AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Endomarketing: como ter sucesso com a estratégia?

Endomarketing: como ter sucesso com a estratégia?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre endomarketing, certo? Afinal, trata-se de uma ferramenta valiosa para empresas e marcas conseguirem engajar os colaboradores na missão, visão e objetivos do negócio.

Além disso, os colaboradores são os principais responsáveis por manter os processos, o bom funcionamento da empresa e por garantir bons resultados. Por isso, gestores e líderes devem promover a satisfação e o desenvolvimento individual e coletivo de cada um.

Com isso, podemos afirmar, com segurança, que a melhor maneira de contribuir – e muito! – com a satisfação dos funcionários é o endomarketing. Em resumo, suas estratégias visam engajar a equipe para que ela atinja os objetivos da organização.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 formas simples de ter muito sucesso com uma estratégia de endomarketing. Neste post, você verá como estruturar essa ação na prática e, por consequência, sua utilidade no ambiente de trabalho. Continue lendo!

1. Invista na capacitação dos funcionários

O primeiro passo para aplicar o endomarketing no ambiente de trabalho é justamente investir na fonte de produção da empresa: os colaboradores. Para isso, aposte recursos na capacitação e no desenvolvimento de cada funcionários.

É possível promover capacitação de diferentes maneiras, como: oferecer cursos de capacitação, workshops, treinamentos de compressor de parafuso e seminários para desenvolvê-los. Com isso, o colaborador passa a reverter o aprendizado em trabalho.

Outra saída bem interessante é fechar parcerias com profissionais da área para que eles ministrem palestras aos colaboradores. Investir em capacitação é a melhor forma de criar um bom relacionamento com a equipe.

2. Ofereça benefícios

Engana-se quem pensa que oferecer apenas vale refeição e vale transporte já é suficiente para promover a satisfação geral. Na verdade, é fundamental alocar recursos em uma série de benefícios, como:

  • Feche parcerias com estabelecimentos para oferecer descontos em cinemas, shows e teatro;
  • Ofereça descontos em cursos e faculdades;
  • Disponibilize um vale-creche para os colaboradores que têm filhos;
  • Ofereça brindes de cilindro hidráulico;
  • Entre outras opções.

O ideal é que o colaborador reconheça o seu benefício e faça uso dele, a fim de melhorar sua qualidade de vida e, em alguns casos, a capacitação profissional.

3. Dissemine feedbacks

Vamos imaginar a seguinte situação: você trabalha na mesma empresa há mais de 10 anos e nunca recebeu um retorno sobre o desempenho de suas atividades. Difícil, não é mesmo? Daí que vem a importância do feedback.

Dessa forma, os líderes devem promover reuniões periódicas para conversar com os colaboradores sobre desempenho, produtividade e resultados. Lembre-se de ser empático e elogiar as melhores performances, como ímã de ferrite.

4. Faça eventos internos

Por último, e não menos importante, realizar eventos internos também é uma ótima saída para engajar os funcionários, além de integrar os departamentos da empresa.

Para isso, você pode fazer uma festa junina, promover a comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, gincanas e caminhadas. Essas são ótimas oportunidades de construir bons relacionamentos e estreitar laços.

Portanto, é fundamental que os gestores também participem desses momentos, a fim de interagir com cada um individualmente.

Gostou do nosso post sobre como ter sucesso com uma estratégia de endomarketing? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *