Vantagens de utilizar um emissor de nota fiscal eletrônica

emissor de nota fiscal eletrônicaNo Brasil, toda a negociação de compra e venda de mercadorias ou serviços deve gerar uma nota fiscal emitida pela empresa. A nota fiscal eletrônica foi criada para substituir a antiga nota fiscal emitida em papel, com o intuito de reduzir a geração de resíduos no meio ambiente. Por ser eletrônico, esse documento pode ser armazenado em arquivos digitais e tem a finalidade de controlar a circulação de mercadorias, para fins de tributação.

 

A Receita Federal oferece um sistema gratuito de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, mas é cada vez mais frequente que empresas utilizem sistemas próprios para essa função. Isso vem acontecendo principalmente porque o sistema gratuito não está vinculado à empresa emissora da nota, então não é possível salvar as informações, sendo necessário digitar todos os dados a cada nova emissão.

 

Emissor de Notal Fiscal Eletrônica

 

Existem dois modelos de emissor de notas fiscais eletrônicas, os mais simples que apenas executam essa função permitindo o registro das informações da empresa e os sistemas mais completos, normalmente disponibilizados em Sistema ERP.

Quer conhecer mais vantagens de um ERP para sua empresa? Leia também.

 

Vantagens do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas

 

  • Eficiência e agilidade

 

Os emissores próprios de notas fiscais eletrônicas permitem o preenchimento das informações da empresa com dados registrados previamente, e isso resulta em uma economia de tempo enorme para a empresa. O desempenho dos sistemas próprios chega a ser 15 vezes superior ao gratuito. Para empresas que emitem muitas notas fiscais diariamente essa facilidade certamente irá gerar um aumento da produtividade do setor responsável.

 

Além disso, com o preenchimento automático das informações previamente cadastradas são minimizadas as possibilidades de erros, que frequentemente causam transtornos aos clientes e empresas.

 

  • Segurança

 

O emissor de nota fiscal eletrônicas utilizam tecnologia na nuvem criptografada, o que garante mais segurança das informações e o correto funcionamento e armazenamento dos dados registrados.

 

  • Integração de sistemas

 

Os sistemas mais completos funcionam como emissores de nota fiscal eletrônica possuem integração com outros módulos de gestão como o de controle de vendas e estoque, evitando o trabalho de registrar duas vezes a mesma informação.

 

  • Armazenamento

 

Outra vantagem oferecida pelos sistemas completos é ao armazenamento pelo período de cinco anos dos arquivos gerados.

 

  • Envio automático por e-mail

 

Com a integração de sistemas, após o registro das informações no emissor de notas fiscais eletrônicas, é possível enviar o documento através de e-mail cadastrado para os clientes ou fornecedores, diretamente do sistema.

 

O emissor próprio de notas fiscais eletrônicas é uma tendência de mercado que vem conquistando cada vez mais empresas e pode aumentar consideravelmente a produtividade de qualquer negócio que possua uma quantidade significativa de vendas.

 

A empresa que opta por um sistema de gestão empresarial, que possui o emissor próprio entre seus recursos, ganha ainda mais por utilizar as soluções da plataforma em outros setores da empresa como controle de estoque, emissão de boletos, controle de contas, geração de relatórios e sistema de vendas, entre outros.

 

Por que não utilizar emissor de notas fiscais gratuitos

 

  • Problemas de segurança

 

Quando você utiliza programas gratuitos de emissão de notas fiscais eletrônicas não existe qualquer tipo de contrato que garanta a segurança e sigilo dos dados inseridos na plataforma. Dessa forma tudo o que você informar pode ser exposto sem o seu consentimento e gerando prejuízo para a empresa.

 

  • Falta de serviços agregados

 

O sistema próprio de emissão de notas fiscais eletrônicas pode oferecer muito mais do que apenas a emissão das NF-e. Pode haver adequações do programa às necessidades da empresa como envio direto para o cliente por e-mail, escalabilidade, portabilidade entre sistemas operacionais e bancos de dados, uso de certificados digitais e transparência nas operações.

 

  • Inexistência ou ineficiência de suporte técnico

Nos sistemas gratuitos não existe um atendimento adequado quanto a dúvidas de utilização ou mesmo de instalação do serviço.

 

  • Limitação da quantidade de nota fiscal emitidas

 

Normalmente os softwares gratuitos possuem uma limitação na quantidade de emissão de notas fiscais eletrônicas durante um determinado período, que pode ser diário ou mensal. E esse limite costuma ser baixo, justamente para que você tenha que contratar uma versão paga.

 

Certamente depois de todas essas explicações você percebeu as inúmeras vantagens em contratar um serviço próprio de emissão de notas fiscais eletrônicas para sua empresa.

 

São muitos benefícios com um custo bem acessível, e se você optar por um sistema integrado de gestão empresarial, que tem o emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) entre seus recursos, certamente sua empresa perceberá em pouco tempo o aumento de produtividade e organização que farão sua empresa crescer cada vez mais.

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment