Venda mais com Estratégias de Marketing Digital

Infraestrutura de TI

 Se existe um desejo que é comum a todo gestor de empresa é o de VENDER MAIS, seja para sair do zero ou para multiplicar bons resultados já existentes. Mas como se destacar e ser competitivo num mercado cada vez mais concorrido e globalizado? Utilizando as técnicas certas de marketing digital é possível ganhar dinheiro e fazer a empresa crescer.

 

Estratégias de marketing digital para vender mais

 

Hoje existem muitas possibilidades de investimento dentro do marketing digital, que cresceu muito e se profissionalizou nos últimos anos. Mas dentre tantas opções, algumas se destacam por terem uma característica mais voltada para a conversão, como o marketing de busca.

Se a sua empresa precisar escolher um caminho para começar, o recomendado é investir em links patrocinados (Googe Ads e Bing Ads) e SEO (otimização para busca orgânica). Com essa dobradinha você terá resultados a curto prazo (links patrocinados) e garantirá tráfego orgânico e mais barato a médio/longo prazo (SEO).

Gerando tráfego para o seu site, você conquistará leads que poderão se tornar clientes. E aqui entram dois pontos importantes a serem considerados:

  1. O seu site realmente é bom?
  2. Qual é a sua estratégia de relacionamento com os leads para que eles se tornem clientes?

 

A importância de um site na estratégia de marketing digital

 

Um site está para o marketing digital assim como uma loja está para o marketing off-line. As ações de atração de visitantes levarão os potenciais clientes até a sua “loja na internet”, da mesma maneira que fazem para as lojas de rua.

É bom que entenda-se que todo site é um e-commerce. A diferença é que alguns deles concretizam o pedido de forma direta (no ambiente do próprio site) e outros encaminham leads para que a venda seja intermediada por um consultor/vendedor. Portanto, você precisa se preocupar – e muito – com o seu site.

Alguns pontos básicos para você checar no seu site: facilidade de navegação no mobile, rapidez no carregamento das páginas, destaque para os call to actions (chamadas para ação), conteúdos sobre os produtos e serviços, integração com o Google Meu Negócio (para o caso de empresas com sede física), etc.

 

Como transformar meus leads em clientes?

 

Se você tem um site pronto para converter visitantes em leads e já está com estratégias de atração de tráfego em andamento, a próxima etapa é estruturar a jornada de compras pela qual o lead deverá passar até se tornar um cliente.

Nem todos os leads estarão a um passo de comprar (o fundo do funil). Muitos deles estarão numa fase de consideração das opções existentes (meio do funil), ou ainda antes, quando a intenção é apenas de pesquisar para descobrir mais informações sobre o produto ou serviço (topo do funil).

É preciso definir quais as abordagens mais apropriadas para cada etapa do funil e quais canais utilizar (ex.: e-mail, redes sociais, Whatsapp, ligação, etc.). É importante não queimar etapas, mas também deixar o bonde passar pode ser um erro, por isso, tenha em sua equipe alguém responsável por qualificar os leads e classifica-los.

 

Mantenha o controle de todas as suas ações de marketing

 

Para que tudo funcione bem e você possa ter resultado com marketing digital, é importante ter controle sobre todas as ações que você está executando. Para isso, duas coisas podem ser muito valiosas: o auxílio profissional de uma agência de marketing digital e o uso de um software de gestão empresarial.

Ambos os investimentos devem ser vistos como estratégicos para que a sua empresa possa explorar o que há de melhor, tanto do marketing, quanto das soluções de gestão. Só avance em qualquer mercado quando você tiver a consciência – e o dinheiro – que são exigidos atualmente!

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