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Empreendedorismo: 5 dicas para tirar um negócio do papel

Empreendedorismo: 5 dicas para tirar um negócio do papel

Ainda que a crise gerada pelo coronavírus (Covid-19) tenha afetado negativamente o âmbito econômico do país, o empreendedorismo não para de crescer no Brasil. Afinal, trata-se de uma forma de conseguir uma renda extra e alcançar a liberdade profissional. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o número de empresas criadas no país foi o maior dos últimos anos, ultrapassando 2 milhões de novos empreendimentos. Esse índice é o reflexo de como empreender pode ser promissor. 

 

No entanto, não basta apenas pensar em uma ideia inovadora se você não tem preparo algum para tirá-la do papel. É fundamental estudar sobre o mercado, a concorrência, entender, de fato, como é funciona a sua área de atuação, e por aí vai. 

 

Dessa forma, a nossa cultura empreendedora nem sempre é suficiente para manter os negócios ativos, como bem sabemos devido à alta taxa de empresas que encerram as atividades logo em seus primeiros anos. 

 

Por essa razão, se o seu sonho é mergulhar no universo do empreendedorismo, preparamos neste artigo uma lista com 5 dicas infalíveis para que você possa tirar o seu negócio do papel. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo e confira!

 

1. Fale sobre sua ideia com quem pode ajudar

Embora a gente sinta, muitas vezes, que ideias inovadoras devem ser guardadas a sete chaves, os empreendedores percebem que há cada vez mais valor em compartilhá-las com quem realmente pode auxiliar. 

 

Se você acredita que a sua ideia pode fazer a diferença no mercado, crie uma apresentação breve, liste as suas principais dúvidas e ouça a opinião de sua família, de outros empreendedores, de profissionais especializados, e por aí vai. 

 

Vamos imaginar que você queira abrir um negócio redutor de velocidade. É interessante também organizar uma lista com nomes de possíveis investidores e pessoas que levam em conta esse modelo de companhia. 

 

Dessa forma, você consegue receber informações valiosas sobre o que precisa ser alterado em seu planejamento antes de entrar no universo do empreendedorismo. 

 

2. Estude profundamente o mercado

Antes de mais nada, é importante mencionar que o empreendedorismo não exige nenhum tipo de formação superior. No entanto, isso não significa que você não precisa sair da sua zona de conforto e manter-se atualizado sobre as questões que envolvem o mercado. 

 

Para poupar tempo e, principalmente, dinheiro, dê preferência a cursos online e que são gratuitos. Há uma série de plataformas na internet que oferecem cursos de marketing, finanças, vendas, administração, entre outras opções. 

 

Suponhamos que você pense em abrir um e-commerce de pistola pulverizadora de pintura. Vale lembrar que você não será responsável apenas pelas vendas e logística, como também por todo o processo de divulgação da sua marca. 

 

Sendo assim, busque ferramentas de inteligência de mercado ou, até mesmo, contrate um consultor para analisar o mercado de forma mais completa. 

 

3. Comunique-se com potenciais clientes

Antes de sair pensando nos materiais que serão necessários para seus produtos e serviços, é preciso ter certeza de que eles serão consumidos pelo público de interesse. Por isso, um dos passos mais importantes é comunicar-se com potenciais clientes. 

 

Com o avanço da tecnologia e as facilidades oferecidas pela internet, tornou-se mais fácil realizar esse processo. Por meio de pesquisas e análises, você consegue coletar informações como nome, faixa etária, preferências, desejos e necessidades do público.

 

Outra ideia é conversar com os consumidores, avaliar o que eles esperam e como seus produtos e serviços podem atendê-lo. Essa é uma etapa importante para qualquer negócio, seja uma loja de doces ou um serviço de modernização de elevador

 

4. Estruture um bom plano financeiro

A falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos que levam empresas à falência. Diante disso, é fundamental estruturar um bom plano financeiro para o seu negócio, levando em conta as receitas e as despesas. 

 

Além disso, faça um plano de investimentos até que a companhia possa caminhar com as próprias pernas. Outra dica que pode fazer toda a diferença é estabelecer um plano de reinvestimento no negócio, uma vez que garante a sustentabilidade financeira. 

 

5. Invista em marketing digital

Por fim, investir em marketing digital deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma questão de sobrevivência para pequenos, médios e grandes negócios. Para isso, é importante identificar quais são as estratégias que mais fazem sentido para a sua marca. 

 

Ações como marketing de conteúdo e planejamento estratégico nas redes sociais podem não só promover seus produtos e serviços, como também captar e fidelizar clientes. Vale a pena investir! 

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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