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Experiência do colaborador: saiba por que as empresas estão investindo nessa técnica

Experiência do colaborador: saiba por que as empresas estão investindo nessa técnica

Com as diversas mudanças e tecnologia em RH, cada vez mais é pensado nas pessoas como componentes importantes das empresas e não apenas recursos. Sendo assim, a experiência do colaborador ganha grande importância nas estratégias.

Muito além de salários e benefícios, valorizar colaboradores, os tratar de forma personalizada, individualizada e ter cuidado com sua vivência dentro da empresa é fundamental.

Com tantos benefícios que isso leva, a experiência do colaborador é olhada ainda mais dentro dos negócios. Você sabe do que se trata essa técnica? Saiba mais sobre ela agora mesmo!

 

O que é experiência do colaborador?

A experiência do colaborador é um conjunto de fatores que influenciam direta e indiretamente a rotina de trabalho do funcionário das mais diversas empresas. O conceito também conhecido como employee experience tem ganhado cada vez mais destaque atualmente.

Essa estratégia é uma técnica de gestão de pessoas que atua no engajamento dos talentos, alinhando valores do negócio aos individuais e fazendo com que o profissional se sinta verdadeiramente parte do ambiente de trabalho para que seja capaz de dar o melhor de si em suas atividades.

A necessidade de olhar para o colaborador de forma individual é cada vez mais crucial para o amadurecimento do mercado e para competitividade das empresas, afinal, as pessoas são os grandes trunfos das organizações.

Para isso, compreender a jornada do trabalhador e suas vivências é essencial para que sejam desenvolvidas estratégias que melhorem a rotina dos colaboradores nas mais diversas fases de seu trabalho.

 

Qual a importância dessa prática?

Se as empresas estão investindo nessa técnica é justamente por oferecer diversos benefícios para o negócio. Como dissemos, o capital humano é um dos grandes bens da empresa e seu sucesso é reflexo da soma de esforços de cada profissional.

Ao se sentir valorizado, pertencente ao local de trabalho e tendo uma boa experiência em sua jornada, diversos resultados são percebidos na empresa, como:

 

Aumento do engajamento e motivação

Colaboradores alinhados à cultura organizacional e aos valores da empresa tornam-se engajados e motivados em suas funções. Ao se sentirem satisfeitos em seus postos, os funcionários tendem a dar o melhor de si.

Talentos engajados são importantíssimos para a empresa, reduzindo gastos e aumentando substancialmente a produtividade.

 

Redução de turnover

Um dos grandes gastos e problemas das empresas é a alta taxa de turnover, que faz com que seja preciso investir tempo e dinheiro em novos processos, treinamentos e engajamento de novas pessoas.

Cada vez mais as pessoas buscam não apenas por salário, mas também por qualidade de vida e experiências em seu ambiente. Ao ter um local de trabalho que se preocupa com o colaborador e está alinhado a esses valores, maior é a permanência do talento em seu posto.

Sendo assim, a experiência do colaborador é um grande caminho para a retenção dos melhores talentos do mercado o que gera, consequentemente, qualidade e competitividade.

 

Melhoria do clima organizacional

O ambiente de trabalho é um local em que os colaboradores passam muito dos seus dias, portanto, é importante que esse seja um local agradável e com bom clima.

Mesmo atualmente, em que o home office é cada vez mais tendência, as horas de trabalho precisam ser bem utilizadas e não apenas momentos necessários e ruins do dia, faz sentido?

Com valorização à experiência de cada colaborador, isso é refletido também nos grupos, diminuindo frustrações e aumentando o sentimento de pertencimento e realização, fazendo com que o clima organizacional seja ainda mais positivo para os trabalhadores.

 

Aumento de qualidade nas entregas

Ao ser valorizado e incentivado ao crescimento e desenvolvimento, é natural que os colaboradores passem a incluir em suas rotinas treinamentos e estudos e, mais do que isso, levam o que aprendem para o ambiente.

Com essa cultura educacional valorizada graças à experiência do colaborador, a empresa tende a ter maior qualidade nas entregas, afinal, suas pessoas são mais qualificadas e saem na frente em inovações e diferenciações frente aos concorrentes.

Olhar para o colaborador é essencial para que os resultados sejam atingidos e para que as empresas caminhem dentro de seus objetivos de crescimento.

Sem colaboradores não há realização do trabalho, certo? Portanto, é preciso olhar para eles como pessoas e não apenas recursos e oferecer estruturas para que os talentos deem o melhor de si no ambiente.

 

Como sua empresa olha para os colaboradores? Aproveite que você sabe mais sobre a experiência do funcionário e invista nessa técnica!

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