AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Como uma equipe enxuta pode ajudar no crescimento de uma Startup

Como uma equipe enxuta pode ajudar no crescimento de uma Startup

Muitas empresas já investem em equipes mais enxutas para facilitar processos de liderança e otimizar a comunicação entre os departamentos.

Entretanto, a prática precisa ser pensada com muito cuidado, especialmente tratando-se de uma startup.

Antes de entender como uma pequena equipe pode auxiliar no crescimento desse tipo de companhia, é fundamental entender o que ela realmente é!

Sem uma tradução literal para o português, o termo startup causa muita discordância sobre o seu real significado.

Para algumas pessoas, a palavra refere-se a qualquer empresa que está iniciando as suas atividades.

Enquanto isso, outras acreditam que elas são soluções modernas para os negócios, que envolvem fatores como baixos investimentos, altos lucros e crescimento acelerado.

Mas afinal, qual dos dois grupos estão certos? A resposta mais adequada – e também confusa -, é os dois, mas ao mesmo tempo nenhum! Calma, tudo tem um “porquê”!

De fato, as startups são empresas novas, que começam o seu projeto em um cenário de incertezas.

Assim, elas já começam com um grande desafio: se mostrarem sustentáveis mesmo sem uma base confiável.

Para que isso seja possível, a segunda etapa é criar um modelo de negócios que gere algum tipo de valor e que seja escalável, ou seja, capaz de crescer sem que seja necessário passar por reestruturações constantes.

Quer ver bons exemplos de empresas que começaram como startups e alcançaram o sucesso muito rápido? A Amazon, o Facebook, a 99 e o Nubank! Eles têm modelos de negócios totalmente diferentes uns dos outros, o que significa que até quem deseja trabalhar com pistola pulverizadora de pintura pode investir nesse plano de negócio.


O papel das equipes enxutas em startups


Como já citado, muitas empresas já optaram por diminuir o número de pessoas em cada equipe para garantir um melhor gerenciamento dos negócios. Ao adotar essa prática, é possível ter uma comunicação interna melhor, diminuindo os ruídos e auxiliando na tomada de decisões.

Certo, acredito que você esteja se perguntando: “O que isso pode ajudar no crescimento de uma startup?”. Absolutamente TUDO!

Uma empresa que segue esse modelo de negócio tem como base de atuação um crescimento rápido e econômico, o que só acontece quando todas as pessoas da equipe estão alinhadas.

Vamos relacionar isso com algo mais prático, a fim de facilitar o entendimento! Pense em uma pessoa que precisa alugar gerador de energia.

O que aconteceria se ela adquirisse um modelo não compatível com a sua demanda? Com certeza o abastecimento ficaria comprometido e ela teria muita dor de cabeça.

Com uma startup acontece o mesmo! Se uma equipe conta com muitas pessoas com ideias diferentes, dificilmente será possível chegar em um consenso.

Quando isso acontece, as chances da empresa crescer são mínimas, visto que a tomada de decisão já estará comprometida.

Optando por uma equipe enxuta e devidamente treinada e capacitada para desenvolver suas atividades, a empresa garante que todos sejam capazes de apresentarem suas ideias e entrarem em um acordo sobre o que é mais adequado no momento.

Somente assim é possível alcançar o sucesso!


Os cuidados necessários para otimizar o crescimento


Imagine uma startup como uma máquina industrial.Para que ela desempenhe suas funções de modo eficiente, é importante que todas as engrenagens estejam funcionando de maneira correta, evitando falhas ou atrasos na produção.

Mais do que uma equipe enxuta e alinhada, é fundamental contar e disponibilizar os equipamentos necessários para o desenvolvimento das tarefas. Normalmente, esse modelo de negócio é famoso por sua inovação tecnológica, que pode ser empregada de diversas maneiras.

Um ótimo exemplo disso é por meio de investimentos em inteligência artificial, que permite a realização dos processos sem que seja necessário a interferência humana.

Com esse investimento, os donos conseguem distribuir melhor a mão de obra. Ademais, a criatividade também é palavra de honra nas startups.

Deixando um pouco de lado essa parte mais técnica da companhia e voltando para o tópico que diz respeito às equipes enxutas, é importante saber que essa opção precisa ser estudada com muito cuidado antes de ser empregada.

Por exemplo, um carrinho de compras condomínio é desenvolvido para transportar uma quantidade determinada de carga.

Ao extrapolar o limite, o equipamento pode quebrar ou até mesmo as mercadorias podem cair pelo caminho, o que seria algo completamente ruim.

Desse modo, é essencial que os donos e gestores tenham total noção sobre as demandas que a startup pode ter.

Uma empresa que busca pelo sucesso, mas que tem todos os seus funcionários sobrecarregados está cometendo um erro gravíssimo, capaz de ocasionar até mesmo o fracasso do negócio.

Isso porque a sobrecarga de trabalho é o principal motivo de estresse e perda de produtividade.

Não só isso, uma mente fatigada pode causar dispersão, falta de atenção e diminuir a capacidade resolutiva.

Gostou do nosso post sobre como uma equipe enxuta pode ajudar no crescimento de uma Startup? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *