8 benefícios que a fidelização de clientes trará para a sua empresa

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É difícil acreditar que muitas empresas ainda dediquem a maior parte de seus recursos a novos negócios. Não nos leve a mal, novos clientes são sempre uma busca digna. Mas esse foco no presente geralmente acontece às custas do futuro.

Vamos entender. Novos negócios deixam o CEO e os acionistas felizes. A fidelização de clientes pode não ter um apelo muito claro, mas é definitivamente mais lucrativa. Melhor ainda, os lucros são apenas um dos aspectos positivos da fidelização e da lealdade.

Vamos repassar os oito principais benefícios da fidelização de clientes, certo?

1. É mais barato que aquisição

Apesar da velha frase “fidelizar um cliente custa cinco vezes menos que adquirir um novo” não ser totalmente precisa, o princípio básico está no corretíssimo: é mais rentável vender para alguém que já comprou de você do que atrair novos clientes.

2. Clientes fiéis são mais rentáveis

A lealdade não é apenas mais barata, ela tem melhores retornos.

Os consumidores engajados compram mais frequentemente e gastam mais por transação, além de ter mais chances de indicar sua marca a um amigo.

Embora os clientes fiéis sejam mais lucrativos, não confie em sua lealdade. Eles estarão mais abertos a aumentos de preços sim, mas você precisa ser cauteloso na hora de fazer esse aumento.

3. Sua marca se destacará na multidão

Coloque seu chapéu de consumidor, e considere quantas marcas realmente parecem valorizar você como cliente. Você provavelmente só pode pensar em uma ou duas.

A maioria das marcas concentra-se na aquisição, o que faz com que os centrados na fidelização entre nós se destaquem ainda mais.

As pessoas veem cerca de 10.000 exposições de marketing por dia, mas só se envolvem com algumas delas.

Aqueles que ganham engajamento contínuo são aqueles com quem se sentem conectados em algum nível.

Esqueça uma proposta única de venda; as melhores marcas têm uma proposta única de fidelização.

4. Você vai ganhar mais referências boca a boca

Seus clientes fiéis serão sua melhor fonte de novos negócios.

Apesar de todos os esforços em marketing digital, as pessoas ainda são mais fortemente influenciadas por referências de amigos e familiares.

5. Clientes envolvidos fornecem mais feedbacks

O feedback é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Os clientes que fornecem feedback costumam dar às marcas o benefício da dúvida. Eles estão lhe dizendo como ganhar seus negócios repetidamente.

 

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6. Você ganha a confiança do cliente.

Essa é uma boa maneira de dizer que você será capaz de vender mais coisas.

Uma vez que uma marca tenha se provado com um produto ou serviço, os clientes têm seis vezes mais probabilidade de afirmar que experimentariam um novo produto ou serviço da marca assim que ela se tornar disponível.

7. Você ganha espaço de manobra para experimentar coisas novas

A lealdade é inconstante, então muitas mudanças podem afugentar as pessoas. Mas depois de estabelecer uma base central de clientes comprovados, sua marca pode expandir seus limites.

Talvez seja uma nova mensagem ou uma nova linha de produtos, ou até mesmo um novo logotipo.

Contanto que você mantenhas as premissas básicas que mantêm as pessoas fiéis a sua marca, elas permanecerão alí apesar das poucas mudanças.

De fato, alguns deles ficarão animados para ver o que você pode fazer.

8. É melhor para a saúde dos funcionários

A retenção de clientes é basicamente construção de relacionamento. Bons relacionamentos tornam a vida melhor para todos. Eles são mutuamente benéficos.

As vendas, por outro lado, são transacionais. Eles são muito sensíveis ao preço e vêm com um monte de anexos “O que você fez por mim ultimamente?”.

Para um negócio, ser relacional facilita tudo. É menos provável que os clientes abandonem você ao primeiro sinal de perigo.

Isso protege sua receita e facilita a vida de seus funcionários que desempenham um papel enorme na lealdade do cliente.

Leitura recomendada: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como implementar.

Conclusão

Nesses oito benefícios, cobrimos uma gama de atividades lucrativas geração de receita, desenvolvimento de produtos, marketing, feedback de clientes, branding, diferenciação e muito mais. E cada um deles é um subproduto natural do foco na fidelização de clientes.

Recompensas e programas de fidelidade, promoções especiais, programas de descontos, sistemas avançados de CRM e até benefícios para os funcionários são formas de investir ativamente na fidelização de clientes.

É provável que os gastos sejam inferiores às suas novas atividades de negócios, mas a taxa de retorno deve ser tão alta quanto.

O impacto geral sobre um negócio é provavelmente incalculável, considerando todos os diferentes aspectos que são impactados.

O mais importante é não perder de vista seus clientes existentes em busca de novos. Nós prometemos, isso valerá a pena.

O atendimento ao cliente está muito ligado à fidelização, uma vez que nunca cliente torna-se fiel sem um excelente atendimento. Por isso, preparamos O guia completo da qualidade no atendimento ao cliente, para sua empresa se destacar na multidão.

 

 

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