescer.

Use a tecnologia da informação ao seu favor

Atualmente, as pessoas têm preferido não usar dinheiro em espécie. Por isso, é muito importante instalar máquinas para pagamento com cartões de crédito e débito, para facilitar a forma de pagamento para seus clientes.

 

Faça uma boa divulgação nas redes sociais e lembre-se de manter as suas informações sempre atualizadas. Cadastre os emails de seus clientes, tenha o contato deles e envie promoções.

 

Mas um cuidado muito importante é o de não se tornar invasivo, por isso tome muito cuidado ao usar essa ferramenta, mas aproveite ao máximo os benefícios que a tecnologia te dá.

 

Tenha um cadastro de seus principais clientes. Tente pegar as datas importantes como nascimento e casamento, envie uma mensagem específica nestes dias. Fique próximo dos seus consumidores, mesmo que virtualmente. Isto agrega no seu relacionamento com eles.

Seja um bom gestor

Administre bem a sua empresa, independente do tamanho que ela tem, mantendo todas as suas obrigações em dia.

 

Se relacione com seus colaboradores da melhor maneira possível. Tenha um envolvimento cordial e próximo com eles, dando autonomia, mas acompanhando de perto as atividades de cada membro da equipe.

 

Elogie em público o bom desempenho individual e, havendo a necessidade de uma crítica ou advertência, faça-a reservadamente. Transmita segurança e autoridade para todos, sem que haja qualquer tipo de intimidação. A relação líder-liderado deve ser a mais tranquila e transparente possível.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Leia com atenção e faça da sua empresa um negócio de sucesso por meio de uma gestão eficiente.

 

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