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Ferramentas digitais para MEIs e pequenos empreendedores: Como utilizar a tecnologia para alavancar o seu negócio

Ferramentas digitais para MEIs e pequenos empreendedores: Como utilizar a tecnologia para alavancar o seu negócio

A tecnologia tem avançado muito ao longo dos anos, trazendo plataformas, produtos e serviços digitais ainda mais influentes nas relações de consumo. De acordo com uma pesquisa apresentada na última edição do Webshoppers, as vendas por e-commerce aumentaram 47% no primeiro semestre de 2020, representando o seu maior número em um intervalo de 20 anos.

Certamente, os acontecimentos externos à economia impactam diretamente no mercado nacional e internacional, mas a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na captação de novos clientes ante as crises que vêm surgindo, já que as pessoas participam ativamente das revoluções digitais que ocorrem no mundo.

A nova era do Marketing tem utilizado ainda mais a internet para gerar renda, produtividade e resultados ilimitados, trazendo essas ferramentas para o meio empresarial (seja para lojas virtuais ou físicas), para ter um maior alcance e lucratividade. Desde as pequenas maquininhas de cartão de crédito até os completos sites de varejo, empreender com sucesso é andar lado a lado com a tecnologia! Saiba como o MEI e os pequenos empreendedores podem fazer parte desse novo universo de vendas.




Quando é importante acrescentar ferramentas/produtos digitais ao seu negócio?

 

Se você possui um negócio e mesmo com o crescimento exponencial do e-commerce, ainda acredita muito no físico e na experiência presencial dos seus clientes, saiba que investir na parceria com o digital também pode ser uma atitude bastante vantajosa, sem que você precise abrir mão da sua loja ou ponto de venda para ter mais alcance e lucratividade.

Na verdade, unir as vendas de lojas físicas com a iniciativa virtual tem sido a alternativa de muitos MEIs (Microempreendedores Individuais), que geralmente o fazem com a necessidade de crescimento “batendo à porta”. Já em outros casos, evitar os altos custos dos pontos físicos para acreditar por completo nas lojas virtuais também traz resultados bastante satisfatórios para os pequenos empreendedores.

Entretanto, não aproveitar as ferramentas tecnológicas para buscar um negócio de maior alcance tem tirado muitas empresas de vista, seja por seus concorrentes inovadores ou pelos clientes totalmente conectados (que buscam cada vez mais por praticidade, economia, conforto e segurança). 

Por esse motivo, acrescentar produtos digitais ao seu negócio pode ser o passo necessário para alcançar o sucesso que você espera, podendo fazê-lo com ferramentas simples dentro e fora do seu estabelecimento ou ponto de vendas físico, investindo “pouco” para ganhar a credibilidade dos principais personagens do seu negócio, os seus clientes!

 

As 5 ferramentas digitais para MEIs e pequenos empreendedores

 

As ferramentas digitais utilizadas atualmente são segmentadas em categorias de atuação, o que te ajuda a entender melhor a sua utilidade e importância dentro da sua empresa.

Neste sentido, podemos encontrar sistemas e sites que oferecem serviços para a melhor gestão interna, como os organizadores de fluxo de caixa, até os que atuam diretamente com contato com os seus clientes, facilitando a comunicação, possibilitando compras ou apresentando o catálogo de serviços, como os aplicativos de pedido por delivery. 

O que todas as ferramentas possuem em comum é facilitar processos, criar novas estratégias de marketing e proporcionar uma experiência Premium para os seus consumidores! Veja agora a nossa lista com as 5 categorias de ferramentas digitais mais interessantes.

  • Lojas virtuais/websites

A loja virtual é responsável por boa parte do alcance da empresa, trazendo diversas pessoas a conhecerem o seu negócio e principalmente adquirir produtos e/ou serviços com comodidade e segurança, facilitando a relação entre você e o consumidor. 

Faturando cerca de 9,4 bilhões por mês no Brasil, vender de forma virtual aumenta exponencialmente o seu faturamento, além de auxiliar na divulgação da sua marca.

  • Redes sociais

Trabalhando o marketing do empreendimento em parceria com as lojas virtuais, possuir perfis ativos nas principais redes sociais vai fazer com que as pessoas conheçam os seus produtos e/ou serviços, avaliando todos os benefícios da sua empresa. 

Prestar um bom atendimento por esses canais também vai trazer um ótimo back-end para o negócio, deixando as pessoas à um clique da decisão de compra.

  • Conta digital e gestão financeira

A gestão financeira é a alma de qualquer negócio, por isso, deixá-la de lado traz o fracasso inevitável com o tempo. Existem várias ferramentas disponibilizadas gratuitamente por instituições financeiras para lhe auxiliar! 

Muitas aplicações já possuem gestão de fluxo de caixa, portais de investimentos e uma conta totalmente digital, sem burocracias ou pegadinhas. Vale muito a pena utilizar dar uma olhada em algumas delas!

  • Gestão de tarefas em nuvem

O sucesso de uma pequena ou microempresa também está na gestão das suas atividades, organizando corretamente as tarefas necessárias de modo produtivo e focado. A gestão de tarefas em nuvem garante mais segurança, acessibilidade e alta performance para o MEI ou pequeno empreendedor, garantindo eficiência através da tecnologia.

  • Cloud Computing

A computação em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é um serviço de armazenamento de arquivos em servidores seguros, utilizada para garantir a integridade e acessibilidade de documentos, dentre outros arquivos relevantes para a sua empresa, tudo em um só lugar. Em caso de problemas com os arquivos físicos, todos os registros necessários estarão bem na sua mão!

 

Dicas extras: Invista em conhecimento para o seu negócio!

 

Agora que você já sabe como trabalhar lado a lado com a tecnologia, estabelecendo novas estratégias de marketing, organização empresarial e comunicação simplificada com o cliente, alavancar as suas vendas se torna apenas um fator adicional da procura por conhecimentos! Saiba como crescer ainda mais e ganhar alta competitividade.

  • Esteja sempre atualizado(a)!
  • Busque inovar
  • Participe de eventos tecnológicos
  • Invista em ferramentas digitais
  • Aposte na melhor experiência dos seus clientes

 

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