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Exomarketing: 6 ações para o seu consultório odontológico

Exomarketing: 6 ações para o seu consultório odontológico

Tão importante quanto oferecer um bom atendimento é encontrar maneiras de atrair novos clientes para o seu consultório. O exomarketing é a área do marketing que te ajudará com isso. Para saber como você pode utilizá-lo, continue lendo!  

 

A odontologia é uma área competitiva no Brasil, se andarmos pela rua podemos perceber a existência de dezenas de clínicas em uma única cidade, por exemplo. 

Por esse motivo, para  uma clínica prosperar é preciso fazer com que ela se destaque em meio à concorrência, de forma a mostrar para àqueles que não são clientes ainda que o consultório e seus profissionais são de confiança e a melhor escolha. 

Sendo assim, o marketing faz parte do trabalho de gerenciar um consultório e, consequentemente, do trabalho do dentista. 

Exomarketing na divulgação de consultórios 

O exomarketing é a área do marketing que irá divulgar o seu consultório para um público que ainda não conhece o seu trabalho. É por meio dele que você irá traçar estratégias para captar novos clientes. 

Essa é uma técnica indispensável para a sobrevivência de um negócio, principalmente no caso de um recém inaugurado consultório odontológico que ainda não conta com uma boa base de pacientes fixos. 

Em contrapartida, é importante ressaltar que mesmo uma cartela extensa de clientes não é garantia de estabilidade. Isso porque, em nosso país, não é um costume a visita regular ao dentista. 

Você provavelmente já deve ter observado que muitas pessoas colocam outras prioridades à frente da saúde bucal e só visitam o dentista em casos de emergência. 

Por isso, a demanda de consultas não é sempre a mesma, se fazendo necessária sempre captar novos pacientes.

Para te ajudar com esse trabalho listamos algumas dicas de ações de exomarketing para o seu consultório

 

Dicas de ações de exomarketing

1. Felicitações em datas especiais 

Para assegurar a prosperidade e fidelização de clientes, oferecer um bom atendimento não é o suficiente. Afinal, bons profissionais existem aos montes por todos os lugares. 

Para fazer com que os pacientes coloquem a confiança e fidelidade acima de outros critérios de escolha, como melhor preço ou localidade do consultório, é preciso criar uma ligação afetiva com eles, fazendo-os se sentirem parte importante do seu trabalho. 

Uma forma eficaz e barata de se fazer isso é mandar mensagens e lembranças em datas especiais, como aniversários e Natal. O ideal é que não sejam enviadas mensagens prontas, elabore um texto personalizado para cada paciente, se quiser tenha um modelo de cartão padrão para facilitar a ação, pode ser um cartão digital. 

Mantenha o registro de datas e aniversários atualizado. O envio das felicitações pode ser feito por whatsapp. 

Esse tipo de ação não só cativa a afeição dos pacientes já existentes como é uma ótima forma de gerar indicações. 

2. Publicação de artigos

Publicar artigos é visto com bons olhos pelo público em geral, principalmente quando se trata de áreas da saúde em que a confiança é tudo. Ao fazer isso o profissional estará passando credibilidade e demonstrando que continua a estudar e se atualizar. 

Mas atenção, elaborar e publicar artigos requer muito trabalho e um longo período de dedicação, por isso, não o faça a menos que se interesse pela área acadêmica. 

3. Participação em matérias 

 Essa é uma outra forma eficiente de se transmitir credibilidade e competência. 

Quando se trata de matérias os jornalistas estão sempre precisando de fontes de informações, afinal eles podem saber tudo sobre escrita, mas não sobre assuntos específicos da odontologia, como a funcionalidade de um  aparelho dental transparente, por exemplo.

Por isso, ser a fonte de que eles precisam é uma maneira de divulgar os seus serviços para um público que talvez não chegaria até você de outro jeito.

Preparar um release dando informações sobre novos procedimentos, como lente de contato dental ou cuidados com a saúde bucal,por exemplo, é outra forma de se envolver com o jornalismo. 

Em ambos os casos, certifique-se de que seus dados, como nome e inscrição regional, sejam incluídos. 

4. Fazer palestras e cursos 

Participar de cursos e palestras é uma excelente ação de exomarketing, pois é um maneira de conhecer novas pessoas e ser visto por um público específico. 

Por isso, invista na elaboração de palestras, sejam elas públicas ou privadas, com materiais ricos em informações e que demonstrem as suas especialidades. 

Lembre-se que a sua apresentação não deve consistir em você vendendo a si mesmo e sim passando informações valiosas sobre odontologia, como dicas de escovação, alimentação ou procedimentos mais específicos. Dessa forma, as pessoas vão, naturalmente, se interessar pelo seu trabalho. 

É possível, também, fazer parte de cursos e palestras como participante, você não estará em evidência, mas poderá aumentar sua rede de contatos. 

5. Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, é impossível falar sobre ações de marketing sem incluir as redes sociais na discussão. Isso porque, a internet é peça fundamental para divulgação de empresas e profissionais, já que quase todo mundo está conectado de alguma forma à rede. 

As mídias sociais oferecem um canal amplo para o compartilhamento de materiais informativos sobre a sua área e para a comunicação direta com pacientes e possíveis pacientes. 

Por isso, escolha a rede social  que o seu público mais utiliza e invista na produção de conteúdos relevantes para eles que, além de educá-los, os faça se sentir à vontade para compartilhar e comentar.

Imagens de antes e depois de um procedimento, videos curtos com dicas e informações sobre aparelho ortodôntico transparente, por exemplo, são algumas das coisas que você pode fazer. 

Não se esqueça de colocar as informações de contato e o endereço da sua clínica para que as pessoas cheguem à você facilmente. 

6. Faça parcerias 

A odontologia possui dezenas de especialidades, sendo assim, você nem sempre será a melhor indicação dependendo do que o paciente precisa, não é mesmo?

Para tirar proveito de situações como essa uma boa saída é estabelecer parcerias com outros dentistas de especialidades diferentes da sua. Assim, quando alguém estiver procurando por clareamento dental com moldeira, por exemplo, e essa não for sua especialidade você poderá encaminhar o paciente para o seu parceiro e vice-versa. 

É importante ressaltar que essa troca de indicações é feita de forma gratuita, pois é proibido pagar para receber indicações de pacientes. 

Além disso, outro modelo de parceria é com empresas e escolas, em que você pode oferecer descontos para alunos e funcionários. 

Mão na massa!

Agora que você já sabe algumas formas de usar o exomarketing no seu consultório chegou a hora de colocar as ações em prática. 

É importante mencionar que existem diversas outras formas de divulgar o seu consultório e que o exomarketing está sempre mudando. Por isso, continue estudando sobre o assunto para encontrar novas possibilidades. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

 

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