5 erros em vendas para evitar em 2018

erros em vendas

O próximo ano está cheio de expectativas. Todos almejam um cenário econômico mais favorável, tanto para empresa quanto para consumidores. É por isso que montar a estratégia de vendas certa será o diferencial de muitas lojas brasileiras. Aqui separamos 5 erros em vendas para evitar em 2018.

A ideia é mostrar as diferentes empresas varejistas, atacadistas ou que realizem atividades mercantis de qualquer promoção, a melhor forma de se preparar aos desafios do próximo ano.

Vamos então aos 5 erros em vendas que devem ser evitados na sua estratégia de vendas.

 

# 1 – Enganar durante a venda

 

Muitos entendem como hábito de vendedores ocultar detalhes no momento da venda. Porém, é uma forma errada de conduzir qualquer tipo de venda. A relação com o cliente tem de ser pautada pela clareza. Hoje os consumidores estão mais exigentes, e buscam informações de todos os produtos antes de ir às compras. E também não adianta apelas aos famosos jargões, eles já não têm mais espaço no varejo.

Daqui para frente o cliente só busca a mercadoria que atenda perfeitamente suas necessidades, não cederam facilmente a “essa roupa é perfeita para você”.

 

# 2 – Falta de sistematização

 

Não terá bons resultados em 2018 se não possuir um sistema ERP web . É impraticável para qualquer atualmente não ter seus processos ligados. Seja pequena ou média, a empresa necessitar ter o controle financeiro, controle de estoque e controle de vendas de forma ágil e em tempo real. Funções como PDV são essenciais para quem quer melhorar o atendimento e receber mais clientes.

Sistemas assim, também reduzirão vários gastos operacionais. Desde simples custos com papel até viagens a outras unidades, por exemplo. Todos na empresa estarão conectados, no mesmo ritmo.

 

# 3 – Esquecer do cliente

 

É pensando no cliente que seu negócio é montado, então durante a venda, por exemplo, o vendedor precisa focar em atender bem. Não é bajular, mas sim, procurar oferecer as soluções certas para que o cliente saia satisfeito. Vendedores que esquecem a importância do cliente, fará um mal, às vezes irreparáveis a imagem da loja. É interessante busca auxilio de uma consultoria comercial para preparar a equipe, por exemplo.

O vendedor precisa está preparado para fazer a leitura do cliente, e mostrar produtos que realmente lhe agradem. Cruzar os braços, ou dar as costas ao cliente é inadmissível.

 

# 4 – Capacitação do vendedor

 

Aproveitando o gancho, as empresas que querem evitar erros em vendas em 2018, precisam capacitar sua equipe. É um investimento que trará frutos quase que imediatos. Os vendedores precisam conhecer novas técnicas de venda, e até mesmo aprender em sistemas de vendas que porventura a empresa instale.

A qualificação da equipe é o momento ideal de encurtar os laços, ou de apresentar novas estratégias e objetivos que a empresa queira alcançar.

Existem ótimas assessorias que realizam treinamentos, o time de vendas se aperfeiçoará e terás utilizando as mais inovadoras técnicas comerciais.

Leia também: Erros que vendedores cometem que espantam os clientes !

 

# 5 – O produto não se vende sozinho

 

Isso é outro grande equívoco que deve ser evitado no próximo ano. Ter um produto de qualidade é essencial, mas ele sozinho não se vende. É necessária uma estratégia de marketing eficiente, e de um comercial focado nos melhores resultados.

Colocar o produto num pedestal e esperar que seu renome corra atrás do cliente, é uma postura já arcaica. Hoje se antecipar as vontades dos consumidores é o diferencial. Por isso, muitas empresas investem no marketing de conteúdo, por exemplo, uma das formas mais interessantes de se utilizar a internet para atrair clientes.

Aprenda 6 dicas para arrasar nas vendas em 2018.

Dedicação e competência

 

Para deixar o momento de crise de lado e seguir para colher bons resultados, é necessário dedicação e competência, além de muita criatividade.

Todos que formam a empresa devem estar compromissados com o planejamento traçado para o ano que surge, é quase um pacto que precisa ser assumido. Pode ser a hora de rever o plano de negócios.

Por outro lado, a empresa precisa oferecer as ferramentas de vendas ou gestão necessárias para que os colaboradores consigam dá o melhor, e escapar dos erros em vendas. Apresentando esses 5 erros em venda para evitar em 2018, esperamos que consiga os melhores resultados no ano que se inicia. Que tenha ótimas vendas e aumente o lucro!

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment