Futuro do marketing digital: descubra 5 estratégias para não ficar para trás!

O século XXI é marcado por uma tecnologia que está sob constante evolução. Dessa forma,  é indiscutível afimar que em alguns anos pode haver uma mudança dramática no cenário do marketing digital.

Assim, é essencial considerar o panorama da publicidade e repensar sua estratégia de marketing, pois o que funcionou  antes pode não funcionar agora.

Para isso, vamos discutir cinco tendências do marketing digital que são essenciais para o planejamento do seu negócio.

–  Vídeo  Marketing

A utilização  do vídeo na definição de uma estratégia de marketing digital deixou de ser uma mera tendência e passou a ser um dos princiais alicerces das empresas.

Segundo uma pesquisa da Video Brewery,  cerca dos 80% dos internautas que afirmaram se lembrar de ter visto um vídeo de anúncio nos últimos 30 dias, 46% declarou que visitou o site da empresa anunciante e pensou em comprar o produto.

Além disso, de acordo com outra pesquisa da  Video Brewery, 90% dos entrevistados declarou que assistir ao vídeo foi primordial para adquirir o produto.

Portanto, podemos afirmar que os vídeos colaboram com a compreensão dos conteúdos e fazem com que a comunicação seja mais real.

– Inteligência Artificial: futuro do marketing digital

A inteligência artificial oferece aquilo que os humanos não podem oferecer. Uma das formas  mais conhecidas e implementadas de IA  são os chatbots, um programa de computador que  simula um ser humano na conversação com os internautas. A “Lu” da empresa Magazine Luiza é um exemplo famoso e claro de chatbots.

Com o auxílio dessas interações humanas simuladas, os consumidores podem encontrar soluções rápidas independentemente de onde estejam ou do dispositivo em que estão navegando, basta ter  conexão com a internet.

 

– Pesquisa por voz

A pesquisa por voz  tornou-se a queridinha dos usuários por ser mais fácil e rápida do que a digitação. A escolha das palavras pode determinar se uma consulta é para fins de pesquisa ou  intenção de compra.

Embora você possa digitar “as melhores lojas de alimentos orgânicos” em seu mecanismo de pesquisa, é mais provável que você diga “Ei Siri, onde está a melhor loja de alimentos orgânicos?” em uma pesquisa por voz.

Como empreendedores, não há como evitar essa ferramenta quando se trata de SEO (Search Engine Optimization), e com implicações de pesquisa local consideradas, é fundamental acompanhar e seguir à risca essa tendência.

 

– Automação de Marketing Digital

Em sua essência, a automação de marketing é  sobre como otimizar a produção de trabalho para uma maior produtividade por meio de softwares e outras tecnologias.

Levando em consideração o fato de que sua empresa precisa reduzir tarefas repetitivas e colocar, cada vez mais,  foco na criatividade,  a automação de marketing surge com o intuito de aumentar a eficiência do time e diminuir o tempo gasto com cada tarefa. Com isso, a produção é potencializada e, consequentemente, seus lucros aumentam.

Muitas organizações e empresas já estão adotando a automação de marketing e, com isso, estão transformando sua capacidade e o campo de atuação a fim de tirar o máximo proveito dela.

– Autenticidade

A razão da autenticidade pesar tanto no marketing digital é que estamos lidando com pessoas reais. Há muitas táticas úteis na prática de SEO e branding -referente a gestão de marca-, mas esse é um componente valioso e muitas vezes negligenciado. Com  pressão constante para realizar e atingir metas de negócios, é fácil perder de vista a importância de uma abordagem genuína e sincera. Isso é o que diferencia você da concorrência em sua campanha de marketing digital.

De acordo com um relatório do consumidor, 86% dos consumidores afirmaram que a autenticidade influencia fortemente na  decisão de apoiar ou consumir determinado produto ou marca.

A transformação digital envolve métodos mais responsivos, autênticos e analíticos na medida em que adotamos novas mídias, plataformas, oportunidades e novas tecnologias.

 

O futuro do marketing digital é brilhante e visionário, mas sua complexidade não deve ser subestimada, uma vez que tende a crescer cada vez mais. Será fácil se perder no funil de turbilhões tecnológicos e mudar a dinâmica, mas aqueles que mantiverem o dedo no pulso provavelmente ficarão à frente na corrida.

Fique atento às mudanças tecnológicas para não ficar para trás!

 

Autor convidado

Nathalia Bovi – Somenek

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