Empreendendo: como abrir uma loja de roupas?

Vamos presumir que o seu desejo de abrir uma loja de vestuário não é apenas porque você quer provar ao mundo que o seu estilo de se vestir é o melhor de todos, mas que você realmente entende de negócios, tem um interesse sincero na área e mais do que “um pouco” de dinheiro na poupança. Abrir uma loja de vestuário é negócio sério! É preciso bastante planejamento, organização e disposição para trabalhar. É uma empresa a todo vapor e que irá consumir uma boa parte do seu tempo.

Qualquer pessoa que entra em um shopping pode sentir que a indústria de vestuário e moda está lotada. A verdade é que sempre há espaço para uma nova loja de roupas, especialmente se você oferecer aos consumidores algo único e inovador para a sua área. Porém, é essencial ficar atento às tendências no seu mercado local, entender como a cultura pop (incluindo filmes, livros e a internet) influencia as escolhas de moda. Não tem como inovar em um estilo ou em um segmento específico, se a região não tem o público-alvo para tal.

Adicionalmente,é importante amar a área de vestuário e moda para iniciar um empreendimento nesta indústria. Como a indústria de restaurantes (e, francamente, qualquer outro tipo de pequena empresa), há riscos. Ter sucesso na indústria de vestuário a varejo exige motivação, trabalho árduo e um sólido plano de ação:

Estrutura legal

Determine qual é a estrutura jurídica mais adequada para o seu negócio. É possível adquirir essas informações online, por exemplo, pelo site do Sebrae ou contratar um contador que poderá auxiliar passo-a-passo na abertura da sua loja.

Apesar de parecer uma decisão que só será feita no final de todo o processo de planejamento, abrir uma loja pode ser burocrático e levar tempo, por isso o quanto antes você começar a pesquisar e agir, melhor.

Plano de negócios

Que tipo de roupa você vai vender na sua loja?Qual o número de concorrentes na região escolhida? Qual o volume de vendas deste mercado? Avalie se seu mercado será para homens, mulheres, crianças ou uma combinação (além da faixa etária). Você pode escolher uma especialidade, como roupas vintage para mulheres, maternidade, sportswear e acessórios, ou alguma outra categoria.

Ter que analisar e organizar para colocar em ação todos esses detalhes exige um plano de negócios completo. Desde o sumário, marketing e publicidade até o planejamento financeiro.

Planejamento Financeiro

Assim como muitos empreendimentos, é necessário gastar para ganhar dinheiro. Logo, entra a necessidade de fazer um planejamento financeiro. Talvez você precise apresentar o seu plano para investidores ou para pedir dinheiro emprestado para financiar seu negócio através de um empréstimo bancário para pequenas empresas.

É importante não subestimar a quantidade de capital financeiro que você precisará para dar o chute inicial. Você precisará comprar mercadorias, pagar os funcionários da loja, investir em materiais de marketing, além de outras despesas como eletricidade, aluguel, internet, máquinas, etc.

Encontre a sua loja

Encontrar o local certo é uma das decisões mais importantes que você terá que fazer ao abrir uma loja de roupas. Não somente pelo fato de ter que se comprometer com um local em um estado e cidade específica, é importante porém, considerar os bairros ao redor, as ruas com pedestres e se o seu público-alvo está naquela região disposto a pagar pela sua mercadoria.

Além disso, você terá que decidir se abrirá uma loja perto do comércio de rua em um edifício ou em um shopping center. Nunca esqueça de analisar a concorrência do local na hora da decisão.

Inventário de compras

Você irá participar da manufatura das roupas vendidas ou comprar de designers e fabricantes? Veja quais fabricantes de tecido ou roupas tem o produto que você deseja. Uma boa ideia é ir em locais como o Brás em São Paulo, na famosa Rua José Paulino. Lá, você encontrará uma enorme quantidade de fornecedores e lojas atacadistas. Seja para comprar ou ter uma ideia – vale a pena!

Ao fazer pedidos, considere o valor que você precisará quando abrir a loja pela primeira vez, além do inventário necessário para substituir regularmente os itens vendidos. Não se esqueça de tendências sazonais, além dos novos estilos e marcas que se tornam populares devido à influência da cultura.

Ao longo do processo, pesquise a melhor maneira de definir seus preços com base na mercadoria que você está comprando e vendendo. Você precisará determinar a quantidade, entender técnicas de preços eficazes e saber como fazer desconto de mercadorias para ter lucro.

Estabeleça políticas

Antecipar quaisquer problemas ou perguntas que possam surgir quando se trata de funcionários, horário de abertura, serviço ao cliente, prevenção de perdas, danos, devoluções e outras operações do dia-a-dia é essencial e deve ser incluso no seu planejamento de negócios. Pesquise e considere as melhores práticas de outras lojas já estabelecidas no mercado.

 

É hora de vender!

Quando você estiver pronto para abrir suas portas, não tenha medo de dizer a todos. De amigos e familiares até aqueles que você só tem contato por redes sociais. Certifique-se de que você tem uma mensagem para compartilhar e as razões pelas quais eles devem comparecer em sua nova loja. Você pode considerar uma festa de inauguração com descontos especiais, brindes e outras pequenas surpresas. Certifique-se de colocar a estratégia de publicidade e marketing a todo vapor, ou seja, com anúncios, em uma página do Facebook ou em uma revista local.

Todo começo tem suas dificuldades, mas com um bom plano de negócios, um planejamento financeiro para o financiamento dos custos e ambição para crescer e aprender diariamente, é possível superar as fases de tempestade e progredir incessantemente com sua nova loja de roupas.

Quer saber como ganhar dinheiro, clique aqui.

Autora:

Diana Morgado

Diana Morgado, formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empreendedor a ter sucesso com a organização dos negócios e com um planejamento financeiro completo.

Veja também

One Thought to “Empreendendo: como abrir uma loja de roupas?”

  1. Otima dicas para que deseja abrir uma empresa para vender roupas.

Leave a Comment