Como desenvolver todas as etapas da jornada de compra dos clientes?

Jornada de compra

 

Conquistar e fidelizar os clientes, no mercado atual, é tarefa que exige mais do que apenas um preço atraente. É preciso se destacar, educar o público e mostrar, de maneira convincente, os motivos de a sua empresa ser a melhor opção para aquela pessoa. Nesse cenário, conhecer estratégias de marketing digital e de conteúdo para desenvolver as etapas da jornada de compra do prospect é essencial.

 

Mas você conhece essa jornada? Sabe quais são suas fases e, principalmente, como utilizar esse conhecimento a favor da sua empresa? Então confira nossas dicas e acerte em cheio na hora de educar, conquistar e garantir a satisfação do seu público.

– Veja também: 5 estratégias do Marketing Digital para adotar na sua empresa

Conhecendo as etapas da jornada de compra

Resumidamente, a jornada de compras é o processo que um lead / prospect / cliente em potencial percorre desde a descoberta da sua empresa até a satisfação e encantamento final com o seu produto ou serviço. Porém, até a tomada final de decisão, o cliente passa por várias etapas. Mais especificamente 4. São elas:

 

  • Descoberta;
  • Consideração;
  • Decisão;
  • Fidelização.

 

Cada uma dessas fases exige que a sua marca desenvolva ações diferentes de relacionamento. Assim, ao tomar as atitudes certas no timing correto, a empresa estará melhor preparada para conquistar de vez esse novo público. Porém, como desenvolver as etapas da jornada de compra de maneira efetiva? Sugerimos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Primeiro passo: a etapa da descoberta

Esse é o momento de causar a primeira boa impressão para o prospect. Nessa etapa da jornada de compras, o cliente ainda não sabe que tem um problema a ser resolvido. Assim sendo, cabe à equipe de marketing da empresa ou à agência contratada trabalhar para produzir bons materiais que gerem a curiosidade e a necessidade do consumidor. Como? Produzindo conteúdo relevante. É fundamental, nessa fase, despertar o interesse e chamar a atenção do público. Nessa etapa a marca não está interessada em vender com pressa, mas sim educar o cliente e informá-lo sobre assuntos relevantes para o dia a dia dele e para os desafios que ele encontra.

Assim, um fator a ser explorado nessa fase é a produção de materiais para o chamado “topo de funil”. Ou seja: postagens informativas, com conteúdo relevante e original, porém, leve.

Ações a serem desenvolvidas:

Postagens de blog em formatos de listas, tópicos, respondendo perguntas, dicas e infográficos costumam ser importantes nessa etapa. Eles auxiliam a aumentar o tráfego para o seu site e despertam a curiosidade do público.

 

– Complemente a leitura com: Descomplicando o funil de vendas

Segundo passo: a etapa da consideração

Caso a sua etapa de descoberta tenha sido bem desenvolvida – e o lead realmente fizer parte do seu público-alvo – é possível que ele chegue até a segunda etapa. Nesse momento, o prospect se interessou pelo que a sua empresa oferece e reconhece que possui uma necessidade ou problema a ser resolvido. Também, pode enxergar que há uma nova oportunidade de sucesso. Assim, começa a buscar as melhores soluções para isso.

 

Nessa etapa ainda não há um desejo ou intenção concreta para concluir a compra. Por isso, é essencial que a sua empresa continue produzindo bons materiais que atraiam e mantenham o interesse ativo do lead. É a hora de se destacar e mostrar que você oferece as melhores soluções de mercado. Como? Investindo na produção de materiais relevantes e estreitando o relacionamento com o cliente.

 

É aqui que o consumidor começa a fazer as pesquisas, sejam elas de valor ou qualidade do produto ou serviço. Esta é a hora do departamento de marketing gerar um senso de necessidade em seu consumidor.

Ações a serem desenvolvidas:

Sua empresa pode investir em materiais mais completos e aprofundados, como e-books e ferramentas úteis para seus clientes em potencial.

 

Campanhas de relacionamento por meio de e-mail marketing também podem ser uma boa opção para a sua empresa. É possível criar o senso de urgência nesse cliente em potencial. Um exemplo é enviar a mensagem com assuntos que realmente chamem a atenção, como “10% de desconto só hoje”.

 

Desenvolva ações que façam com que o lead compreenda que: se demorar para resolver, estará perdendo tempo. Deixe-o curioso e instigado para contar com os serviços e produtos oferecidos pela sua marca.

Terceiro passo: a etapa da decisão

Agora o lead já está na terceira etapa da sua jornada. Ele analisou todas as opções disponíveis no mercado e possui todas as informações que precisa para tomar a decisão. É claro que, assim como a sua marca, também existem outras que estão interessadas nesse prospect. Então, nesse momento, mostre seus diferenciais. Ofereça algo a mais.

Ações a serem desenvolvidas:

Destaque-se. Ofereça uma visita, um teste, uma consultoria, um brinde, uma promoção exclusiva, entre outros. Faça com que o lead sinta-se especial e importante ao ser seu cliente. É fundamental criar uma boa experiência para esse prospect.

 

Ainda, lembre-se de ressaltar que o relacionamento entre a marca e o cliente não termina com a conclusão daquela compra. Muito pelo contrário: você oferecerá excelentes ações no momento pós-vendas, com suporte e demais ações que forem necessárias.

Quarto passo: a etapa da fidelização

Agora que foram desenvolvidas todas as etapas da jornada de compra, é hora de encantar e fidelizar o seu cliente. Como? Fazendo ações de pós-venda, que estreitem o relacionamento entre marca e cliente.

 

Ainda, é importante pensar que a jornada de compras é cíclica. Assim, por mais que o cliente conclua a compra, é preciso ter em mente que, em certo tempo, ele irá comprar novamente. Dessa forma, você deseja que ele faça um novo negócio com você e, mais do que isso, indique a sua empresa para amigos e conhecidos.

Ações a serem desenvolvidas:

Ofereça boas ações de relacionamento e experiência. Seja visto e lembrado pelo público. Como? Estando presente nas redes sociais, fazendo campanhas via e-mail marketing, produzindo boas postagens em blogs, enviando mensagens em datas comemorativas, oferecendo produtos ou serviços complementares ao que ele já consumiu, entre outros. Essas são ações que fazem com que a sua empresa destaque-se no mercado e mostre que está efetivamente preocupada com a satisfação do cliente.

 

– Leia também: Porque ter site ajuda na fidelização de clientes?

Agora você já conhece as etapas da jornada de compra

Assim, com essas informações, você já está preparado para conduzir a jornada de compra dos seus clientes. Ainda, lembre-se sempre de se colocar na posição do cliente e oferecer serviços, produtos e informações que sejam efetivamente relevantes. Essas ações somadas a uma boa presença online são fundamentais para destacar a sua marca no mercado.

 

E então, você já conhecia as etapas da jornada de compra? Faz ações para desenvolvê-las com sucesso? Deixe seu comentário!

 

Esse conteúdo foi produzido pela Amura Comunicação, agência com foco em marketing digital. Possui especialização em inbound marketing, produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, Google Adwords e Facebook Ads, identidade visual e branding de marcas. A Amura se adapta, personaliza e entrega serviços completos para cada cliente. O objetivo é fornecer sempre as melhores e mais atualizadas soluções de mercado para fidelizar e conquistar os clientes.

 

 

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