Por que é importante falar sobre diversidade nas empresas?

diversidade nas empresas

A diversidade é um tema que está em alta. Várias discussões sobre igualdade de gênero, racismo, inclusão de portadores de deficiência, diferença cultural e vários outros tópicos vêm sendo abertos na mídia, como também nas conversas do dia a dia.

E falar sobre diversidade nas empresas é um passo muito importante não só para tornar o ambiente corporativo mais humanizado, mas também para promover o respeito entre as pessoas e por que não impactar na lucratividade da empresa?

Neste artigo vamos falar sobre como a diversidade é importante para as organizações e como ela pode ser uma boa solução para melhorar o desempenho das equipes e influenciar na lucratividade das organizações.

Boa leitura!

 

Falando sobre diversidade

 

Imagine a situação: como você se comportaria em um ambiente de trabalho com pessoas com cultura, raças ou opiniões totalmente diferentes da sua? Você saberia conviver e adequar seu modo de trabalho dividindo o mesmo espaço com portadores de deficiência, por exemplo?

Talvez para alguns, a resposta para esse questionamento não tenha grandes empecilhos, afinal a sociedade vem aprendendo a respeitar e aceitar cada vez mais as diferenças.

Mas essa caminhada ainda é longa e estamos apenas no começo da jornada por um mundo onde haja diversidade e que isso seja respeitado.

diversidade nas empresas

 

A diversidade nas empresas

 

Muito se engana quem acha que diversidade não precisa ser levada para a empresa. Nesse espaço onde passamos boa parte do nosso dia, convivemos com diferentes tipos de pessoas, culturas e gostos.

Muitos não sabem, mas o mercado corporativo ainda tem grande resistência em promover a diversidade nas empresas. Segundo estatísticas do Instituto Ethos:

  • Apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo exigido pela lei);
  • As mulheres representam 58,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas;
  • As mulheres recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens;
  • Não existe um executivo de origem indígena nas empresas estudadas;
  • 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível.

Pautar o respeito, igualdade e empatia nas empresas é uma forma de investir em resultados e lucros influenciados pela diversidade.

 

Mas o que isso significa?

 

Segundo estudo da Organização McKinsey & Company:

– Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;

– As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;

– Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.

E o impacto de pensar em promover um espaço mais diversificado na empresa não para por aí. Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.

Portanto, quando falamos de diversidade nas empresas significa que estamos desenvolvendo um ambiente favorável para os colaboradores, que promova a boa convivência entre todos e uma maior troca de experiências.

Só assim, as pessoas se sentirão mais felizes com o local onde trabalham e o respeito irá ser predominante no convívio entre as pessoas.

 

Como promover diversidade nas empresas

 

diversidade nas organizações

 

Ter distintos pontos de vista, opiniões e referências é o ponto de partida para a inovação nas organizações.

Algumas pessoas apresentam características próprias.

Algumas são determinadas, criativas e ousadas. As empresas precisam desse perfil para inovar e acompanhar as tendências de mercado. Mas elas também precisam de outros tipos de perfil, que possuem know-how e não nos deixam esquecer dos valores que a empresa tanto lutou para conquistar, por exemplo.

O que não podemos esquecer é que o papel da empresa em desenvolver a diversidade está em buscar o que é essencial no candidato e deixar de lado qualquer tipo de pré conceito, que diminua o potencial do candidato a partir da sua forma de vestir, gênero, ou qualquer outro fator que não seja única e exclusivamente a capacitação da pessoa ao cargo em questão.

Outro ponto importante para promover a diversidade na empresa está no ato de repensar em como é a cultura da sua empresa.

Depois de contratar pela capacidade e não pela aparência, para que as mudanças sejam efetivas, a organização precisa ter a diversidade inserida em seus valores.

Isso significa que as diferenças precisam ser trabalhadas por todos os gestores e colaboradores. Pode ser incluída aos poucos no dia a dia, permitindo e aceitando opiniões e sugestões de melhoria.

Manter uma comunicação alinhada para promover o diálogo entre os funcionários e engajamento entre equipes também é uma boa prática para trabalhar com a diversidade.

Quando compartilhamos os mesmos valores e os propagamos, estamos estimulando que as pessoas aceitem e saibam trabalhar com as diferenças.

Uma empresa que abre as portas para as diferenças, também receberá a inovação, a criatividade, o engajamento e uma maior dedicação de seus colaboradores. A imagem corporativa é valorizada, a produtividade aumenta e a rotatividade diminui.

Várias empresas que investem fortemente em diversidade já estão alcançando resultados com isso. Empresas como a Sodexo, Mastercard, P&G e Johnson & Johnson estão entre as 50 melhores empresas que investem em diversidade.

O que os gestores precisam fazer, é se basear na gestão de diversidade de empresas bem sucedidas e, assim como eles, crescer financeiramente e culturalmente.

 

Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a Progic!

Veja também

Leave a Comment