Endomarketing: você precisa dessa estratégia

Endomarketing você precisa dessa estrategia

Toda empresa de sucesso usa o marketing como ferramenta para que seus produtos se tornem conhecidos no mercado, que se tornem desejados pelas pessoas e acima de tudo que sejam comprados pelo consumidor final.

 

A este conjunto de trabalho com triplo objetivo chamamos de marketing e com certeza esta é uma das estratégias mais usada para que as empresas consigam ganhar o mercado.

 

Destacamos que o marketing atinge o cliente externo. Porém, o endomarketing vem mostrar que é preciso trabalhar o cliente interno, o seu funcionário, o seu colaborador e parceiro.

 

Você sabe o que é endomarketing? Leia nosso artigo e descubra!

 

 Como surgiu o endomarketing

 

Conta-se que na década de 70, o brasileiro Saul Bekin, era o gerente da Johnson &Johnson e em meio à crises internas que a empresa enfrentava, resolveu que precisava envolver os funcionários, precisava vender a imagem da empresa e o produto para seus colaboradores..

 

A partir daí criou a expressão “endomarketing” e vinte anos após, em 1995, Saul lançou o livro Conversando sobre Endomarketing, tornando-se a primeira referência no assunto.

 

O prefixo “endo” é de origem grega e significa para dentro, no nosso vocabulário poderíamos dizer  interno.

 

Então, resumimos dizendo que endomarketing são ações de marketing voltadas para o público interno da sua empresa: os seus colaboradores.

 

 Os objetivos do endomarketing:

 

O endomarketing é o processo estratégico que passa a tratar os seus funcionários como os seus clientes internos e tem como objetivo fazer com que sua equipe vista a camisa da empresa.

 

Visa desenvolver nos seus colaboradores o comprometimento com os negócios da empresa, para com as ações da empresa.

 

É um conjunto de envolvimento mútuo a partir de uma comunicação eficaz e motivadora. O seu colaborador precisa conhecer e se envolver com a missão da sua empresa. Ele precisa enxergar qual a visão da sua empresa e acima de tudo qual a cultura de trabalho da sua empresa.

 

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 O endomarketing como rotina de trabalho

 

O endomarketing se baseia em toda e qualquer iniciativa que possa favorecer a relação entre a sua empresa e seus funcionários e talvez, você já tenha instituído algumas sem mesmo saber que estas atitudes ou atividades também podem ser consideradas endomarketing, como é o caso do famoso e relaxante happy hour no final do expediente.

 

Mas, abaixo destacamos alguns pontos básicos devem ser considerados para que você consiga êxito na implantação do endomarketing e que este conjunto de ações se torne uma rotina natural dentro da sua empresa.

 

  • Comunicação eficaz e motivadora – por mais digital que seja a nossa era, aquele famoso muralzinho de cortiça, com recadinhos, com fotos motivadoras da equipe, com gráficos de metas a serem cumpridas e as já alcançadas funcionam como estímulos para a equipe. Se você conseguir então a proeza de fixar o mural próximo da famosa mesinha do café, é sucesso de estímulo na certa.

 

  • Use e abuse de todo meio de comunicação digital e escrito, entre eles, os jornais internos, as mídias sociais para os recados e até mesmo para lançar desafios motivadores.

 

  • Seus funcionários precisam trabalhar satisfeitos e proporcionar o diálogo ou implantar formas onde eles possam se expor e apresentar suas ideias é fundamental no contexto do endomarketing. Assim como elaborar estratégias para que ele trabalhe motivado.

 

  • Organizar eventos que estimulem o trabalho em equipe sempre será uma grande sacada, pois esses eventos são formas muito eficazes de quebrar barreiras e promover a integração das pessoas. Palestras motivacionais ou churrascos com os familiares são excelentes oportunidades para se criar laços e quebrar barreiras.

 

  • Além dos benefícios empregatícios, incentive seus funcionários com benefícios diferentes e estimuladores para que a equipe trabalhe motivada. Estes benefícios podem ser estipulados por meta cumprida, semestral ou anual como o caso de uma viagem com a família, por exemplo.

 

Diálogo, a chave do sucesso do endomarketing

 

Vimos que o endomarketing estabelece uma relação de compartilhamento de experiências, de afinidades de objetivos entre o colaborador e a empresa, chamando-o para a responsabilidade e estimulando-o para o sucesso junto de você.

 

O diálogo sempre foi e sempre será a ferramenta indispensável no sucesso de toda e qualquer incorporação que almeja o sucesso, ressaltando que todo bom diálogo estabelece uma convivência baseada na dignidade, na educação, no respeito e na bondade entre todos.

 

Falar com seu funcionários, expor a eles seus objetivos, suas dificuldades, seu sucesso é tão importante quanto ouvi-los, e essa é uma das dicas do endomarketing.

 

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One Thought to “Endomarketing: você precisa dessa estratégia”

  1. Nos dias atuais ainda é um grande desafio a implementação do Endomarketing dentro das organizações. Mas certamente é um grande diferencial tanto no ambiente interno das empresas, assim como reflexão externa para sucesso das mesmas dentro do mercado competitivo. Todos tem a ganhar tanto funcionários, como o mercado como todo em si.

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