AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Ferramentas digitais gratuitas para startups

Ferramentas digitais gratuitas para startups

As ferramentas digitais são os mellhores recursos que possibilitam acompanhar o desempenho de uma Startup. Hoje na internet existem as mais diversas ferramentas: ferramenta para analisar o tamanho de um mercado (Keyword Planner do Google Adwords), ferramenta para verificar as tendências que estão rolando, no mundo, no seu país ou até na sua cidade (Google Trends) e também ferramentas para medir o desempenho do seu site ou aplicativo (Google Analytics), que mostra justamente se as ações que sua startup vem fazendo estão sendo efetivas.

Como estamos falando de Startup, buscamos trazer ferramentas gratuitas que realmente podem ajudar um projeto digital a ser bem sucedido na internet. Por isso apresentamos a vocês essas três ferramentas citadas anteriormente, pois o uso delas com certeza irá trazer dados estatísticos nos quais sua Startup poderá se basear para continuar no caminho do crescimento, ou se necessário, “pivotar” na hora certa.

Leia também sobre: ferramentas integradas de gestão comercial.

Keyword planner

 

ferramentas-digitais

 

Aqueles que querem se destacar no meio digital devem saber fazer uso da Keyword planner. Afinal, todas Agências de Marketing Digital fazem uso dessa ferramenta para identificar palavras-chaves de alto volume de busca, quer dizer, identifica nichos bons de serem trabalhados.

Hoje em dia, não há como ter uma estratégia de marketing digital eficaz sem contar com as palavras-chaves. Escolhendo exatamente aquelas que seus leads buscam, não há como não estar nas primeiras páginas do Google.

É importante fazer uso do Keyword planner, porque a ferramenta permite que a Startup descubra uma lista de palavras-chaves relacionadas ao negócio que a empresa está desenvolvendo.

Fazer uso desse recurso é a melhor forma de deixar sua página sempre bem ranqueada nos mecanismos de busca. Escolher a palavra certa significa que seu negócio atrairá e muito o público ao qual ele se destina.

 

Google Trends

         google-trends 

A palavra é originária do inglês e significa tendências. Assim como o Keyword planner, o Google Trends também é mais uma das ferramentas digitais gratuitas que ajudam os empreendedores a an

alisarem como a busca por uma palavra-chave está evoluindo durante um determinado período.

A ferramenta permite fazer buscas sobre o país, um determinado período de horas, categorias, tipo de busca que pode ser por notícias, imagens, compras, pesquisas no Youtube ou mesmo a pesquisa feita no próprio buscador.

O sistema faz então a coleta de todos os dados buscados, dá uma categoria para eles, faz um ranking e tira as informações que são classificadas como pessoais. Ele ainda é capaz de tirar dados que foram procurados por poucas pessoas em um tempo muito curto ou que foi feito por meio de caracteres considerados especiais.

 

Google Analytics

 

ferramentas-digitais-google-analytcs

 

Diferentemente das demais ferramentas digitais citadas acima, o Google Analytics é usado com o objetivo de analisar e avaliar se os visitantes do seu site estão engajados com a sua marca. Isso é possível descobrir, porque a ferramenta permite ver quantas pessoas sua página está recebendo naquele exato momento, de onde elas vieram, qual das páginas do site elas estão olhando e como navegaram dentro da sua página.

A partir dessas informações, a empresa está apta a medir se os investimentos estão dando resultados e em caso contrário, ficará fácil descobrir o que deve ser feito não só para atrair como também para manter a audiência do site.

As ferramentas digitais são fundamentais para auxiliar no dia a dia de uma Startup. Sabemos que as Startups possuem poucos recursos e estão sempre tentando entender o mais rápido possível se o caminho é o correto ou se é necessário pivotar.

 

Texto escrito por:

Leonardo Hauschild
Marke Consultoria SEO
http://www.marke.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *