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Entenda a importância da jornada do cliente baseada em dados

 

Sem dúvida o mercado está cada vez mais competitivo, especialmente com a chegada da era digital. Por essa razão, muitas empresas têm investido no marketing por dados para compreender a jornada do cliente — ou seja, o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a marca até se tornar um cliente fiel.

Interpretar todas as interações que os clientes estabelecem ao longo desse trajeto é um desafio e tanto, mas com a ajuda da tecnologia a tomada de decisão se torna mais eficiente. Neste post selecionamos os benefícios que comprovam que a jornada do cliente deve ser conduzida por meio de informações baseadas em dados. Confira!

 

Tenha mais agilidade acompanhando a jornada do cliente

 

A organização dos dados oferece uma vantagem incrível para o seu negócio: a otimização de tempo. É possível automatizar todo o processo para gerar informações valiosas a partir dos dados — assim você ganha mais tempo para se concentrar em outras atividades que também são vitais para a empresa funcionar.

Existem algumas opções no mercado de softwares que podem ser integradas com o CRM. Elas fornecem uma série de estatísticas fundamentais para evoluir a mensuração de resultados do negócio.

 

Saia na frente da concorrência

 

Por meio dos dados é possível transformar o negócio e ganhar notoriedade no segmento de atuação. Ao mensurar os resultados de cada ação de maneira precisa, as chances de melhorar o desempenho da sua empresa são muito maiores.

Se você identifica que a melhor maneira de adquirir audiência para o seu site é intensificando a aquisição de tráfego nas redes sociais, por exemplo, você pode maximizar o investimento nesses canais e se destacar.

Se você constata que determinada palavra-chave do seu mercado está com um alto volume de buscas e baixa concorrência, você pode investir na criação de conteúdo ou nos anúncios no Google AdWords. Dessa forma o seu site ou blog será exibido em destaque quando alguém digitar esse termo. Com isso, o negócio se diferencia dia após dia dos seus concorrentes.

 

Potencialize os resultados da empresa

 

A geração de informações relevantes a partir dos dados é bastante importante. Afinal, de nada adianta gerar um volume absurdo de estatísticas se não existe a capacidade analítica para transformá-las em informações.

O principal objetivo da geração de dados é fazer com que a empresa consiga tomar decisões mais acertadas. É isso que pode revolucionar um negócio: o valor dos dados está em como geramos informações por meio deles.

Além disso, basear todas as ações de marketing em dados permite que a empresa entenda exatamente o que funciona e o que deve ser eliminado de vez. Consequentemente, as possibilidades de aumentar o retorno sobre o investimento com essa prática são extremamente maiores.

 

Conheça melhor o seu cliente

 

Outra vantagem de investir na geração e dados para entender a jornada do cliente é a oportunidade de conhecer de fato quem tem potencial e interesse para adquirir os seus serviços. É bastante comum várias empresas direcionarem seus esforços para conquistar quem elas acham ser o público ideal.

No entanto, os dados podem revelar outras questões sobre isso. Muitas vezes a audiência que a empresa ignorava é a mais interessada e com potencial para se tornar um cliente fiel da marca. Por isso, avaliar essa jornada é de suma importância para conhecer os seus clientes e as melhores maneiras de interagir com os potenciais consumidores.

 

Crie soluções personalizadas

 

Ao conhecer de perto as necessidades dos clientes é possível criar serviços que se encaixem cada vez mais no desejo de compra desses consumidores — e a geração de dados é uma excelente fonte de pesquisa para a criação de novas soluções. Fique atento sempre!

É fato que entender a jornada do cliente é o primeiro passo para as empresas que desejam gerar negócios. A geração de dados é uma tendência que veio para ficar e as empresas que não se apressarem perderão inúmeras oportunidades de conquistar o seu público.

Se você ainda não sabe por onde começar a implementação de dados dentro do seu negócio, entre em contato conosco e conheça os especialistas que podem auxiliar a sua empresa em todas as etapas dessa estratégia!

Barbara Castro

Ceo da Agência Atalho
Sobre a Atalho:
A Atalho é especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas. Saiba mais acessando o site: atalhocomunicacao.com.br.

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