As principais ferramentas para gestão de marketing digital

gestão de marketing digital

Já sabemos que as métricas digitais são um exemplo da importância dos dados e processos quando trabalhamos com canais online. Mas, na realidade, o mundo das ferramentas de gestão de marketing digital começa muito antes das métricas: ele está em cada fase da estratégia, do planejamento à execução, do controle de cada tarefa até os resultados.

 

Nesse cenário surgem ferramentas de gestão indispensáveis, que tornarão todo o processo mais rápido, organizado, profissional e, mais importante, orientado a resultados.

 

E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje! Vamos conhecer algumas das ferramentas mais usadas em uma estratégia de marketing digital, entender para que serve cada uma delas e como elas podem ajudar seu negócio. Você também irá descobrir como a tecnologia é a base do trabalho do marketing digital e como é possível usá-la para otimizar a sua presença online. Continue lendo para entender!

 

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE TAREFAS

Perder um prazo pode ser determinante para o fracasso de uma estratégia de marketing. Por isso, organizar cada tarefa de um profissional da área é fundamental para que tudo aconteça conforme o planejado, prazos sejam cumpridos, projetos sejam entregues e assim por diante.

 

Em todo o processo de marketing digital, uma das principais ferramentas que deve ser usada pelos profissionais envolvidos é uma ferramenta de gestão de tarefas. Como são muitas especialidades envolvidas, é importante manter todas as frentes de trabalho alinhadas, já que a produtividade está diretamente ligada à forma como lidamos com a quantidade de tarefas e como administramos o tempo disponível para cada uma delas.

 

Ferramentas como Wunderlist, Trello e Asana, permitem organizar suas tarefas de acordo com os projetos, definindo prazos para cada etapa, profissional responsável, criando alertas e lembretes, etc. Tudo para um controle maior que não deixará nada ser esquecido!

 

FERRAMENTAS DE MARKETING DE CONTEÚDO

Sempre vale reforçar: o conteúdo é o protagonista de qualquer estratégia de marketing digital, e, como peça chave para o funcionamento desta, merece toda atenção dos profissionais de marketing. Por isso, uma das ferramentas mais importantes para que você tenha sucesso nas suas ações online é uma plataforma de gestão de conteúdo.

 

Em ferramentas e plataformas de gerenciamento de conteúdo como a Contently, Rock Content e Contentools – que é a que usamos – você pode cadastrar ideias de materiais, desenhar a sua estratégia de conteúdo (palavras-chave, personas, etc), realizar toda a produção (desde briefing, envio para o redator, aprovação até a publicação), controlar prazos para cada etapa de produção e assim por diante.

 

FERRAMENTAS DE GESTÃO E MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS

Você ainda faz publicações manualmente nas redes sociais da sua empresa? Pois saiba que hoje em dia existem diversas ferramentas que permitem que você crie posts, programe e publique nas principais redes sociais, além de monitorar os resultados e gerenciar suas páginas. É o caso do Hootsuite, Sprout, Scup e Seekr, entre outras.

 

Com uma ferramenta de gestão e monitoramento de mídias sociais, sua equipe de marketing consegue otimizar ações, como pré-agendar postagens, acompanhar em tempo real interações dos seguidores (comentários, mensagens, compartilhamentos, etc) e, mais importante, consegue analisar como o conteúdo publicado está sendo recebido pelos seguidores.

 

FERRAMENTAS DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Produtividade: essa é uma palavra de ordem quando falamos em marketing digital, por isso usar ferramentas que otimizem os processos é uma prioridade para os profissionais da área. Segundo o TechTrends, 50% das agências entrevistadas afirmou usar alguma plataforma de automação de marketing.

 

Atualmente as estratégias empresariais precisam entender e atender à fundo as necessidades dos clientes. E para isso, automatizar processos através de um CRM ou sistemas de gestão ERP não são mais apenas alternativas, e sim praticamente uma obrigação para o sucesso das empresas pois são eles quem automatizam os processos, integram os setores, organizam informações e cruzam os dados tudo em um mesmo lugar.

 

Existem ferramentas de automação de marketing para diferentes atividades: para email marketing, por exemplo, uma das mais usadas e conhecidas é o Mailchimp, mas claro há outras. Existem também soluções exclusivas para construção de landing pages, testes A/B, construção de relatórios de atividades web, etc.

 

No entanto, por serem cada vez mais importantes e usadas pelos profissionais de marketing, as ferramentas de automação estão evoluindo e hoje já conseguimos encontrar opções no mercado que oferecem diferentes funcionalidades, como criação de fluxos de nutrição de emails, campanhas de email marketing, landing pages, gestão e nutrição de leads, entre outras funcionalidades necessárias para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso. Desta forma, você pode agrupar diversas tarefas em uma mesma ferramenta, facilitando o controle e agilizando processos. Algumas das mais completas em termos de automação para geração de leads de negócios são a Hubspot e a RD Station, esta última amplamente adotada no mercado brasileiro e uma de nossas principais ferramentas de trabalho.

 

FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE SITE

Uma pergunta comum de quem está iniciando no mundo do marketing digital é “o site da minha empresa está bom?”. Muitos acreditam que para um site ser “bom” basta ser atrativo visualmente, mas esse é um pensamento completamente equivocado.

 

Para saber se um site é bom ou se está ajudando a empresa a atingir seus objetivos, devemos analisar uma série de fatores: suas métricas de audiência, sua efetividade em termos de SEO, seu tempo de carregamento, etc. E, como já falamos no início do artigo, marketing digital só funciona se suas ações forem baseadas em dados e métricas relevantes para o seu negócio. Por isso, escolher boas ferramentas de análise é “fechar” com chave de ouro sua estratégia de marketing digital. Opções não faltam, cada uma voltada a uma necessidade específica: Google Search Console, Similarweb e SEMrush, para análise de SEO, por exemplo, e Google Analytics, Hotjar, Webtrends, entre outras, para análise do website como um todo.

 

Na Tech4Biz usamos a tecnologia em cada etapa de nossos projetos, pois acreditamos que tecnologia e marketing caminham juntos, impulsionando negócios e melhorando os resultados de nossos clientes. E você, está usando toda a tecnologia disponível a favor da sua empresa?

 

 

Autor

Manu Ribeiro

Tech4Biz

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