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5 fatores para alcançar o engajamento do colaborador

5 fatores para alcançar o engajamento do colaborador

 

Um dos grandes desafios dos gestores de empresas e equipes é alcançar o engajamento dos colaboradores com a empresa. E realmente, estimular a participação dos funcionários nos projetos corporativos requer planejamento, criatividade e persistência.

 

Segundo o autor Kevin Kruse, definimos engajamento como o compromisso emocional que o funcionário tem com a empresa e seus objetivos. Logo, um colaborador engajado não faz seu trabalho simplesmente porque é sua obrigação, ou apenas pelo salário. Quando o funcionário se importa, ele irá se esforçar espontaneamente para ir além do básico.

 

Portanto, podemos afirmar que engajar é de extrema importância porque fortalece a cultura da empresa, deixando o colaborador mais motivado e propício a vestir a camisa da corporação.

 

Nesse artigo iremos discutir qual o impacto da falta de engajamento dos colaboradores na empresa e quais são os 5 fatores básicos para alcançá-los. Boa leitura!

 

O preço da falta de Engajamento dos Colaboradores

Você sabia que, segundo pesquisa do Instituto norte-americano National Business Research Institute (NBRI), apenas 1 em casa 3 funcionários nos Estados Unidos é engajado no seu trabalho?

 

Os fatores que levam a esse desinteresse passam pela falta de confiança dos funcionários em seus líderes até a falta de comunicação interna efetiva no ambiente de trabalho.

 

Pois é, muito se engana quem acha que trabalhar engajamento é apenas um detalhe de luxo nas empresas. Inclusive, arrisco dizer que desenvolver o engajamento é uma das premissas básicas para o sucesso e crescimento de uma empresa.

 

Estima-se que o preço de substituir um funcionário desengajado custe de 16% a até 216% do salário anual do colaborador.

 

Analise a situação: para substituir um colaborador pouco comprometido que recebe R$ 50 mil anuais, por exemplo, a empresa gastará no mínimo R$ 8 mil para demiti-lo, encontrar um substituto e treiná-lo, entre outros custos, podendo chegar a R$ 108 mil.

 

Logo, podemos dizer que para uma empresa que quer se manter ou se tornar competitiva no mercado, o engajamento do colaborador deve ser uma de suas principais prioridades.

 

Os 5 fatores básicos para alcançar o engajamento

Ainda baseando-se em pesquisas, o engajamento foi o quarto colocado dentre as 10 tendências do capital humano em 2016. Neste relatório, 85% dos executivos e líderes de RH consideram o engajamento dos funcionários como um fator muito importante para a empresa.

 

Mas como alcançar o engajamento?

 

Sabemos que não existe uma receita pronta para isso, mas boas práticas levam ao objetivo desejado. Abaixo listamos 5 fatores básicos para estimular o engajamento entre colaboradores. Confira!

 

Significado

Todo mundo tem um propósito na vida. No trabalho não seria diferente. Alguns trabalham para ficar rico, outros para serem felizes, ou alguns apenas para pagar as contas.

Mas desenvolver o engajamento vai além do salário no fim do mês. Estimular o funcionário com o verdadeiro sentido da empresa existir é um fator primordial para que ele possa criar identificação com o local onde trabalha e se entregue verdadeiramente ao vestir a camisa do lugar que ele representa.

 

Autonomia

Construir o engajamento também é construir confiança. Estimular e desenvolver a autonomia dos funcionários faz com que cada um tenha um significado muito maior dentro da empresa.

 

Quando falamos em autonomia dizemos que estamos desenvolvendo a liberdade de poder mudar certos aspectos no ambiente de trabalho para maximizar as capacidades e habilidades dos colaboradores.

 

Portanto, é dever da corporação dar autonomia e empoderamento ao funcionário. É dever do funcionário ganhar a confiança de seus líderes para obter esta autonomia.

 

Não há autonomia sem confiança.

 

 

Engajamento

 

Crescimento

Crescimento não necessariamente tem algo a ver com promoção, melhoria de cargo ou aumento de salário.

Crescimento acontece quando o colaborador quer ir além, aprender novas habilidades, novas competências e realizar os objetivos estabelecidos. Crescimento acontece quando a empresa contribui com estas aspirações.

 

Impacto

Para estimular o engajamento, os colaboradores precisam enxergar o impacto que seus esforços trazem para a empresa.

Conectar os resultados dos trabalhos com os objetivos estratégicos da companhia é primordial para que as pessoas se sintam peça chave na companhia onde trabalham.

Sem esta visão as pessoas podem começar a se sentirem sem propósito dentro da organização, pois não se enxergam como parte de um todo.

 

Conexão

O objetivo da conexão é gerar o sentimento de pertencimento a uma comunidade que é engajada em objetivos comuns. Este ponto visa despertar no colaborador o senso de que ele faz parte de uma coisa muito maior do que ele. O foco é sempre no “nós” ao invés do “eu” ou “eles”.

 

A coisa mais importante é perceber que quando você alcançar o engajamento dos colaboradores, você conseguirá ganhos expressivos na produtividade.

 

As pessoas irão trabalhar mais e em menos tempo. Você perderá menos tempo consertando as coisas, tomando medidas corretivas, demitindo pessoas e recrutando novas pessoas.

 

O engajamento faz você ganhar tempo, e não perder.

 

“Cuide dos seus funcionários e eles vão cuidar do seu negócio. É tão simples quanto isso!” – Richard Branson

 

 

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a TV Corporativa Progic!

 

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