Como implantar um funil de vendas para geração de leads qualificados

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma estratégia de Marketing Digital das mais poderosas se implantada de forma correta em uma empresa ou negócio. 

É claro que implantar este funil com apoio de uma Agência Digital especialista pode ser bastante interessante, porém as empresas se bem informadas podem realizar a implantação por conta própria. 

O funil de vendas é poderoso porque através dele é possível acompanhar e conduzir um lead em todas as etapas da jornada de compras, desde o momento em que a consciência do problema até o momento que ele avalia o produto. 

Neste artigo iremos abordar os principais conceitos que sua empresa precisa dominar para implantar com sucesso em seu negócio. 

Quais os estágios do funil de vendas?

 

Existem muitas formas de classificar os estágios de um funil de vendas, mas a mais simples é topo, meio e fundo. 

Basicamente o Topo de Funil são aqueles usuários que não possuem consciência do problema que possuem. 

Para atrair este tipo de consumidor, a empresa precisa impactá-lo através de conteúdos que despertem a consciência do problema que possui. 

O próximo estágio do funil são os consumidores que estão no meio do funil. São basicamente consumidores que já tomaram consciência do problema e estão começando a considerar/conhecer a solução que está sendo proposta. 

Neste estágio do funil conteúdos que abordem a solução do problema tem mais efeito. 

Por fim o fundo de funil. Basicamente são clientes que já manifestaram interesse no produto e estão a espera de eliminar objeções para poderem realizar a compra. 

É o estágio mais quente que existe no processo. Conteúdos neste caso devem ser voltados exclusivamente para eliminar objeções. 

Exemplos de tipos de conteúdos por etapa do Funil

 

Cada estágio deve ser abastecido com conteúdos respectivos. Abaixo alguns exemplos:

Topo de Funil

“90% dos homens acima de 40 anos sofrem risco de vida e não sabem. Clique e saiba mais”.

“73% das empresas quebram após décadas de existência por 4 motivos. Clique e conheça estes motivos”.

“5 Vícios comportamentais que podem estar fazendo você se afastar de amigos e familiares sem que perceba. Clique e conheça”.

Repare que são todos conteúdos que despertam consciência do problema e fazem o consumidor iniciar a jornada de compras.

Meio de Funil

 “Como se livrar do risco de vida após os 40 anos com suplemento alimentar”.

“Como empresas tem evitado a falência usando XXXX”.

“4 formas de acabar com os vícios comportamentais que te afastam de amigos e familiares”

Fundo de Funil

 Aqui os tipos de conteúdos são variados de acordo com os tipos de objeções de cada tipo de produto. O objetivo é puramente eliminar as questões que impedem o consumidor de comprar;

Como operacionalizar/implantar o Funil de vendas? 

 

O primeiro passo para tudo é conhecer muito bem a persona na qual o seu produto será direcionado.

É preciso conhecer tudo a respeito desta persona, desde dados demográficos como região geográfica, sexo, faixa etária, até dados emocionais e comportamentais, como medos, frustrações, sonhos e outros. 

É cientificamente comprovado que o que nos move para tomar decisões é o sistema límbico de nosso cérebro, que é responsável por nossas emoções. 

Além disso, conteúdos de consciência (topo de funil) normalmente a emoção principal que é acionada é o medo. 

Após conhecer bem a persona, o próximo passo é utilizar uma ferramenta de automação, como o Mautic por exemplo. 

Sua empresa precisa captar leads e esses leads devem entrar em uma sequência de mensagens de relacionamento. 

Para incentivar a inscrição de novos leads, na maioria das vezes, é necessário um conteúdo raiz para ser oferecido em troca da inscrição.

Normalmente este conteúdo raiz é um e-book, um podcast, um curso ou qualquer material que possa ser facilmente entregue ao lead.

Por fim, anúncios persuasivos devem ser criados para atrair estas personas para entrar no funil. 

O mais indicado é o uso da técnica de CopyWriting para atrair as personas. 

Funil de Vendas com ChatBot

 

Uma outra pratica que tem sido realizada por algumas empresas é criar o funil de vendas com ChatBot ou invés de utilizar uma ferramenta de automação em marketing digital ou até mesmo usar os dois em conjunto. 

O ChatBot é uma forma de gerar leads através do Facebook, de forma que as mensagens sejam entregues através de inbox com notificação para os leads inscritos. 

A vantagem de utilizar o ChatBot para o funil é o fato de que a taxa de abertura das mensagens gira em torno de 70% a 80%, enquanto a abertura de emails quando muito chega na casa de 20%. 

E outra vantagem da utilização deste tipo de ferramenta é o fato de que a inscrição é simples. Para a pessoa se tornar um lead basta ela iniciar um chat com uma página do facebook ou ainda realizar um comentário em alguma publicação.

Neste momento o robô que esta previamente programado entra em contato por mensagem com a pessoa e no momento que ela interagir com o robô ela se torna um lead. 

Bônus – A utilização do Lançamento Meteórico

 

O Lançamento meteórico é um dos lançamentos que mais convertem leads em clientes que já inventaram. 

Ele usa como base a utilização de grupos de whatsapp para a realização do lançamento, que ocorre por completo dentro de uma única semana. 

Ele tem sido integrado ao funil de vendas de algumas empresas, que tem conseguido uma taxa de conversão extremamente significativa. 

Em sua estratégia, será necessário direcionar os leads que entraram em sua automação para um link que da acesso ao grupo de WhatsApp, incentivando-os com uma condição exclusiva que somente quem estiver dentro do grupo poderá obter. 

Estes grupos do lançamento meteórico são repletos de elementos de persuasão para convencer os leads a realizarem a compra e, normalmente, a abertura do carrinho só é realizada na quinta-feira da semana em que o lançamento é realizado.

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