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Como usar o endomarketing para aumentar a produtividade do time

Como usar o endomarketing para aumentar a produtividade do time

É fato: o sucesso de uma empresa depende da satisfação e do engajamento dos colaboradores. Afinal, eles são os responsáveis por executar atividades, conquistar bons resultados, manter o ritmo produtivo e, claro, apresentar pontos de melhorias.

Contudo, muitos gestores acabam negligenciando a satisfação da equipe, uma vez que a fonte de lucro da organização é o cliente. Por isso, em sua maioria, as ações estratégicas são voltadas ao bom relacionamento com o consumidor e ao aumento das vendas.

No entanto, é importante ressaltar que é preciso equilibrar o foco das estratégias e aplicar melhorias no ambiente interno. E, foi exatamente a importância da satisfação dos colaboradores que levou o endomarketing a conquistar espaço empresarial.

Diante desse cenário, preparamos este post com a finalidade de mostrar a você, gestor, como o endomarketing pode ser benéfico para a empresa, contribuindo com o aumento da produtividade. Então, confira a seguir, as 4 formas de usar essa ferramenta:

1. Aposte na comunicação interna

O primeiro passo para aplicar o endomarketing é apostar na comunicação interna. Ou seja, é necessário ouvir e falar com os colaboradores. Aliás, essa é uma ótima alternativa para ouvir novas ideias e pontos a serem melhorados.

Nesse sentido, a transmissão de informações também deve ser clara e objetiva, eliminando os achismos e ruídos que podem acabar influenciando no bem-estar geral. Isso vale até para segmentos específicos, como indústrias de talha elétrica.

Dessa forma, é possível, por exemplo, utilizar os canais próprios de comunicação corporativa – murais, boletins diários, e-mail, redes sociais – para falar diretamente com os profissionais de maneira clara e alinhada.

2. Invista em uma política de benefícios

Geralmente, as organizações oferecem vale refeição e vale transporte, certo? Mas, o endomarketing vai além. Por isso, investir em uma política de benefícios para funcionários é fundamental para manter a motivação deles, além de ser uma ótima opção para engaja-los.

Pensando nisso, você pode apostar no home office, premiações por cumprimento de metas, folgas em datas comemorativas, flexibilidade de horário e, também, na disponibilização de alguns recursos, como cesta de natal.

3. Aplique cursos e treinamentos

Investir em cursos e treinamentos é sinônimo de valorização profissional. Portanto, ao aplicar ações de capacitação, é possível mostrar ao colaborador o quanto a empresa se importa com o seu desenvolvimento pessoal, profissional e emocional.

Com isso, aplicar treinamentos, além de promover as habilidades, possibilita uma proximidade e integração entre os colaboradores que não fazem parte da mesma rotina corporativa.

Dessa forma, cursos e treinamentos são fundamentais para alinhar o modelo de trabalho e padronizar as atividades, principalmente em tarefas específicas e que exigem mais precisão, como produções de teclado de membrana.

4. Ofereça um plano de carreira

Por fim, é imprescindível que a organização apresente oportunidades de crescimento. Dessa forma, é possível que os colaboradores aumentem o seu desempenho e executem suas atividades com eficiência.

Nesse sentido, elabore e ofereça um bom plano de carreira, ressaltando que é possível progredir sem buscar por outra oportunidade de trabalho. Mas não deixa de destacar que é preciso o desenvolvimento constante de cada atividade.

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