AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Escritório em casa: 5 dicas imperdíveis para montar o seu

Escritório em casa: 5 dicas imperdíveis para montar o seu

Ter um escritório em casa deixou de ser apenas uma condição para poucos e se tornou comum após a pandemia de Covid-19. Com o advento de novas formas de trabalho e a otimização do tempo de quem utiliza serviços digitais, um espaço dedicado para o trabalho passou a ser primordial.

Com ele, é possível que uma pessoa se organize melhor para realizar as demandas profissionais e aproveite para criar um espaço aconchegante dentro de casa.

 

Desde o início da pandemia, já são mais de 8,2 milhões de pessoas no regime de home office, ou seja, 11% da população economicamente ativa do Brasil.

 

E se falamos em novas formas de trabalhar, é importante destacar que até mesmo a aquisição dos itens indispensáveis para um escritório em casa pode ser realizada de forma virtual. 

 

Entretanto, antes de pensar em comprar online impressoras, computadores ou móveis, atente-se às dicas que separamos para você. Boa leitura!

Antes de pensar em ter um escritório em casa, defina o espaço dele

Quando falamos em escritório em casa, a maioria das pessoas pensa em um cômodo disponível para a instalação do home office. Contudo, isso não significa que não seja possível criá-lo quando você tem pouco espaço ou falta um quarto dedicado a isso.

 

Por exemplo, quem mora em apartamentos menores ou não possui um quarto extra, pode pensar em seu escritório em algum cantinho pouco aproveitado. Ou, ainda, eliminar ou trocar itens menos práticos para que o espaço seja maior. 

 

Alguns espaços costumam surgir quando se pensa em readequar um quarto de visitas ou mesmo eliminar cantos onde se guarda itens sem uso.

 

Aliás, pense nisso: montar um escritório em casa pode ser uma ótima oportunidade para se desfazer de móveis ou objetos sem utilidade ou que ocupam muito espaço.

 

Então, a primeira dica é: pense no que realmente você vai precisar e tente não improvisar. Em outras palavras, o ideal é que o espaço do seu escritório em casa seja exclusivo para o trabalho e que te permita dedicar de forma exclusiva a ele.

 

Após a decisão do espaço, chegou a hora de conferir como adequá-lo aos seus gostos.

Defina os móveis onde você irá trabalhar

A decoração de um home office não precisa ser complexa, mas ela se torna mais especial se você pensar em ergonomia. Afinal, você irá passar várias horas ali e a escolha de cadeiras e mesas de altura adequadas passam a ser essenciais.

 

Além disso, garanta que você conseguirá manter os pés apoiados no chão enquanto trabalha e a tela do computador estará em alinhamento com seus olhos.

 

Evite também itens que possam distraí-lo, como jogos, televisores ou equipamentos que não possuem utilidade no seu escritório em casa.

 

Lembre-se sempre: se seu ambiente não inspirar trabalho, ele será apenas home, e não um home office.

Pense em como manter o escritório em casa organizado

Falar em organização quando pensamos em montar um escritório em casa é fundamental. Afinal, dela irá depender a produtividade para se trabalhar dessa forma.



Logo, você precisa escolher armários, gaveteiros e prateleiras que comportem seus documentos e demais materiais, de modo a não deixá-los expostos ou espalhados pela casa.

 

A dica aqui é manter sob sua mesa apenas os itens indispensáveis. Em casos onde você poderá receber clientes em seu escritório em casa, certifique-se de que o ambiente é convidativo. 

 

Se tiver espaço, não deixe de investir em mobílias que permitam pequenas reuniões.

 

Contudo, não é necessário tornar tudo muito sério e padronizado. Se o seu tipo de trabalho permite, aproveite para pensar em uma decoração que seja personalizada e dê um toque especial ao lugar. 

 

Plantas e quadros de decoração cumprem essa função muito bem.

Um escritório em casa precisa ser silencioso e confortável

Mesmo para quem mora em grandes centros urbanos ou em locais de maior movimentação, o silêncio na hora do trabalho é importante. Por isso, ao montar um escritório em casa, pense no quanto de interferência externa o ambiente irá sofrer.

 

Ou seja, sempre que possível, dê preferências a espaços exclusivos ou ainda em que as outras pessoas que moram com você circulem por menos tempo.

 

Outra opção é instalar divisórias ou portas no seu home office, a fim de deixar possíveis distrações do lado de fora. 

 

Ainda que seja um diferencial a presença da família por perto, é necessário ter atenção a fim de que um deles ou mesmo um pet não atrapalhe reuniões online ou presenciais.

 

Por último, verifique as condições térmicas do ambiente, e se estiver dentro do seu orçamento, instale um ar-condicionado ou ventiladores no seu escritório em casa. 

 

A temperatura ideal para escritórios fica entre 20º e 23º.

Luz natural é sempre melhor que luz artificial

A última dica não se trata de nenhuma informação sobre saúde. Ainda que haja excelentes benefícios em tomar sol diariamente, ao optar por maior luminosidade no seu escritório em casa, você irá economizar energia e evitar a sensação de perda da noção do tempo.



Caso não tenha essa possibilidade, pense em um bom projeto de iluminação e mantenha o foco na mesa de trabalho. 

 

Uma alternativa é procurar lâmpadas mais econômicas e com maior intensidade de brilho. Opções de lâmpadas branco-azulado são excelentes para despertar a atenção e dar um charme todo especial para o espaço.

 

Por fim, tente estabelecer um equilíbrio entre o pessoal e o profissional, de modo que seu escritório em casa seja apenas um complemento do seu lar.

 

Mesmo com espaço pequeno, delimite fisicamente a área destinada às atividades domésticas e ao serviço. Dessa forma, será mais fácil se disciplinar para que a casa não interfira no trabalho e vice-versa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *