Como acelerar o seu funil de marketing e vendas?

funil de marketing

Conduzir o cliente à compra mais rapidamente é um dos maiores clichês de vendas, certo? Apesar de uma necessidade (e desejo) muito comum pelo simples fato de gerar mais receita, esta é uma dor real de muitas empresas com um ciclo de vendas muito longo.

 

Em geral, a jornada de compra de um potencial cliente tem um certo tempo para acontecer, e o funil de compra determina os estágios pelo qual ele vai passar antes de se tornar cliente. É semelhante ao funil de venda, mas sob a perspectiva do cliente.

 

No artigo de hoje vamos explicar através de algumas dicas como você, empreendedor, pode melhorar e consequentemente acelerar o seu funil de marketing e vendas.

 

Boa leitura!

 

Fique atento ao fluxo de novos negócios

 

Para que qualquer negócio consiga fazer as primeiras previsões de quantas vendas poderão ser realizadas em um determinado período, precisará se atentar ao fluxo de novos negócios que são adicionados ao seu funil de vendas.

 

Entender essa métrica é bem simples, basta verificar o número total de novos negócios adicionados no funil ao longo do tempo. É possível também dividir essa análise por canais de aquisição (Inbound Marketing, indicação, prospecção ativa, parcerias, etc) para que ela fique um pouco mais profunda.

 

É importante se atentar a esse fluxo, pois caso ele não esteja fluindo de uma maneira satisfatória, corre-se o risco dos leads se esgotarem quando você menos esperar.

 

A partir desse entendimento, será possível entender se será preciso acelerar a geração do número de novos negócios por canal de aquisição.

 

Obviamente que cada canal tem sua particularidade, sendo que alguns rendem mais negócios e outros menos. Portanto, baseado em dados de mercado, analise a capacidade de cada um juntamente com a sua sustentabilidade. Ou seja, entenda se é possível extrair mais leads de cada canal e se será possível manter uma boa performance a longo prazo.

 

Acompanhe e comunique-se com leads no seu site

 

Utilizar um código de rastreamento no seu site ou aplicativo lhe permite acompanhar todos os movimentos, visitas e cliques dos leads.

 

Com isso, as equipes de marketing e vendas podem identificar quando os leads relevantes estão interagindo com a empresa, que páginas estão acessando, de onde estão vindo, etc. Isso fica registrado no histórico de eventos no sistema.

 

Com isso, você pode conversar com o seu lead diretamente em uma página do seu site ou enviar mensagens que geralmente interessam! Assim, você melhora a comunicação, melhorando o relacionamento e o processo de nutrição.

 

Entenda o seu ciclo de vendas

 

É impossível pensar em como acelerar vendas sem conhecer o tempo entre a geração do lead até ele virar um cliente, é o que chamamos de ciclo de vendas.

 

Para mensurar isso basta tirar a média do tempo em que cada lead ficou no seu funil de vendas até o negócio ser fechado.

 

A importância de entendê-lo está em poder fazer previsões de fechamentos mais eficientes e elaborar estratégias. Por exemplo, se o seu ciclo de vendas é de 4 semanas e a sua equipe precisa bater a meta em 2 semanas, provavelmente novos leads não ajudarão a bater essa meta, portanto o foco não deverá ser esse.

 

Uma boa prática para reduzir o ciclo de vendas é entender quais são os pontos de atrito que são desnecessários ao longo do funil e removê-los para dar mais eficiência ao processo. Nesse sentido, tente analisar todas as etapas e retire qualquer gargalo que esteja presente em cada uma delas.

 

Use gatilhos de passagem de uma etapa para a outra

 

Os gatilhos são condições de passagem e uma das principais formas de garantir que as etapas do processo de vendas estão avançando com real chance de fechamento. O gatilho pode ser:

 

  • Afirmação de que possui o budget necessário;
  • Afirmação da necessidade da solução e alinhamento na possibilidade de contratação;
  • Interesse em uma demonstração ou receber uma proposta comercial.

 

Cada etapa do funil de compra vai requisitar um gatilho e ele sempre deve ser atendido. O que ele significa?

 

Sempre existirá uma etapa de desqualificação da maior parte dos prospects que chegam ao time de vendas, e são os gatilhos que fazem esse trabalho de assegurar que apenas oportunidades reais avancem para as últimas etapas.

 

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Autor: Daniel Grazioli Da Agência Multicom

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