Como evitar golpes e fraudes nas compras de fim de ano?

Evite fraudes neste fim de ano!

Mesmo em queda, as fraudes e os golpes aplicados no e-commerce brasileiro ainda assustam. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) recebeu 220 milhões de reclamações de fraude em 2018. Neste artigo, vamos dar dicas para que você possa manter a sua segurança e economizar fazendo suas compras.

A época de Natal e Ano Novo é uma das preferidas dos criminosos virtuais para aplicar golpes e realizar fraudes. Isso acontece porque há um aumento de consumo, causado pelo recebimento do 13° salário e pelas datas comemorativas, que tradicionalmente incentivam a troca de presentes. 

As pessoas têm optado pelas compras online por conta da comodidade de comprar no conforto de casa. Porém, é preciso tomar certos cuidados para resguardar seus dados pessoais e bancários. Também é essencial comprar em lojas que sejam confiáveis, que garantam a proteção dos dados e tenham boas ofertas. 

Confira as nossas dicas para evitar golpes e fraudes nesse fim de ano:

Não abra promoções enviadas por e-mail 

Diariamente, recebemos promoções e ofertas irresistíveis por e-mail. Algumas delas podem vir de newsletter que realmente nos cadastramos para receber, mas a maioria delas, geralmente, são SPAMs. Esse tipo de mensagem provavelmente contém vírus ou algum tipo de golpe, não sendo links de lojas verdadeiras. 

Uma maneira que os criminosos encontraram para aplicar golpes é por meio de links por e-mail. Eles conseguem e-mails comprando listas de algum site e colocam o seu plano em ação. Nestas mensagens, geralmente as ofertas são imperdíveis. Para chamar atenção, sempre é uma promoção que não é comum no mercado. Então, desconfie! 

Esses links levam a páginas falsas, onde pessoas acabam colocando seus dados para realizar a compra e terminam sendo enganados. Para mascarar os golpes, as mensagens sempre são em nome de uma marca conhecida, numa tentativa de ganhar a confiança dos consumidores. 

Não caia em correntes no WhatsApp!

Outro método usado para a aplicação de golpes é o envio de correntes do WhatsApp. Geralmente, essas correntes possuem um link duvidoso e sempre pedem para que haja o compartilhamento para outras pessoas e grupos. 

Assim, a possibilidade de mais pessoas receberem a corrente é maior. Se você recebeu uma delas, evite abrir o link! Assim como falamos no tópico acima, a maioria das mensagens não são confiáveis e podem levar você a cair em golpes na internet

Use cartões de crédito virtuais 

Mesmo que as lojas onde você compra garantam a criptografia dos dados, é fundamental estar atento para fugir de possíveis roubos de informações. O número de invasões a e-commerces tem aumentado nos últimos anos. 

Uma boa dica para garantir a sua segurança em compras online é usar cartões de crédito virtuais para realizar as suas compras. Estes cartões são disponibilizados na versão digital e possuem dados (número de identificação e código de segurança) temporários. 

Dessa maneira, o cartão só vale até você realizar uma compra ou atingir o limite determinado, dentro de um prazo definido pela operadora do cartão. Assim, mesmo que seus dados sejam expostos na web, dificilmente criminosos poderão cometer fraudes, já que os dados dos cartões virtuais são únicos, temporários e com isso deixam de valer após um tempo. 

Compre em lojas confiáveis e que garantem a segurança dos seus dados 

Faça uma lista de lojas confiáveis para fazer suas compras de fim de ano. Sempre temos as nossas lojas preferidas, não é? Então, saiba se ela é realmente segura antes de fazer compras. Uma boa dica é acompanhar a reputação da marca no site Reclame Aqui e verificar se o nome dela consta no site do Procon da sua cidade. 

O Procon sempre disponibiliza listas com lojas confiáveis, aquelas que são seguras para compras e honram as ofertas que divulgam. Outra dica para saber se a loja é segura, é verificar se o site possui certificado SSL e outros selos de segurança. 

Para ver se a loja possui certificado SSL, basta olhar a barra de endereço e ver se antes da URL do site tem um símbolo de cadeado verde. Esse certificado garante a criptografia de dados. 

Outros serviços de segurança como o Site Blindado e o selo do Ebit também garantem que a loja é segura para compras online.

Verificar o extrato de sua conta no banco e da fatura do seu cartão de crédito 

Mesmo seguindo as dicas acima, ainda é possível que você sofra golpes em compras online. Então, o melhor que se há de fazer é verificar diariamente o extrato da sua conta do banco e da sua fatura do cartão de crédito

Assim, ao perceber qualquer movimentação indevida, você pode acionar a instituição financeira na hora. Ao ser vítima de golpes e fraudes é importante fazer a denúncia o mais rápido possível. Dessa maneira, os bancos e operadoras de cartão podem conter a ação dos criminosos através de ações simples e reportando para autoridades competentes.

Veja também

Leave a Comment