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Entenda o que é marketing sensorial

Entenda o que é marketing sensorial

O marketing sensorial é uma ótima oportunidade de destacar uma marca, seus produtos e serviços, conquistar clientes e melhorar consideravelmente os lucros, por meio do aumento das vendas.

Entretanto, para trabalhá-lo, é necessário ter muita criatividade e saber personalizar as campanhas. É dessa forma que a empresa proporciona uma experiência completa e diferente.

Ele está totalmente alinhado ao comportamento do consumidor moderno, visto que, para as pessoas, a experiência influencia na decisão de compra.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing sensorial, qual o conceito de sensorial e os seus benefícios.

Qual é o conceito de sensorial?

Sensorial são as sensações e sentidos percebidos pelas pessoas, que provocam algum tipo de estímulo, tanto interno quanto externo, levando a uma reação.

No marketing, ele pode ser explorado de diversas maneiras, principalmente pelo olfato, paladar e visão.

Entendendo o conceito de marketing sensorial

O marketing sensorial nada mais é do que uma estratégia que tem como foco estimular os 5 sentidos humanos os consumidores, que são:

  • Tato;
  • Olfato;
  • Paladar;
  • Visão;
  • Audição.

Ao trabalhar nossos sentidos, um restaurante de alimentos veganos consegue despertar o desejo de compra.

Outro exemplo é quando visitamos uma loja de perfumes e o cheiro agradável do ambiente nos leva a realizar uma compra. 

Entretanto, as estratégias de marketing sensorial não se limitam ao segmento de um negócio.

Uma loja de roupas, por exemplo, além de caprichar no visual da vitrine para atrair nossa visão, pode colocar uma playlist agradável, que faça com que o cliente permaneça mais tempo dentro da loja.

Apesar de parecer algo muito simples de se fazer, essa estratégia traz muitas vantagens para as organizações.

Prós do marketing sensorial

Muito além de estimular o desejo de compra, as estratégias de marketing sensorial trazem muitos outros benefícios para os negócios. 

Criação de vínculos emocionais

Ao colocar uma música agradável dentro do estabelecimento, uma empresa especializada em projeto de ar condicionado consegue criar vínculos emocionais com seus clientes.

Muitos consumidores se lembram de locais em que foram bem atendidos e se sentiram totalmente satisfeitos com o produto ou serviço.

Todo esse trabalho gera um vínculo emocional e faz com que o consumidor se lembre do seu negócio por outras razões que vão além das soluções oferecidas por ele. 

Em outras palavras, a pessoa se lembra de você por um cheiro, uma imagem e até uma música.

Torna o cliente fiel e encantado

Para ter um bom relacionamento com as pessoas é fundamental que elas confiem em você. 

Clientes confiantes dificilmente vão trocar o seu negócio pelo concorrente, mas para ter essa credibilidade, é necessário conquistar espaço no mercado.

Nesse sentido, as organizações investem em uma boa arquitetura comercial e podem trabalhar o marketing sensorial em sua loja online.

Isso é feito por meio de um bom layout, imagens de qualidade, descrição completa dos produtos e boa usabilidade do portal. São práticas simples, porém muito importantes para atrair e fidelizar os clientes.

Desenvolve a identidade da marca

Para criar a identidade da sua marca, é necessário ir além do produto e do atendimento ao cliente. 

O marketing sensorial ajuda nesse sentido porque ele atinge o subconsciente dos consumidores.

Se você visitar uma ótica e encontrar um balão personalizado com nome, vai sentir que o local é descontraído e oferece muitos benefícios para as suas compras.

Uma loja de sapatos que possui um aroma exclusivo ou um restaurante que capricha na embalagem das entregas são exemplos de estabelecimentos que sabem trabalhar o marketing sensorial.

Eles fazem com que os consumidores se lembrem deles, toda vez que precisam comprar o produto ou serviço relacionado às suas soluções.

São marcas que sabem surpreender o cliente e proporcionar experiências únicas, marcantes e positivas. 

Eles trabalham os estímulos certos e da maneira certa, aumentando consideravelmente suas vendas e seus lucros.

Conclusão

Resumindo, vender é lidar com pessoas e elas possuem sentidos que influenciam em sua decisão de compra. 

O marketing sensorial ajuda a criar uma atmosfera agradável dentro dos estabelecimentos, inclusive das lojas virtuais.

São estratégias inteligentes e sutis que fazem toda a diferença na jornada de compra e influenciam a decisão dos consumidores.

Praticamente todos os locais que frequentamos trabalham essa estratégia, visto que ela faz toda a diferença nos resultados. E o melhor de tudo é que, independentemente do seu segmento, é possível colocá-la em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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