Empreender é tirar sua ideia do papel!

empreender

 

O que vem à sua cabeça quando escuta a palavra “empreendedor(a)” ? Esse termo pode relembrar vários perfis, e com certeza, muitos dentre vocês devem imaginar grandes empresários engravatados, geralmente homens acima dos 45 anos, pós graduados, ou até mesmo com muito dinheiro pra isso, certo?

 

Bom, a verdade é que grande parte dos empreendedores brasileiros não tem essas características: a maioria tem menos de 35 anos, metade são mulheres e muitos vão atrás de uma própria renda ou da realização de um sonho . E para começar a empreender, o que mais se exige de você não são diplomas ou dinheiro: é persistência e motivação para a jornada, já que encontrará muitos obstáculos pelo caminho.

 

Ao contrário das nossas crenças, muitos empreendedores começam com pouco recursos, como o Olímpio Alves Martins (Gama – DF) quem resolveu empreender como “marido de aluguel”, e hoje tem o negócio Marido Help como sua principal fonte de renda! Confira a trajetória dele:


O Olímpio contou com a ajuda de sua família para descobrir que podia ser o dono de seu próprio empreendimento e não deixou passar a oportunidade que estava em sua frente. Afinal, é preciso acreditar que você tem o que é necessário para começar e que tudo o que fizer será um aprendizado para continuar evoluindo como empreendedor.

 

# Acredite em você: ninguém nasce empreendedor(a), a gente se torna!

 

Para fazer como o Olímpio, o primeiro e principal passo é acreditar que sua ideia de negócio pode dar certo! Para começar, não precisa passar meses se planejando e sim ir diretamente para a prática, testando, testando de novo, e testando mais uma vez! A palavra mágica é: Mão na massa!

Talvez você vai começar querendo esconder sua ideia de todos para ninguém roubá-la… Mas pera aí, lembre-se que só uma ideia não tem valor, o que importa realmente, é ela se tornar real! Compartilhar a sua ideia com outras pessoas, de preferência potenciais clientes, irá te ajudar a saber se ela é realmente boa e se pode dar certo ou não no futuro. Ou seja, aproveite quando receber os feedbacks, são eles que vão te permitir melhorar e acreditar que seu negócio pode ser real.

 

# Esteja atento ao que acontece em seu redor

 

Começar a empreender um negócio na internet ou em espaço físico é como se aventurar em uma atividade desconhecida: é desafiador, pode parecer assustador e é preciso encarar muitos riscos, mas com muito trabalho e disposição é possível desenvolver o seu negócio! Fique de ouvidos e olhos bem abertos sempre ao que está acontecendo ao seu redor, porque tudo pode virar uma nova parceria ou oportunidade e acrescentar valor ao seu negócio.

Para isso, adapte-se às situações do dia a dia, converse com quem você conhece, família, amigos, outros empreendedores, troque experiências, alimente sua ideia e a faça crescer.

E mesmo que você não tenha recursos, ou até mesmo coragem: não desista! É só questão de tempo para que você encontre seu lugar no mercado. Assim, fica mais fácil se sentir à vontade para colocar a mão na massa e praticar suas habilidades, abraçando a oportunidade de fazer sua vida pessoal e profissional melhor.

 

# Empreender é: ter controle sobre seu negócio

 

E se aparecerem desafios, você não tiver o apoio da sua família em todos os momentos, ou que tenha que trocar uma saída com seus amigos pelo trabalho, ou ainda trabalhar por três pessoas, não se sinta sozinho(a) na sua jornada.

Em algum momento, você vai perceber o seu sucesso está somente nas suas mãos e que depende exclusivamente de você, seja indo atrás de parcerias, cuidando da gestão financeira ou em qualquer tarefa a ser feita. Tudo o que é feito em seu negócio precisa estar sob seu controle. Então aproveite, crie coragem e corra atrás do controle da sua própria vida e do seu negócio. É preciso sonhar o mais alto possível e se desafiar. Boa sorte! 😉

 

Autora:

Taysa e Florian,

Tamo Junto

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment