Automação de Processos – 5 Ferramentas que Irão Transformar sua Agência de Comunicação

automação de processos

Criação de planilhas de acompanhamento, utilização de pessoal, documentação de processos não são tarefas fáceis. Muitas vezes envolve perda de tempo, produção e dinheiro.

 

Uma agência necessita lidar com diversas entrega, diferentes clientes, qualidade, agilidade e obedecer a prazos. Para obter grandes frutos e capacidade produtiva é necessário que haja algumas mudanças e automatizar alguns processos.

 

Felizmente, com a automação de processos é possível melhorar a produtividade e os resultados de sua Agência! Existem diversos softwares e plataformas que oferecem infinitas possibilidades de gestão do seu negócio a um baixo custo, com escalabilidade alta e simplicidade de uso.

 

E é justamente dessas ferramentas de automação que falaremos aqui neste artigo. Separamos cinco delas para que a sua agência se torne a ninja dos processos e da automatização!

 

Automação de Processos no Marketing (Mautic)

 

 

Esta é uma ferramenta de automatização da captação e nutrição de leads, com recursos intuitivos e completamente gratuitos!  Além disso, é possível automatizar todo os processos de e-mail marketing.

 

Com ele você pode criar landing pages fantásticas para alcançar novos leads e segmentá-los de acordo com os seus interesses e/ou baseando-se em pontuações (lead score!).

 

Feito isso, um fluxo de nutrição também pode ser criado, no qual o lead passará por todos os estágios do funil de vendas até chegar à conversão.

 

O Mautic também oferece o feitio de e-mails padrão para cada estágio do funil ou para determinadas situações relevantes ao seu negócio.

 

Automação de Processos (Pluga)

 

 

Essa ferramenta foi criada com um propósito bem direto, como o próprio site da Pluga já deixa bem claro esse propósito: Elimine tarefas manuais e chatas da sua empresa

 

Sua agência pode mesclar diversas ferramentas e fazer com que todo o trabalho fique mais prático, rápido e simples.

 

Algumas de suas usabilidades são:

 

  • Envio de e-mail pelo Gmail ou Mandrill a partir de uma interação com um anúncio no Facebook Ads ou de um pagamento feito pelo PagSeguro ou Paypal

 

  • Envio de aviso padronizado no Slack a cada resposta no Typeform ou a cada movimentação financeira no PagSeguro, Iugu ou Paypal

 

  • Criação de card no Trello a cada linha criada no Google Planilhas?

 

Automação de Processos de Gestão (ERP)

 

 

Só quem já teve que lidar com gestão de empresas e financeira sabe o trabalhão que é. Controle de finanças, controle de estoque, documentação de vendas, compras, fornecedores, etc, confecção de relatórios… Enfim, exige muito tempo de dedicação e muita organização.

 

É ai que entra o sistema ERP. Ele veio para facilitar, simplificar de forma rápida e eficaz a gestão da sua empresa, ou no caso, agência.

 

Além de auxiliar a vida do empreendedor nas tarefas da empresa, o software possui uma interface amigável e navegabilidade acessível o software permite que o empreendedor e sua equipe encontrem estratégias e soluções para alcançarem maior lucro

 

Confira alguns recursos:

 

  • Controle Financeiro: inúmeros recursos e rotinas que te auxiliam na rotina da agência para realizar a gestão financeira

 

  • Controle de Estoque: com esse recurso você tem o controle de produtos, vendas, compras, movimentações, transferências, relatórios, fornecedores e mais

 

  • Orçamentos e Vendas: te auxilia a gerenciar vendas de produtos e serviços. Além disso é possível controlar seus orçamentos, vendas e ordens de serviços sem complicação.

 

  • Emissão de notas e Boletos: emitir notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços e boletos com facilidade e agilidade.

 

Automação de processos das Redes Sociais (Etus)

 

Se a sua agência de marketing digital já pegou jobs de redes sociais com alguns clientes, você sabe o quão difícil é administrar todos eles sem ficar doidinho.

 

É preciso procurar temas relevantes para criar posts, depois criar artes, enviar para a aprovação para depois agendá-los, publicá-los e fazer todo o atendimento dos fãs que interagem com as páginas.

 

Com o Etus, a sua agência terá alguns recursos indispensáveis para qualquer social media, tais como:

 

  • Cadastro de várias contas em um mesmo software;
  • Agendamento de posts para cada rede social de cada cliente numa mesma página;
  • SAC de mensagens inbox;
  • Fluxo interno e externo de aprovação de posts;
  • Relatórios de desempenho.

 

Automatização de Infraestrutura

 

 

Já imaginou ter um cloud server com o tamanho ideal para o seu negócio com gerenciamento e monitoramento feitos 24hrs por dia por robôs?

 

A Configr automatiza toda a instalação, configuração, otimização e monitoramento

de suas aplicações em Cloud Server, garantindo hospedagem de alto desempenho,

sem que você precise se preocupar com o tecniquês ou gastar tempo e dinheiro contratando especialistas.

 

Além disso, a ferramenta possui o sistema de revenda de Cloud Server em um painel personalizado. Você personaliza das cores da interface à logomarca, tudo para deixar o painel com a cara da sua empresa.

 

Por trás do painel, os robôs fazem todo o trabalho técnico e cuidam do gerenciamento, manutenção, atualização, instalação e configurações técnicas sites dos seus clientes

 

Você pode ter sites, domínios, subdomínios e aplicações com um gerenciamento simples e intuitivo, no qual os robôs fazem todo o trabalho técnico para que você.

 

Conclusão

 

A automatização de processos é uma forte prática entre empresas de todos os tamanhos, segmentos e países.

 

Diversas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, poupando tempo e recursos e abrindo espaço para que os profissionais possam focar no que mais importa.

 

O importante é estudar e encontrar as ferramentas que melhor te atende para você aumentar a produtividade e diminuir a taxa de erros de sua empresa.

 

 

Autor convidado

Ana Luíza Guimarães

Configr

Veja também

Leave a Comment