Qual a diferença entre FAQ, SAC e Q&A?

experiência do consumidor faq sac

 

Um bom negócio é aquele que garante uma boa experiência dos seus clientes e ainda consegue um bom retorno sobre o investimento feito. E, para isso, algumas ferramentas podem ser muito úteis. Entre elas, estão o FAQ, o SAC e o Q&A.

 

Esses tipos de atendimento podem ser estruturados de forma a reduzir os custos e tempos gastos com cada cliente, além de melhorar a experiência do consumidor sem a necessidade de investimentos extras. Quer conhecer um pouco mais sobre FAQ, SAC e Q&A? Confira!

O que é FAQ?

 

Conhecido como FAQ, o Frequently Asked Questions corresponde às Perguntas Mais Frequentes do site de uma empresa ou negócio. Como o próprio nome já diz, o FAQ reúne algumas das dúvidas mais comuns feitas por visitantes do site ou até mesmo pelos próprios clientes.

 

Ele é uma ferramenta valiosíssima porque é possível responder grande parte das perguntas dos clientes de modo fácil, eficiente e barato, uma vez que não é preciso aumentar o número de atendentes contratados para realizar esse trabalho.

 

Para garantir que o FAQ seja de fato eficiente e ajude a melhorar a experiência do usuário que navegará pelo seu site, é preciso:

 

  • responder às perguntas de forma didática, clara e objetiva;
  • fazer atualizações à medida em que novas dúvidas forem surgindo;
  • usar links para incrementar as informações e aumentar o tráfego dentro do seu site;
  • caso haja necessidade, separar as perguntas por temas.

 

O que é SAC?

 

O SAC corresponde ao Serviço de Atendimento ao Consumidor e é uma das ferramentas mais valiosas que o seu negócio pode ter. Isso porque o SAC procura estabelecer um contato direto entre empresa e cliente com o objetivo de responder às perguntas e dúvidas do público. Reclamações também podem e devem ser bem-vindas porque são feedbacks importantíssimos para garantir que o negócio melhore constantemente.

 

O SAC pode ser feito por meio de ligações via telefone, e-mails ou até mesmo chats no próprio site da empresa. É mediante dúvidas respondidas por esse tipo de atendimento que os clientes se sentem motivados a continuar ou contratar os serviços da sua empresa. O SAC é uma maneira poderosa de fidelizar clientes, aumentar a experiência do usuário e, consequentemente, lucrar mais.

 

Para garantir que o SAC da sua empresa atenda à demanda dos clientes, tenha em mente que o atendente deve sempre ser solícito, usar uma linguagem adequada ao seu público, entender que o cliente tem sempre razão e jamais tentar enganar ou persuadir o consumidor a fazer algo que ele não queira ou não entenda.

 

O que é Q&A?

 

Semelhante ao FAQ, o Q&A significa Questions & Answers, ou Perguntas e Respostas em português. O que por algum tempo foi entendido como FAQ, hoje é uma forma de interação entre os próprios usuários que podem enviar perguntas que serão respondidas por outros. Alguns aplicativos ajudam as sessões de Q&A, podendo até mesmo, permitir que os participantes façam perguntas ao vivo aos palestrantes do evento.

 

Às vezes, uma boa palestra pode acabar sendo mal avaliada pela audiência por conta de uma sessão de perguntas e repostas mal conduzida; seja porque a sessão se alongou demais, porque o palestrante não estava preparado, ou porque não produziu nenhum insight interessante.

 

Ainda que as sessões de Q&A sejam naturalmente imprevisíveis, estando à mercê do comportamento da audiência, do preparo dos painelistas e do aparato técnico disponível, alguns cuidados especiais podem ser tomados, com o intuito de tirar o melhor proveito possível do momento. Para te ajudar a melhorar suas sessões de Q&A, tornando-as mais atraentes tanto para o público quanto para os próprios respondentes, reunimos 30 dicas rápidas que podem ser facilmente implementadas no seu evento.

 

Quer 30 dicas rápidas para melhorar as sessões de Q&A dos seus eventos? Acesse o link!

 

Além disso, esse termo é muito utilizado em assessorias de imprensa, já que serve como um guia durante coletivas. O Q&A também pode ser usado em materiais de divulgação do seu negócio, reunindo informações importantes ou curiosidades a respeito da sua empresa.

 

Dessa forma, você mantém seu público informado e atualizado e pode, inclusive, poupar algumas perguntas banais em eventos, uma vez que elas estarão nesses materiais. É uma maneira de cativar sua audiência e fornecer materiais ricos.

 

Viu como o FAQ, o SAC e o Q&A são ferramentas valiosas que garantem uma maior satisfação dos seus clientes e ajudam a economizar recursos que poderiam ser investidos em outros setores do seu negócio?

 

Gostou do post? Então, deixe um comentário contando suas experiências com esses tipos de atendimento! Ah! E não deixe de dar uma passada no blog da mobLee e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos eventos!

Autor(a):

 Júlia Vidigal Munhoz, analista de marketing e conteúdo da mobLee.

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